quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

MUDANÇA DE CENÁRIO NO CARNAVAL


Aleixo e Regina, em Lamego, Pt, 11.09.2011.
Alguém disse que nem só de confete e serpentina é feito o carnaval. Já gostei muito da folia e na adolescência minhas irmãs e eu esperávamos ansiosas por esta festa.  Atualmente, prefiro uma boa leitura ou mesmo uma mudança de cenário. E, para muitas pessoas, o carnaval se transformou em um tempo propício para fugir do tumulto e investir na reorganização pessoal e espiritual.

O carnaval também pode ser tempo de aprender. Fiz alguns cursos na área holística nessa época, durante alguns anos. Essas atividades acontecem em retiros organizados por grupos diversos em cenários variados: na praia, no campo, em escolas urbanas. Estive no Campo da Paz, em Faina, perto de Goiás; na Serra da Portaria, em Paraúna; em Extrema, MG. e em outros espaços holísticos, tanto em Goiânia, como em Sampa.
Regina, Juliana, Matheus e Bettina, na
Shamballa, 15.11.2011.
Em São Paulo, eu integrava o grupo Unitrilhas e costumávamos caminhar pelas reservas ecológicas nacionais. O prazer de estar na companhia de amigos, sentir o delicioso aroma da mata ou o frescor de uma fruta silvestre, são sensações que perduram por anos e marcam a nossa alma prazerosamente. Isto deve ter me influenciado na escolha da Shamballa para viver.
Eles chamam a modalidade de ecoturismo de bem-estar e dizem que a meta principal é promover a interação com a natureza. Os exercícios vão sendo feitos de acordo com as paisagens do local no alto de uma montanha ou numa cachoeira, por exemplo. Era muito bom!
Picapau fotografado na arvore da Shamballa.
Na ocasião eu não tinha tanta possibilidade de realizar conexões com a natureza e usava esses dias para desacelerar, diluir a ansiedade e o estresse e tornar esse contato com o ambiente mais harmônico. Isso pode ser feito sem a gente deixar a cidade também.
Essas opções propiciam o desenvolvimento do bem-estar físico, emocional e mental.Todavia, este ano, Aleixo e eu optamos por viajar para Minas e visitar genro, filha e neto. Convidei alguns irmãos para nos acompanhar. Após o carnaval prosseguiremos a viagem  de carro rumo ao Rio  de Janeiro. Já sinto saudade do mar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário