segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ANO NOVO DE NOVO


Aleixo e Regina na praia.
Retornamos a Goiânia hoje pela manhã. Aqui deve ter chovido bastante, porque a casa cheira a mofo! Pegamos o carro na casa da Nair e viemos despertar das férias na praia, voltando à normalidade de nosso retiro ecológico... Nossos animais, o verde exuberante e a energia mágica da Shamballa nos aguardavam!

Durante o período letivo, o mundo da criança gira, sobretudo, em torno da escola e dos coleguinhas. A família ganha mais espaço nos fins de semana, mas pode não ser o suficiente para uma convivência proveitosa. Mesmo porque, às vezes, alguns parentes residem noutra cidade. No meu caso específico, meus netos moram em Brasília e Minas. Por isso, as férias são uma grande oportunidade para eles interagirem com pais, irmãos, avós e outros parentes. 

Casa do Arthur e Mércia, com família reunida
nas férias na praia. 
Boa parte dos membros das famílias atuais nem se conhecem, são estranhos uns aos outros. As psicopedagogas acreditam que os meses de recesso escolar podem se tornar uma fase de reconhecimento entre familiares. Enquanto isso, os adultos podem aprender a brincar com as crianças.  Há diversas formas divertidas de brincar em família e, consequentemente, aproveitar ao máximo as férias. Essa troca é um grande aprendizado!


Sempre gostei de crianças e para mim é gratificante a convivência com elas. Este ano pude conviver bastante com meus netos menores que vieram para Goiânia na véspera do natal. Foram muitas descobertas. Eu aprendo muito com eles. Eles são inteligentes, saudáveis e viajo junto ao imaginário deles, principalmente da pequena Juju, que quer sempre saber o porquê de tudo, mas mistura encantadoramente sua realidade infantil ao mundo mágico das princesas, bruxas, dos bichos, entre outros.

Juju e Luciana no Condomínio Green Park,
em Natal.
Ontem Juliana me disse que é amiga da Cinderela, mas que ia permitir que eu também o fosse! Daí a pouco, perguntava sobre a possível existência de um temido lobo na floresta, próxima à praia. Mas ao perceber a unha defeituosa do artelho do Aleixo, ela questionou o motivo. Quando ele respondeu que sua unha foi pisada por um cavalo, logo ela também imaginou que outro bicho também teria pisado a sua...

E hoje é o ano novo chinês, comemorado como um novo ciclo em grande parte do mundo oriental!

Um comentário:

  1. Acordei na Shamballa hoje e nem imaginam como me sinto plena aqui junto a esta natureza úmida! E agradeço ao cósmico o presente da convivência com amigos e familiares durante esse período à beira-mar!

    ResponderExcluir