quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Aleixo e Regina junto ao farol da Pousada do Brasigóis.
Ontem, depois do almoço com o Brasigóis, deixamos a Pousada do Farol e viemos para São Miguel do Gostoso, passando por estrada de terra, mas em boas condições. Lamentamos nos despedir dos amigos, mas nos prometemos reencontrar breve, aqui, na Shamballa, no Rio, na Auatrália ou algures!  E adorei o trajeto inusitado da região.
Estamos na Pousada Arte do Velejo a poucos metros da praia e já fizemos o reconhecimento do local. Logo descobrimos que as dunas petrificadas são a principal atração da praia de Tourinhos, aqui em São Miguel do Gostoso. 
Eu nunca havia ouvido falar em São Miguel do Gostoso, mas percebi que, atualmente, este espaço é um dos points turísticos do litoral nordestino. A cidade de São Miguel está localizada na esquina do continente sul-americano, ou seja, onde o vento faz a curva!

 São Miguel do Gostoso onde estamos agora.
São Miguel do Gostoso fica no Rio Grande do Norte, a 100 km da capital do estado, Natal. Além das praias urbanas de São Miguel do Gostoso - Ponta do Santo Cristo, Xepa, Cardeiro e Maceió -, há inúmeras outras praias belíssimas, com águas limpas e mornas, nas proximidades.

Uma delas é a Praia do Tourinho, formada por dunas fossilizadas que têm mais de 2000 anos. No município de São Miguel do Gostoso também fica a Praia do Marco. Ela tem este nome porque foi ali que, um ano após o descobrimento do Brasil, os portugueses colocaram o primeiro marco colonizador nas terras brasileiras - expedição de Gaspar de Lemos, em 1501.

Formada por dunas enormes, a praia do Marco é conhecida como Dunas do Vespúcio - uma homenagem a Américo Vespúcio- que integrava a expedição de Lemos. Apesar da importância histórica desse marco colonial, o fato é conhecido, sobretudo, por estudiosos e historiadores.

Cantinho artístico na Pousada do Farol,
em S. Bento do Norte..
Galinhos é outra praia da região. É um pouco mais distante de São Miguel do Gostoso, mas vale a pena ser conhecida. A praia fica na ponta de uma península bastante acidentada e apenas carros tracionados podem chegar lá. A região tem dunas e enormes salinas.

Outras praias próximas a São Miguel do Gostoso são Perobas e Maracajaú, ao sul, e são famosas pelas formações de corais, conhecidas por parrachos.  As praias são ideais para mergulhos.

Já as praias urbanas de São Miguel do Gostoso são consideradas ótimas para a prática de esportes náuticos à vela, especialmente o windsurfe e o kitesurfe. O local é apontado como uma das melhores áreas para esse tipo de esporte - tão especial quanto Jericoacoara, no Ceará.

Este caranguejo amarelo foi meu convidado
 de aniversário dia 17.
São Miguel do Gostoso é uma cidade pequena, com cerca de cinco mil pessoas, mas com boa infraestrutura turística. O litoral tem muitas dunas e coqueiros que acompanham toda a extensa enseada que forma as praias.

Regina e Aleixo, na Pousada Arte do Velejo.
em São Miguel do Gostoso, 19.01.2012.
A 15 km de São Miguel do Gostoso fica o Farol do Calcanhar. Com quase 100m de altura, é o maior farol da América Latina. Na região, há praias, como Perobas e Maracajaú, ideais para mergulhos por conta dos grandes bancos de corais. Próximo a São Miguel também está o marco zero da BR-101, a maior rodovia do Brasil.
A região tem atraído muitos empreendimentos imobiliários, principalmente condomínios de grupos espanhóis e portugueses. E há inúmeros outros projetos de grande porte sendo implantados em toda a região.

Regina na praia de S. Miguel de Gostoso,
catando conchinhas para o neto Matheus.
Esqueci de relatar que durante a comemoração de meu aniversário na Pousada do Farol apareceu um lindo caranguejo amarelo desfilando pelo chão do restaurante. Assim que o identifiquei, quis fotografá-lo. Brasigóis e Elcir dizem que eles costumam aparecer por lá à noite. A funcionária me disse que ele  se chama Crossá... Mas não achei qualquer referência deste nome na internet. Aleixo acha que ela pode ter ouvido mal e estar repetindo uma variação linguística de crustáceo. 

Um comentário:

  1. Acabei encontrando a referência. O nome que ela queria dizer é Grauçá, também chamado Maria Farinha ou caranguejo amarelo...

    ResponderExcluir