Aleixo e Regina junto ao farol da Pousada do Brasigóis. |
Estamos na Pousada Arte do Velejo a poucos metros da praia e já fizemos o reconhecimento do local. Logo descobrimos que as dunas petrificadas são a principal atração da praia de Tourinhos, aqui em São Miguel do Gostoso.
Eu nunca havia ouvido falar em São Miguel do Gostoso, mas percebi que, atualmente, este espaço é um dos points turísticos do litoral nordestino. A cidade de São Miguel está localizada na esquina do continente sul-americano, ou seja, onde o vento faz a curva!
São Miguel do Gostoso onde estamos agora. |
São Miguel do Gostoso fica no Rio Grande do Norte, a 100 km da capital do estado, Natal. Além das praias urbanas de São Miguel do Gostoso - Ponta do Santo Cristo, Xepa, Cardeiro e Maceió -, há inúmeras outras praias belíssimas, com águas limpas e mornas, nas proximidades.
Uma delas é a Praia do Tourinho, formada por dunas fossilizadas que têm mais de 2000 anos. No município de São Miguel do Gostoso também fica a Praia do Marco. Ela tem este nome porque foi ali que, um ano após o descobrimento do Brasil, os portugueses colocaram o primeiro marco colonizador nas terras brasileiras - expedição de Gaspar de Lemos, em 1501.
Formada por dunas enormes, a praia do Marco é conhecida como Dunas do Vespúcio - uma homenagem a Américo Vespúcio- que integrava a expedição de Lemos. Apesar da importância histórica desse marco colonial, o fato é conhecido, sobretudo, por estudiosos e historiadores.
Cantinho artístico na Pousada do Farol, em S. Bento do Norte.. |
Outras praias próximas a São Miguel do Gostoso são Perobas e Maracajaú, ao sul, e são famosas pelas formações de corais, conhecidas por parrachos. As praias são ideais para mergulhos.
Já as praias urbanas de São Miguel do Gostoso são consideradas ótimas para a prática de esportes náuticos à vela, especialmente o windsurfe e o kitesurfe. O local é apontado como uma das melhores áreas para esse tipo de esporte - tão especial quanto Jericoacoara, no Ceará.
Este caranguejo amarelo foi meu convidado de aniversário dia 17. |
São Miguel do Gostoso é uma cidade pequena, com cerca de cinco mil pessoas, mas com boa infraestrutura turística. O litoral tem muitas dunas e coqueiros que acompanham toda a extensa enseada que forma as praias.
Regina e Aleixo, na Pousada Arte do Velejo. em São Miguel do Gostoso, 19.01.2012. |
Regina na praia de S. Miguel de Gostoso, catando conchinhas para o neto Matheus. |
Acabei encontrando a referência. O nome que ela queria dizer é Grauçá, também chamado Maria Farinha ou caranguejo amarelo...
ResponderExcluir