Aleixo e Regina, no Rio, em 28.02.2012. |
Levantamos cedinho, tomamos café e estávamos nos aprontando para ir à praia quando Arthur ligou do aeroporto dizendo estar vindo visitar-nos. Ele estava em Natal, pegou o voo de madrugada, parando no Rio antes de ir ao trabalho, em Macaé. Mas estava se sentindo febril e resolveu parar um pouco aqui.
Aleixo o acompanhou ao hospital para checar a possibilidade de ser dengue. Ele fez a consulta médica no Copa D'or foi medicado e tranquilizado pelo fato de não ser nada importante.
Meryl Streep como Margareth Thatcher. |
A cada quatro anos, fevereiro contabiliza mais um dia em seu calendário. Essa característica é conhecida como ano bissexto e este mês de fevereiro tem 29 dias, em vez dos vinte e oito. O ano passa a ter 366 dias e não 365 dias e seis horas. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. Para saber se um ano é bissexto ou não, basta ver se o numero do ano é divisível por 400.
Foto do município de Nova Iguaçu. |
Na crendice popular, o ano bissexto também é tido como ano de azar, assim como a sexta-feira, 13. Isso é bobagem, superstição apenas, sem base científica. Mas o mito de que ano bissexto dá azar é passado de geração para geração. É a mesma situação de que passar embaixo da escada traz azar ou ver um gato preto à frente. Não tem fundamento.
Almoçamos no restaurante da galeria e mais tarde fomos ao Roxy para assistir ao filme Dama de Ferro. Gosto muito da atriz principal – Meryl Streep -, tantas vezes premiada.
O longa mostrou a história da ex-primeira ministra da Inglaterra - Margaret Thatcher - com a saúde prejudicada, lutando vigorosamente contra o marasmo da sua aposentadoria e contra as memórias de feitos do seu passado. Margaret Thatcher foi uma mulher que quebrou as barreiras de gênero e classe para ser ouvida em um mundo dominado pelos homens. E que intransigente a dama de ferro!
Meu irmão Júnior, sua esposa Terezinha e minha afilhada - jovem advogada - Luciana Araújo. |
A história é uma reflexão sobre o preço que se paga pelo poder e o retrato surpreendente e íntimo de uma mulher extraordinária e complexa. Na fita, ela relembra os menores detalhes da sua vida pessoal e profissional, após ser provocada por seu marido, Dennis Thatcher. Em flashback, ela vivencia todo o processo de sua ascensão ao poder da Inglaterra dos anos 1980. Na realidade, o filme questiona se tudo teria valido a pena. Essa dúvida conduz a atraente narrativa.