quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QUARESMA NO RIO


Aleixo e Regina no Apê de Copa, 22.02.12.
Hoje é quarta-feira de cinzas. O carnaval acabou. Mas nem todo mundo curte essa festa que toma conta da cidade maravilhosa nesta época. Por isso, em plena semana de Carnaval, o Centro Cultural Banco do Brasil preparou uma surpresa para os fãs da sétima arte. A mostra dos Melhores Filmes do Ano está exibindo, de 14 a 26 de fevereiro, os longas de 2011 considerados imperdíveis pela crítica especializada. Entre os escolhidos estão: Meia Noite em Paris, de Woody Allen, e o elogiadíssimo A Pele que Habito, de Pedro Almodóvar. Após as sessões, o público poderá participar de debates para aprofundar as ideias apresentadas nos filmes.  Pretendemos assistir ao filme Além da Vida, no dia 26 de fevereiro.
Imagem de Jesus Cristo indo ao
Calvário.

E hoje começa a quaresma cristã. Quaresma, do latim, significa quadragésima e é o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa.
A Quaresma é um período voltado à reflexão, em que os cristãos se recolhem em oração e meditação para preparar o espírito para a acolhida de Jesus Cristo vivo, ressuscitado no domingo de Páscoa, na visão católica. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Esse retiro espiritual pode ser feito no dia a dia de trabalho, em casa, na sua igreja ou em algum retiro específico. 


A cor litúrgica desse tempo é a roxa, que geralmente significa penitência, aflição e crescimento. Mas, no tempo da quaresma, a cor não significa luto, e, sim, mostra que a igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. 

Quadro fotografado em S. J.
del Rei - cidade em que os sinos
falam.
A Quaresma não é um período de sofrimento, dor ou sacrifício, mesmo que muitos façam penitências nesta época. Os mais comuns são o jejum e as orações, para purificar a alma, a mente e o corpo. Todavia, independentemente da religião, a quaresma é período de renovação da nossa mente e alma.


É um tempo para mudar nosso estado mental negativo e transformá-lo em positivo. É o momento de renascer, ou seja, temos que exterminar o que não presta dentro de nós, aquilo que nos torna feios ou sem motivação, para dar lugar ao nosso novo "eu". Um "eu" mais puro e limpo nas atitudes.

Na quaresma, é comum encontrarmos imagens cobertas por mantos de cor roxa: sentido de penitência. Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.


Vaíte, seus pais e irmãos na década de  60.
Na questão da ressurreição, o espírita acredita que Jesus apareceu a Maria de Magdala e aos discípulos com seu corpo espiritual que chamamos de perispírito. Entende-se que não houve uma ressurreição corporal, física.  Isto é, Jesus de Nazaré não precisou derrogar as leis naturais do nosso mundo para firmar o seu conceito de missionário. A sua doutrina de amor e perdão é muito maior que qualquer milagre, até mesmo a ressurreição. Mas isto não invalida a festa da páscoa, se a encararmos em seu simbolismo renovador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário