terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FESTIVIDADES NATALINAS


Regina, 27.08.10.
O dia de Natal é um feriado comemorado anualmente em 25 de dezembro por convenção. Nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro, também homenageando o nascimento de Jesus de Nazaré.
Símbolo natalino.
A data de comemoração do Natal não constitui o aniversário real de Jesus e pode ter sido escolhida por equivalência com algum festival histórico romano ou com o solstício de inverno. O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no Cristianismo, o marco inicial da estação natalina
com duração total de doze dias.
Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares.
Papai Noel.
Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a ceia de natal, as músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as
árvores de natal, os pisca-piscas e as guirlandas, o visco, os presépios e ilex, a vegetação tipicamente natalina.
Estrela do Natal e Reis Magos.

Além disso, a figura do velhinho barbudo - o Papai Noel - também conhecido como Pai Natal, em Portugal, é uma figura mitológica popular em muitos países, associada aos presentes para as crianças.
Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico do Natal é um fator que tem crescido de forma constante, ao longo dos últimos séculos, em muitas regiões do mundo. De certa forma, isso tem desvirtuado o sentido original do Natal!
Presépio de Natal.
A história de Natal vem principalmente dos Evangelhos de São Lucas e São Mateus no novo testamento. De acordo com Lucas, um anjo apareceu a pastores fora da cidade de Belém e lhes contou sobre o nascimento de Jesus. Mateus conta como os homens sábios, os três Reis Magos, como eram chamados, seguiram uma estrela luminosa que os conduziu a Jesus. A primeira menção de 25 de dezembro como a data de aniversário de Jesus aconteceu em D.C. 336.
Sinos Natalinos!
Eis alguns dos principais símbolos do natal.
Presépio - a palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. Porém, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo. Os cristãos já celebravam a memória do nascimento de Jesus desde finais do séc. III, mas a tradição do presépio, na sua forma atual, tem as suas origens no século XVI. Antes dessa época, o nascimento e a adoração ao Menino Jesus eram representadas de outras maneiras. As primeiras imagens do que hoje conhecemos como presépio de natal foram criadas em mosaicos, no interior de igrejas e templos no século VI e, no século seguinte, a primeira réplica da gruta no ocidente foi construída em Roma.
Velas de Natal.
Presentes - eles significam o presente que Deus nos deu quando Jesus nasceu para nós. Quando damos presentes aos outros, significa um sinal de amizade.
Meias - a tradição de pendurar meias na lareira se originou de uma das muitas histórias que envolvem São Nicolau, o santo que inspirou a figura do Papai Noel. E naquela época era indispensável dispor de um dote para se casar, São Nicolau soube da triste situação de algumas famílias e, secretamente colocava sacos de ouro nas chaminés ou os jogava pela janela das casas. Os presentes de natal jogados pela janela caíam dentro de meias das moças, que estavam penduradas na lareira para secar. Daí a tradição natalina de pendurar meias, junto à lareira, para que o Papai Noel deixe pequenos presentinhos. Tradição européia que, em certas regiões aqui no Brasil, ainda é cultivada, nas quais o Papai Noel, durante a noite, faz a distribuição dos brinquedos e guloseimas.
Bolas - simbolizam os frutos da árvore vida, ou seja, o próprio Cristo.
Cartão ilustrado com Anjo e flores.
Sinos - o povo se guiava pelo badalar dos sinos. É o relógio popular nas grandes festas cristãs. No Natal o sino chega ao seu esplendor máximo.
Cartão - o costume de enviar cartões de Boas Festas por ocasião do Natal deve ter muito a ver com estas três realidades; o homem - comunicação; a bíblia- palavra de Deus escrita; e Jesus Cristo - palavra de Deus encarnado. Mais do que uma lembrança, um cartão de natal é uma mensagem, é uma forma de dizer a alguém o quanto você se importa. Hoje, os cartões virtuais são os mais usados!
Árvore de Natal - um símbolo da vida, a árvore de natal é uma tradição muito mais antiga do que o Cristianismo e não é um costume exclusivo de nenhuma religião em particular. Muito antes da tradição de comemorar o Natal, os egípcios já levavam galhos de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano, em Dezembro, simbolizando A triunfo da vida sobre a morte. Os romanos já enfeitavam suas casas com pinheiros durante a Saturnália, um festival de inverno em homenagem a Saturno, o deus da agricultura. Nesta época, religiosos também enfeitavam árvores de carvalho com maçãs douradas para as festividades do Solstício de Inverno.
Guirlanda de Natal.
Papai Noel nem sempre foi como o conhecemos hoje. No início da história do natal cristão, quem distribuía presentes durante festividades natalinas era uma pessoa real: São Nicolas. Ele vivia em lugar chamado Myra, hoje Turquia, há aproximadamente 300 anos AC. 
Árvore de Natal.
Após a morte de seus pais, Nicolas tornou-se padre. Alguns anos depois, São Nicolas tornou-se bispo e, por esse motivo, passou a vestir roupas e chapéu vermelhos e barba branca. Depois de sua morte, a Igreja nomeou-o santo e, com o início das celebrações de Natal, o velhinho de barba branca com suas roupas vermelhas passou a integrar as festividades de fim de ano.
A ceia de natal envolve muitas tradições familiares. Algumas famílias têm suas próprias receitas para a ceia de natal, outras comem apenas os pratos natalinos tradicionais. Cada país tem em sua ceia de natal algumas peculiaridades. A ceia de Natal é a festa de aniversário de Cristo, em que os cristãos rezam e comemoram a chegada do menino Deus.
Apesar de o significado natalino ter perdido a sua essência de renascimento, ao longo dos séculos, sobretudo pela contaminação do consumismo, as energias do Natal ainda inspiram boas ações e as pessoas ficam mais sensíveis às necessidades do próximo nesta época!

Nenhum comentário:

Postar um comentário