quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CULTO AOS ANTEPASSADOS


Ana Amélia, Regina e Aleixo em enlace
Seicho- No - Ie.
Tenho duas amigas - Nair e Ana Amélia -  que frequentam um culto de influência budista e, com elas, aprendi a agradecer tudo e também a prática do culto aos antepassados. Antepassado, em genealogia, é o nome que normalmente se atribui a um ascendente já morto ou que se localiza a várias gerações anteriores, na representação gráfica da árvore genealógica.

Em biologia, em especial no estudo da evolução das espécies, costuma-se usar a expressão ancestral comum para o antepassado de diferentes espécies ou qualquer nível de classificação dos seres vivos.


Professor Gil, Helen Amorim e Nair na
bênção de Kuthumi, na Shamballa. 
Pela teoria da evolução, todos os seres vivos até hoje encontrados são descendentes de um mesmo ancestral comum universal, o que se chama também de origem comum.


As religiões orientais pregam o culto aos antepassados como forma de nos liberar das prisões de nossos antepassados, algumas aprendidas e perpetuadas. 
Na psicologia transpessoal, costumamos utilizar a técnica  da constelação familiar que também surte efeito. Já o fiz mais de uma vez. 

A gente representa cada membro por meio de bonecos ou de pessoas, trazendo determinada situação à tona. É incrível como funciona! Quando agradecemos aos antepassados, acabamos por nos harmonizar, deixando de cobrar-lhes equívocos infindos.


Sonia, Clélia, Didi, Júnior e Regina, 1998.
Este culto pode ser ainda agregador das riquezas, porque aceitamos tanto as dádivas, quanto a escassez de bens, não apenas materiais,  fato advindo de nossa família. Essa aceitação nos liberta para recebermos o que há de melhor no universo.

Este culto pode ser oferecido, também, aos filhos ou netos que morreram precocemente, a fim de estarmos próximos deles de uma maneira sadia, emanando nossos melhores votos, nosso amor e agradecimento.


Otávio, Frederico e Luciana, na Shamballa.
Não importa a maneira como é feita essa oração. O importante é a gratidão, a reverência, o amor nesse ato. E a gente se sente muito bem ao realizar esta ação de graças. É como se nossos antepassados manifestassem alegria por nossa lembrança e as coisas costumam se harmonizar rapidamente, na família habituada a essa prática.

Sabemos que as famílias não se formam ao acaso e esse culto de agradecimento pode ajudar um membro necessitado que, na medida do possível, irá interferir por sua descendência beneficamente.


Matheus, Lu, Juju e Otávio, 22.01.2012.
É muito comum ter, como guias e mentores, entes queridos, pois, de reencarnação em reencarnação, muitas vezes são eles que renascem ao nosso lado e ao lado dos que amamos.

E se não conseguimos agradecer e demonstrar nosso amor a estas pessoas que sempre são tão próximas e importantes para nós, como conseguiremos amar os nossos inimigos de maneira cristã?

Nenhum comentário:

Postar um comentário