quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

E A CHUVA CONTINUA...

Regina vai fugir da chuva

A chuva continua. Em Minas, a situação é preocupante. Mais de cem municípios em estado crítico. Aqui amanhece e anoitece chovendo. Ontem, me lembrei do poema de Drummond - Chuva Maria ou Caso Pluvioso! O ser de enunciação se cansou tanto da chuva intermitente que acabou imbricando-a a uma Maria que também encharcava a sua vida!

Aleixo e Regina, junto à Lagoa, no Rio.
Hoje arrumei a mala para a viagem ao litoral nordestino. Sou filha de mineira e costumo cuidar de tudo com antecedência. Gosto de planejar as coisas e tenho dificuldade de convivência com as pessoas pouco pontuais. Fui criada com muita disciplina e, como boa capricorniana,  acostumei-me a  ter horário para as refeições ou para determinados programas. Além disso, o magistério, como profissão por décadas, também contribuiu para eu aprender a organizar-me em relação ao tempo...

Aleixo e Regina, no Algarve, Portugal,
em 07.09.2011.
Arthur, filho do Aleixo, está trabalhando em Macaé e não poderá estar conosco em Natal. Todavia, disponibilizou um carro para que pudéssemos viajar pelos arredores da cidade. Planejamos conhecer a pousada de nosso amigo e escritor goiano – Brasigóis Felício – em São Bento do Norte.

Já ouvi inúmeros elogios sobre o local e sempre será gratificante reencontrar o autor proprietário, cuja obra eu estudei durante a pesquisa para minha dissertação de mestrado há muitos anos atrás. 

Não sei como será a questão de acesso à internet durante a viagem, mas prometo relatar minhas impressões posteriormente...
A chuva me irritava. Até que um dia 

descobri que maria é que chovia. 

A chuva era maria. E cada pingo 
de maria ensopava o meu domingo.      
Carlos  Drummond de Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário