Aleixo e Regina, em Lamego, Pt, 11.09.2011. |
Alguém disse que nem só de confete e serpentina é feito o carnaval. Já gostei muito da folia e na adolescência minhas irmãs e eu esperávamos ansiosas por esta festa. Atualmente, prefiro uma boa leitura ou mesmo uma mudança de cenário. E, para muitas pessoas, o carnaval se transformou em um tempo propício para fugir do tumulto e investir na reorganização pessoal e espiritual.
O carnaval também pode ser tempo de aprender. Fiz alguns cursos na área holística nessa época, durante alguns anos. Essas atividades acontecem em retiros organizados por grupos diversos em cenários variados: na praia, no campo, em escolas urbanas. Estive no Campo da Paz, em Faina, perto de Goiás; na Serra da Portaria, em Paraúna; em Extrema, MG. e em outros espaços holísticos, tanto em Goiânia, como em Sampa.
Regina, Juliana, Matheus e Bettina, na Shamballa, 15.11.2011. |
Em São Paulo, eu integrava o grupo Unitrilhas e costumávamos caminhar pelas reservas ecológicas nacionais. O prazer de estar na companhia de amigos, sentir o delicioso aroma da mata ou o frescor de uma fruta silvestre, são sensações que perduram por anos e marcam a nossa alma prazerosamente. Isto deve ter me influenciado na escolha da Shamballa para viver.
Eles chamam a modalidade de ecoturismo de bem-estar e dizem que a meta principal é promover a interação com a natureza. Os exercícios vão sendo feitos de acordo com as paisagens do local no alto de uma montanha ou numa cachoeira, por exemplo. Era muito bom!
Picapau fotografado na arvore da Shamballa. |
Na ocasião eu não tinha tanta possibilidade de realizar conexões com a natureza e usava esses dias para desacelerar, diluir a ansiedade e o estresse e tornar esse contato com o ambiente mais harmônico. Isso pode ser feito sem a gente deixar a cidade também.
Essas opções propiciam o desenvolvimento do bem-estar físico, emocional e mental.Todavia, este ano, Aleixo e eu optamos por viajar para Minas e visitar genro, filha e neto. Convidei alguns irmãos para nos acompanhar. Após o carnaval prosseguiremos a viagem de carro rumo ao Rio de Janeiro. Já sinto saudade do mar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário