"Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo; a única falta que terá será desse tempo que infelizmente não voltará jamais." Mário Quintana
Regina Lúcia, 1952. |
O velho Cronos é mesmo implacável e desconhece a espera. Caminha sempre. Olho atrás e percebo o filme em movimento. Num primeiro momento, vejo-me criança na casa da Rua Seis... Logo, a adolescente tímida, sonhadora, ainda no mesmo espaço. Ela ousa, inventa, mexe-se, busca, cresce.
De repente, o cenário paulistano ao lado do marido que devia ser um príncipe de outras culturas. Mais um pouco e o retorno às origens, a primeira perda, o sonho frustrado da maternidade adiada.
Em meio ao estudo e ao magistério, chegam outros dois filhos amados. A vida passa a ter mais significado. Quando tudo parece estar bem, nova mudança. Desta vez vai conhecer a vida meio primitiva no sertão maranhense. As aulas de inglês são ministradas do outro lado do Tocantins que atravessa diariamente de barco.
Regina Lúcia, em Goiânia, 1994. |
Mas isso também passa. Mais um retorno. Torna-se arrimo de família na luta inglória dos sobreviventes do magistério goiano. Muito trabalho, as batalhas diárias não lhe permitem titubear. No desenrolar da película, os filhos crescem e tomam seus rumos. Ela também faz sua opção pela liberdade. Voa para outros espaços, perseguindo seus sonhos...
Quanta ilusão, quanta busca, quanto aprendizado! Mergulha de cabeça em cada experiência! Crescer dói, mas também traz alegria. Vida! Acabou aprendendo que a causa da maioria dos problemas está na decepção que se vive pela expectativa que se coloca em outras pessoas.
Mais uma vez o retorno à origem. Precisa catar os pedaços de seu sonho esfacelado e emendar-se para prosseguir a luta. Coragem, ingrediente principal de toda a história.
Regina e Aleixo, no Regent´s Park, UK. |
Mas o universo compensa seu esforço hercúleo ao final da jornada. Agora detém dois espaços sagrados, pode curtir as novas experiências de maneira harmoniosa ao lado do companheiro com quem foi abençoada...
Juntos, mantêm-se ativos. Ainda sonham, viajam bastante, torcem pelo sucesso de filhos e netos! Juntos tomam conta da sua vida, sentindo-se responsáveis pela qualidade de sua existência presente. O cosmos conspira para que nossa vida seja de prosperidade, bem estar, fortuna, alegria, saúde e amor.
E ontem Netuno entrou definitivamente em Peixes, confirmando a era de aquário...
E ontem Netuno entrou definitivamente em Peixes, confirmando a era de aquário...
Quanta coisa, né Regi...quando a gente olha para trás, mal se acredita que vivemos tudo aquilo...felizmente, no seu caso, acho que as coisas ruins já passaram todas e agora é só tocar o barco e procurar evoluir sempre para facilitar o futuro...que Deus te proteja!
ResponderExcluir