Aleixo e Regina com sobrinhos netos gêmeos, 25.11.2011. |
Eu venho reiterando que o tempo passa mais rápido a cada percepção nossa. Cada dia vivemos em um mundo mais complicado e com mil coisas para fazer. Muitos deixam as compras para fazer à noite, como abastecer a dispensa ou adquirir um presente em lojas que também ficam abertas porque precisam vender mais. O funcionário da loja fica trabalhando para ganhar um pouquinho mais no final do mês.
E, assim, o mundo gira e temos que dar um jeito de organizar o nosso tempo. Mas a gente pode simplificar a vida aprendendo a diminuir o volume das necessidades. Menos consumismo, tentar administrar melhor o tempo e o social por meio das prioridades.
Alfeu será doado a Celina e Marcos logo. |
Aliás, vida simples ou simplicidade voluntária é um estilo de vida no qual os indivíduos conscientemente escolhem minimizar a preocupação com o quanto mais, melhor, em termos de riqueza e consumo.
Aleixo, Regina, Arthur, Mércia e Leninha. |
Alguns escolhem viver mais simplesmente por preferência pessoal ou até por razões econômicas. Esta atitude significa fazer um esforço consciente para descobrir o que realmente é importante e abrir mão do que é supérfluo, descobrindo assim que uma vida mais frugal exteriormente pode ser muito mais rica e abundante interiormente.
Casal curtindo feriado na Shamballa. |
Quem pratica a simplicidade voluntária age conscientemente para reduzir as suas necessidades de comprar serviços e bens e, consequentemente, reduzir também a necessidade de vender o seu tempo por dinheiro. Alguns usarão as horas extras para ajudar os seus familiares ou atuando como voluntários em alguma atividade.
A casa na Chácara Shamballa é simples, mas acolhedora. |
Durante a época de comemorações, essas pessoas também presenteiam os outros utilizando meios alternativos, fugindo do corre-corre irracional da estação!
Outra abordagem é procurar a verdadeira razão por que nós compramos e consumimos tantos recursos para ter certa qualidade de vida. Uma das preocupações de quem escolhe o estilo de vida simples, é o meio ambiente. O estilo de vida consumista não é sustentável.
Por isso é preciso estar atento, rever e refletir sobre a real necessidade das nossas compras e da quantidade de recursos que são utilizados para mantê-las.
Regina curtindo netos na Shamballa. |
Uma boa opção são os bens considerados amigos da natureza e, sempre que possível, procurar compartilhar bens pouco usados, com vizinhos e amigos.
Exemplificando: em breve doaremos nosso galho velho Alfeu para a Celina e o Marco. Eles fizeram empadas dos galos anteriores...
Eu fiz essa escolha há algum tempo e a utilizo em alguns setores. Todavia, sei que ainda posso melhorar muito mais!
From: Bruno Cesar De Araujo
ResponderExcluirTo: GiAraujo
Sent: Monday, February 06, 2012 5:23 PM
Subject: CANTORES BRASILEIROS - Lembra-se deles????
Tia, muito legal, voltei ao meu tempo de infância. Tudo bem, tia, apesar de nos vermos pouco, não sei se isso acontece com você, mas a vida anda tão corrida que mal temos tempo para visitar as pessoas, estamos meio homem, meio máquina, o capitalismo selvagem nos engole a cada instante, o tempo não para...
E cada vez as tarefas aumentam mais, mais conhecimento é exigido de nós...Quando recebemos um arquivo como esse que você me enviou de músicas antigas, me dou conta de que tive um passado, e foi muito bom, é bom recordar...Beijos...
Bruno Cesar Araujo
----- Original Message -----
ResponderExcluirFrom: Mirtes Completo
To: 'GiAraujo'
Sent: Wednesday, February 08, 2012 5:52 PM
Subject: simplicidade
Oi, Regina,
Adorei seu texto Tempo da Simplicidade: maravilhoso!
Tem tudo a ver com o momento em que vivemos e da importância de nos concentrarmos no verdadeiro valor da vida.
Saudades e beijão,
Mirtes.