terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

Regina e Aleixo em São Bento do Norte, RN.,
dia 17.01.2012.
Localizada na Região Norte do Estado, São Bento do Norte é grande exportadora de sal marinho e, além das imponentes salinas, a cidade oferece belíssimas praias, dunas, manguezais, uma reserva florestal em que também se encontra um rico patrimônio paleotonlógico.
A cidade é bastante tranquila, com pouco mais de três mil habitantes. É um convite ao descanso e ao contato com a natureza. As Praias do Farol e de Serafim são praticamente intocadas.
Obervando o mar na varanda da pousada, tomamos excelente café da manhã com sucos, frutas, pães, queijos e uma deliciosa tapioca que Elcir, esposa do escritor Brasigóis aprendeu a fazer.
 Pousada do Farol, São Bento do Norte, RN.
Então, saímos para um passeio à praia e fomos pela areia até o local em que os pescadores recolhem seus barcos com os peixes que comercializam. Na areia havia duas arraias recém- pescadas. Vimos a Colônia dos Pescadores e a rua na qual vendem o produto que pescaram no dia. Aqui é tudo artesanal, lindíssimo. A pureza do ar nos reenergiza magicamente.
Demos o primeiro mergulho no mar e voltamos para a pousada. Após o banho de chuveiro, pegamos o carro e fomos explorar a cidadezinha de Caiçara do Norte que é emendada a São Bento. Mas, segundo o Brasigóis, elas têm prefeito e vereadores distintos.
Brasigóis, Regina e Aleixo na Pousada  do
Farol, em 17.01.2012.
Um menino de cinco anos nos abordou na rua quando paramos para fotografar a igrejinha. Pediu-nos prata. Aleixo foi com ele até uma casa em que havia uma placa: Vende-se Dindim! Na realidade, é um tipo de geladinho, suco gelado, embrulhado em saquinho plástico.
Lei comprou um para cada um de nós, inclusive o Guilherme, que, mesmo agradecido pelo regalo, continuou nos pedindo prata ou para o levarmos de carro até sua casa a que recusamos com carinho. Ele se chama Guilherme e nos contou que tem mais dez irmãos!
Vamos almoçar na pousada. Brasigóis saiu cedo para comprar o peixe que vão nos servir grelhado! Pretendemos estar aqui mais uns dois dias e então visitar Touros e São Miguel do Gostoso no caminho de volta para Natal!
Estou muito feliz com meu presente de aniversário – a permanência em local tão especial, com a natureza totalmente preservada, entre outras tantas bênçãos!