quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MADONA DA MALUBA


Regina segurando a Madona da Maluba.
Hoje ganhei mais um presente de minha querida amiga, a escritora e artista plástica – Professora Maluba. É uma madona com uma criança.  Maluba pinta vários temas, mas as figuras femininas constituem tema recorrente em seu acervo e que ela trabalha com maestria.
Eu ainda não possuía nenhuma obra sua, exceto pequenos trabalhos decorativos. E me senti deveras agraciada com seu carinho. Ela esteve em Goiânia enquanto eu viajava e me deixou o quadro como lembrança de aniversário.
Madona Benois, de Da Vinci.

A Madona ou a Virgem com o Menino Jesus é um tema tradicional na arte sacra cristã. As obras representam quase sempre Maria com seu filho Jesus nos braços, frequentemente cercados por outros personagens, como São José. Neste caso, fala-se da Sagrada Família.  Ou São João Batista que é retratado também como criança, uma vez que tem quase a mesma idade de Jesus; outros parentes de Maria, como Santa Isabel ou Santa Ana, ou determinados santos escolhidos por motivos variados.
Há quadros de madonas célebres. Cito a Virgem Benois ou Madona Benois  que é uma pintura de Leonardo da Vinci. A obra retrata Maria e a criança em um jogo de olhares que fazem parecer muitíssimo natural e que não pode ser achado em nenhuma pintura italiana contemporânea da Madona.
Leonardo da Vinci alcançou esta qualidade por meio de estudos da natureza e produziu várias pinturas, esboços e um número muito grande de desenhos sobre esse tema.
Madona de Felipo Lippi
A obra foi chamada de Madonna Benois por causa da família que possuía a obra, a família Benois. Essa tela demonstra o método recentemente desenvolvido na época que foi chamado de chiaroscuro - uma técnica de iluminação que obscurece as figuras e que a fazem parecer em três dimensões.
Este trabalho demonstra uma mãe com seu filho em momentos privados enfocando uma emoção preciosa entre eles. Esta era a intenção de Leonardo, que parecessem naturais.
A complexidade e detalhe destas pinturas fixaram padrões novos, contudo eles são menos conhecidos que seus outros trabalhos. A imagem de Maria, sem dentes, pode ser explicada pelo estado inacabado do trabalho.

Minha Madona é azul. Linda e misteriosa. Esotérica.  As Virgens Maria Negras, também chamadas de Virgens Negras ou Madonas Negras, são conhecidas pelo seu grande poder de realizar milagres e de escolherem os seus lugares de culto, geralmente lugares de peregrinação e grande poder.
Madona de Ambrogio Lorenzetti.
Madona Negra, Áustria.
As Virgens Negras são imagens de Maria com a pele escura, negra ou canela, espalhadas por todo o mundo, não se podendo precisar com exatidão a origem do seu culto, embora nem sempre esteja somente relacionada com a Virgem Maria, mas também com a que é chamada de a 'outra' Maria: Maria Madalena, como é o caso da Virgem Kali Sara, Sara Negra, como foi denominada pelos ciganos na França. Na Europa existem cerca de quatrocentas destas imagens, na sua maioria, veneradas em igrejas. Alguns arqueólogos e historiadores defendem que a cor negra se deve à ligação aos cultos muito antigos, talvez até mesmo pré-históricos, relacionados com a terra, o útero, a Mãe Terra, a Deusa Mãe, que também era conhecida no paganismo como a Deusa de fertilidade, fecundidade, tal como nos cultos célticos e mesmo nos cultos anteriores, como os cultos de Cibele, de Deméter e da Deusa egípcia Ísis. Esta última é muitas vezes, representada com um bebê, nos braços ou no colo, Hórus, tendo-se o seu culto difundido por todo o território do Império Romano, definindo um protótipo das posteriores imagens marianas do cristianismo, tendo até acontecido, no século quinto, a rededicação de um templo de Isis à Virgem Maria, em Soissons, França.
Madona da Maluba,
meu presente, 25.01.2012..
A Professora Maluba é nome de credibilidade nacional e internacional por sua capacidade de transcomunicar em estados extraordinários de consciência. Presta consultoria empresarial e familiar, utilizando-se de competências específicas na abordagem da Terapia Quântica Transdisciplinar. Atualmente, Maria da Purificação Freitas – Maluba - mora em BH, mas é goiana de Morrinhos e integra a Academia de Letras daquela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário