terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SANTA SARA, NO GAROTA DE IPANEMA


Santa Sara Kali, padroeira
dos ciganos.
Dentro do parque Garota de Ipanema que atravessamos diariamente para ir ao posto sete, existe uma espécie de altar bastante enfeitado numa pedra que imita um vão de caverna. Ele tem a imagem de uma santa negra, além de flores, estrelas douradas e outros enfeites.  O local sempre me atraiu e uma vez perguntei o que significava. Soube que é o altar de homenagem a Santa Sara, a protetora dos ciganos, ou seja, Santa Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos). Quis pesquisar maiores detalhes sobre a história dessa santa.
O seu nome, tal como o de Sara, no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade. Algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras como “senhora”.  Já o epíteto Kali deve significar "negra", na língua indiana - sânscrito, por sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens Negras.

Altar da Santa na Pedra do Arpoador.
Por volta dos anos 50 d.c, uma embarcação cruzou os mares a partir de terras palestinas levando a bordo, para fugir das perseguições de Roma aos primeiros cristãos, um grupo de personagens bíblicos: Maria Jacobina ou Jacobé, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro, Maximinio e Sara, uma negra serva das mulheres santas.
Eles foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.
Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Então, Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje, a cidade de Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.

Posto Sete, início de Ipanema, RJ.
Daí,  nasceu a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: Dalto chucar diklô (Te darei um bonito lenço).
Esta sua história  a transformou na Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio. Acontece uma procissão e festejos com banhos no mar. Mas aqui neste parque do Arpoador eu  presenciei um culto em sua homenagem,  em 27 de setembro.

Durante os festejos, a imagem de Santa Sara é vestida de azul, rosa, branco e dourado, adornada de flores, joias e lenços coloridos e é levada para as águas do mar. Após o banho de mar, a imagem volta ao altar para  que os participantes da procissão possam pedir suas graças.
Muitos buscam nos olhos de Santa Sara a obtenção das graças, pois nos olhos de Santa Sara, tudo está contido: a força de Deus, a força da mãe, a força do amor da irmã e da mulher, a força das mãos, a energia, o sorriso, a magia do toque e a paz. E, assim, todos que buscam graças no seu olhar, retornam sempre aos pés de Santa Sara para agradecer.

Regina observando o altar da santa cigana
Embora seja uma santa da igreja católica, canonizada em 1712, até hoje a própria Igreja omite o seu culto.
Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer, no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô, o mais bonito que encontrassem. Por isso, lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça. Santa Sara é ainda a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.
Alguns autores, como Dan Brown, por exemplo, baseando-se em outras obras como Holy Blood, Holy Grail, sugerem que Sara seria, na verdade, filha de Jesus Cristo e Maria Madalena.Será?!

Um comentário:

  1. Soube que a Bettina teve mesmo seis filhotes esta noite e está lá, fraca, aprendendo a amamentá-los, com a ajuda de nosso fiel Luis César! Claro que estou ansiosa como qualquer avó, suplicando auxílio ao Encantador de Cães, conforme sugestão de meu amigo terapeuta. E parece que ajuda internacional funciona mesmo!E sou grata!

    ResponderExcluir