domingo, 29 de janeiro de 2012

FAMÍLIA NA VISÃO ESPÍRITA

Aconteça o que acontecer, a lei cósmica estará sempre se cumprindo de maneira correta e justa em nossa vida, em consonância com a verdade.

Aleixo e Regina, em Copacabana, 29.11.11.
O espiritismo tem uma visão própria da família.  Mesmo ocupando a função de pais, filhos, netos, cônjuges, os espíritos que compõem o núcleo familiar são essencialmente irmãos em trajetórias evolutivas individuais, cada qual com sua bagagem específica, oriunda do passado, mas com missões a serem desempenhadas no presente, apesar de visar ao futuro.


Os membros estão reunidos neste pequeno grupo social consanguíneo com muitos objetivos em comum, unidos por laços de simpatia ou não. Mesmo sob esta ótica, os pais ou os que desempenhem esse papel jamais perdem a responsabilidade e a função de educar, orientar, conduzir os espíritos que vieram como filhos para o caminho do bem, procurando dirimir as tendências negativas, reforçando seus aspectos positivos.

Reunião de família em Natal, 21.01.2012.
Com a compreensão da reencarnação, somos conduzidos a vivenciar um relacionamento de entendimento. Como é provável que adversários do passado reencarnem sob o mesmo teto familiar, essa convivência se torna uma oportunidade valiosa de reajustes. Isso explica, muitas vezes, as diferenças que podem surgir entre pais e filhos ou entre irmãos e deve servir como um estímulo a mais para que, com dedicação e renúncia, possam promover a reconciliação pelo amor e pelo perdão.

Sabe-se que, algumas vezes, o espírito que reencarna como filho é mais evoluído do que os pais, mas, mesmo assim, as funções não se invertem: ainda que não exista a hierarquia tradicional, o processo pedagógico-educacional é sempre tarefa dos pais.

Aleixo, Regina e suas irmãs, dez. 2011.
A família, na visão espírita, se torna muito maior, mais importante, mais democrática e fundamental para a evolução do espírito imortal.  Mesmo que alguns julguem que a instituição da família humana esteja ameaçada, devemos lembrar que o lar é conquista sublime que os homens vão realizando gradativamente.

A família é uma conquista da evolução humana e o verdadeiro agente transformador para uma sociedade mais fraterna e justa.  Numa pesquisa relacionada com a reintegração social de crianças de rua, constatou-se que os menores que contam com uma base familiar, mesmo que precária, apresentam melhores condições de serem recuperados.

Aleixo, Regina, Fábia e Frederico, julho/11.
Atualmente os tipos de família variam muito, conforme os costumes, condições sócio-econômicas e tradições dos povos. Todavia, na visão espírita, a família é constituída por espíritos em processo de evolução.  A família deixa de ser uma organização simplesmente humana, social, para ser algo acima da linhagem ou do sangue, para mostrar o seu lado espiritual. Ninguém conseguirá avançar deixando para trás os problemas que não resolveu.

Cada membro da família é um espírito que viveu muitas experiências, já teve muitas vidas e tem um patrimônio moral de coisas boas e ruins. É responsabilidade familiar procurar eliminar ou mesmo atenuar os defeitos trazidos de outras encarnações.

Minha mãe - Dona Didi - e filhas.
A aprendizagem social tem inicio na família, primeiro grupo de que se faz parte.  É um grupo organizado com hierarquia, deveres e direitos que precisam ser respeitados.  Neste o individuo começa a assimilar padrões de comportamento que lhe serão úteis por toda a vida.

 Todos nós nascemos com recursos próprios, programados na espiritualidade, a fim de utilizá-los nos momentos difíceis, principalmente diante de convivências conflituosas.  Mas nem sempre sabemos extraí-los do fundo da alma, combinando sentimento e raciocínio, a fim de obtermos sucesso em situações adversas.

O materialismo tem levado as criaturas a uma atitude egoística de deserção de suas obrigações, instalando em seus corações a planta nociva do imediatismo, do comodismo, da vaidade, do orgulho e do prazer qualquer preço.

O espiritismo não condena a separação pelo divórcio, mas demonstra claramente que nenhuma família terá êxito, nem atingirá seus objetivos, sem o amor a uni-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário