terça-feira, 17 de janeiro de 2012

POUSADA DO FAROL


Aleixo, Regina,, Luiza e Ângelo, lá na Shamballa.
Ontem, pela manhã pegamos o carro e fomos ao centro de Natal resolver questões bancárias. Depois pegamos a rodovia 101 e nos dirigimos rumo a São Bento do Norte, passando por Ceará Mirim, João Câmara, Parazinho, Pedra Grande. Almoçamos muito bem em um restaurante rústico chamado Palhação, próximo a João Câmara.
A paisagem é característica da região do semi-árido e pudemos observar a caatinga seca, longas distâncias sem quaisquer moradias à vista.


Aleixo e Guilherme comprando didim, hoje,
em Caiçara do Norte, RN.
A pousada do Farol é propriedade de nosso amigo e escritor goiano Brasigóis Felício que se encontra aqui junto com sua esposa Elcir.  Ele nos contou que adquiriu o imóvel há oito anos e vem se revezando, ao passar temporadas aqui e outras em Goiânia, onde residem os filhos e netos.
Ele nos confidenciou que morar junto ao mar é sonho de muitos poetas... Cultivou este desejo por bastante tempo, acabando por concretizá-lo. 
Fomos muito bem acolhidos e ficamos gratificados por conhecer um lugar tão natural, com esta energia tão esplendorosa.
A pousada é linda, ampla, o mar está junto ao quintal. É um espaço muito acolhedor, próximo ao farol marítimo de São Bento do Norte. O mar é tranqüilo, a praia extensa e de água rasa, com índice de poluição zero, cheia de conchinhas na areia branca. Assim que chegamos, não resistimos e fizemos uma caminhada pisando a areia molhada.
Aleixo e Regina na Praia de Caiçara do Norte,
junto aos pescadores.
Não pude deixar de agradecer ao cósmico a bênção de passar meu aniversário em lugar tão especial!
Eu trouxe alguns livros para o BRASIGÓIS FELÍCIO distribuir. Um deles é a publicação de minha antiga dissertação de mestrado que foi um estudo sobre a obra deste escritor goiano. Outro deles tem a apresentação de sua autoria.
Soube que São Bento do Norte e Caiçara do Norte são duas cidadezinhas de dois e três mil habitantes, separadas por muro imaginário, e apresenta muitos geradores de energia eólica. O vento é constante e muito agradável.  No pátio da pousada tem uma árvore que pode ser confundida com o pé de Tamarindo. Mas é a Algaroba, nativa da região, cujas favas são usadas como alimento para os animais durante a seca – bovinos, suínos, caprinos.
Brasigóis e Aleixo na Pousada do Farol.
À noitinha fomos de carro à cidade procurar uma farmácia para Aleixo comprar antigripal. Brasigóis, gentilmente, nos escoltou em sua moto.
Eles têm apenas uma funcionária na pousada. Rosélia morou em São Paulo por trinta e cinco anos, mas acabou voltando às suas raízes. Preparou-nos um caldo de camarão com torradas para nosso jantar. Delicioso! Logo depois fomos dormir ao som das ondas marinhas. Nosso quarto é enorme e lilás. A mobília é bonita, bem típica. Dificilmente consigo levantar uma cadeira, tudo de madeira maciça. 
Dormi como um anjo por mais de nove horas ininterruptas e acordei hoje feliz da vida! São pouco mais de seis horas no horário local. Daqui a pouco sairemos para novas aventuras naturais e ecológicas! 
Meu chip da TIM não funciona aqui e só poderei receber cumprimentos de amigos e familiares pelo Skype  pelo blog,  facebook ou E-mail! Quantas mídias alternativas!

2 comentários:

  1. Regina Lúcia são pessoas adoráveis, e nos trouxeram a alegria da presença deles em nossa pousada.Não há quem não os conheça e não os ame - por sua inteligência, gentileza e amorosidade.Regina foi a primeira a fazer uma dissertação de mestrado sobre minha obra poética.Depois disto nos tornamos amigos.Em verdade, fazemos parte da mesma família espiritual. Quando partiram, Regina e Aleixo deixaram um gostinho de saudade. Mas já marcamos encontro na Shamballa, sua pasárgada goianiense.

    ResponderExcluir
  2. Bem, logo, logo a gente quer voltar à Pousada do Farol para mais um temporada nessa Pársagada, junto com Brasigóis e Elci!
    Mas antes vamos nos encontrar em nossa Shamballa goiana ou nas areis de Copacabana!

    ResponderExcluir