Santa Sara Kali, padroeira dos ciganos. |
O seu nome, tal como o de Sara, no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade. Algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras como “senhora”. Já o epíteto Kali deve significar "negra", na língua indiana - sânscrito, por sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens Negras.
Altar da Santa na Pedra do Arpoador. |
Eles foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.
Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Então, Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje, a cidade de Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.
Posto Sete, início de Ipanema, RJ. |
Esta sua história a transformou na Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio. Acontece uma procissão e festejos com banhos no mar. Mas aqui neste parque do Arpoador eu presenciei um culto em sua homenagem, em 27 de setembro.
Durante os festejos, a imagem de Santa Sara é vestida de azul, rosa, branco e dourado, adornada de flores, joias e lenços coloridos e é levada para as águas do mar. Após o banho de mar, a imagem volta ao altar para que os participantes da procissão possam pedir suas graças.
Muitos buscam nos olhos de Santa Sara a obtenção das graças, pois nos olhos de Santa Sara, tudo está contido: a força de Deus, a força da mãe, a força do amor da irmã e da mulher, a força das mãos, a energia, o sorriso, a magia do toque e a paz. E, assim, todos que buscam graças no seu olhar, retornam sempre aos pés de Santa Sara para agradecer.
Regina observando o altar da santa cigana |
Embora seja uma santa da igreja católica, canonizada em 1712, até hoje a própria Igreja omite o seu culto.
Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer, no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô, o mais bonito que encontrassem. Por isso, lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça. Santa Sara é ainda a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.
Alguns autores, como Dan Brown, por exemplo, baseando-se em outras obras como Holy Blood, Holy Grail, sugerem que Sara seria, na verdade, filha de Jesus Cristo e Maria Madalena.Será?!
Soube que a Bettina teve mesmo seis filhotes esta noite e está lá, fraca, aprendendo a amamentá-los, com a ajuda de nosso fiel Luis César! Claro que estou ansiosa como qualquer avó, suplicando auxílio ao Encantador de Cães, conforme sugestão de meu amigo terapeuta. E parece que ajuda internacional funciona mesmo!E sou grata!
ResponderExcluir