terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

TEMPO DA SIMPLICIDADE

Aleixo e Regina com sobrinhos netos
gêmeos, 25.11.2011.
Eu venho reiterando  que o tempo passa mais rápido a cada percepção nossa. Cada  dia vivemos em um mundo mais complicado e com mil coisas para fazer. Muitos deixam as compras para fazer à noite, como abastecer a dispensa ou adquirir um presente em lojas que também ficam abertas porque precisam vender mais. O funcionário da loja fica trabalhando para ganhar um pouquinho mais no final do mês. 
E, assim, o mundo gira e temos que dar um jeito de organizar o nosso tempo. Mas a gente pode simplificar a vida aprendendo a diminuir o volume das necessidades. Menos consumismo, tentar administrar melhor o tempo e o social por meio das prioridades. 

Alfeu será doado a Celina e Marcos logo.
É preciso somar coração e razão nas relações afetivas, lembrando que as relações são feitas para fortalecer e não para completar. Deve-se, ainda,  optar por ser mais simples na hora de se vestir, de se portar. É importante  ser o melhor dentro de si, porque a embalagem envelhece e é necessário que as pessoas se interessem pelo que você é e não pela sua aparência. 
Aliás, vida simples ou simplicidade voluntária é um estilo de vida no qual os indivíduos conscientemente escolhem minimizar a preocupação com o quanto mais, melhor, em termos de riqueza e consumo. 

Aleixo, Regina, Arthur, Mércia e Leninha.
Essa escolha deve-se a diferentes razões que podem estar ligadas à espiritualidade, saúde, qualidade de vida e do tempo passado com a família e amigos, implicando a redução do stress, preservação do meio ambiente, justiça social ou anticonsumismo. 
Alguns escolhem viver mais simplesmente por preferência pessoal ou até por razões econômicas. Esta atitude significa fazer um esforço consciente para descobrir o que realmente é importante e abrir mão do que é supérfluo, descobrindo assim que uma vida mais frugal exteriormente pode ser muito mais rica e abundante interiormente. 


Casal curtindo feriado na Shamballa.
E aqueles que aderem à vida simples não são antissociais. O termo downshifting quer dizer: redução de velocidade, intensidade ou nível de atividade e é frequentemente usado para descrever o ato de mudar de um estilo de vida de maior consumo para  outro, baseado na simplicidade voluntária. Embora o downshifting   tenha muitos pontos comuns com a simplicidade voluntária, é um conceito diferente.

Quem pratica a simplicidade voluntária age conscientemente para reduzir as suas necessidades de comprar serviços e bens e, consequentemente, reduzir também a necessidade de vender o seu tempo por dinheiro. Alguns usarão as horas extras  para ajudar os seus familiares ou atuando como voluntários em alguma atividade.


A casa na Chácara Shamballa é simples,
mas acolhedora.
Durante a época de comemorações, essas pessoas também presenteiam os outros utilizando meios alternativos, fugindo do corre-corre irracional da estação!
Outra abordagem é procurar a verdadeira razão por que nós compramos e consumimos tantos recursos para ter certa qualidade de vida. Uma das preocupações de quem escolhe o estilo de vida simples, é o meio ambiente. O estilo de vida consumista não é sustentável. 
Por isso é preciso estar atento, rever e refletir sobre a real necessidade das nossas compras e da quantidade de recursos que são utilizados para mantê-las. 

Regina curtindo netos na Shamballa.
Uma boa opção são os bens considerados amigos da natureza e, sempre que possível, procurar compartilhar bens pouco usados, com vizinhos e amigos. 
Exemplificando: em breve doaremos nosso galho velho Alfeu para a Celina e o Marco. Eles fizeram empadas dos galos anteriores...
Eu fiz essa escolha há algum tempo e a utilizo em alguns setores. Todavia, sei que ainda posso melhorar muito mais!

2 comentários:

  1. From: Bruno Cesar De Araujo
    To: GiAraujo
    Sent: Monday, February 06, 2012 5:23 PM
    Subject: CANTORES BRASILEIROS - Lembra-se deles????

    Tia, muito legal, voltei ao meu tempo de infância. Tudo bem, tia, apesar de nos vermos pouco, não sei se isso acontece com você, mas a vida anda tão corrida que mal temos tempo para visitar as pessoas, estamos meio homem, meio máquina, o capitalismo selvagem nos engole a cada instante, o tempo não para...
    E cada vez as tarefas aumentam mais, mais conhecimento é exigido de nós...Quando recebemos um arquivo como esse que você me enviou de músicas antigas, me dou conta de que tive um passado, e foi muito bom, é bom recordar...Beijos...

    Bruno Cesar Araujo

    ResponderExcluir
  2. ----- Original Message -----
    From: Mirtes Completo
    To: 'GiAraujo'
    Sent: Wednesday, February 08, 2012 5:52 PM
    Subject: simplicidade
    Oi, Regina,
    Adorei seu texto Tempo da Simplicidade: maravilhoso!
    Tem tudo a ver com o momento em que vivemos e da importância de nos concentrarmos no verdadeiro valor da vida.
    Saudades e beijão,
    Mirtes.

    ResponderExcluir