sábado, 28 de janeiro de 2012

POR QUE TENHO UM BLOG?

Regina, blogueira.
Os blogs se tornaram um dos principais canais de comunicação da internet e vêm sendo popularizados  tanto pelos profissionais  de comunicação como por pessoas que querem compartilhar ideias.
Basicamente, um blog é um conjunto de mensagens curtas ou longas que são conhecidas como posts. Estas mensagens são ordenadas em ordem decrescente de data da postagem.
Imagem ilustrativa retirada da internet
O blog tem um tom mais informal, por isso  alguns criticam sua possível baixa qualidade editorial, mas o fato é que os blogs popularizaram a publicação de conteúdo na internet e vieram para ficar.

Quando fiz meu doutorado em Literatura Brasileira estudei bastante sobre imprensa e ficção. Percebi que a crônica se diferencia no jornal por não buscar exatidão da informação. Diferente da notícia, que procura relatar os fatos que acontecem, a crônica os analisa, dá-lhes um colorido emocional, mostrando aos olhos do leitor uma situação comum, vista por outro ângulo diferente. O leitor pressuposto da crônica é urbano. Assim, a preocupação com esse leitor é que faz com que, dentre os assuntos tratados, o cronista dê maior atenção aos problemas do modo de vida urbano, do mundo contemporâneo, dos pequenos acontecimentos do dia a dia, comuns nas grandes cidades. 
Regina, Gilberto M. Teles, José A. Ribeiro
e Aleixo, no Rio, 27.08.2011.
Aprendi que impressa e ficção estão imbricadas e pode-se dizer que a crônica é uma mistura de jornalismo e literatura. De um recebe a observação atenta da realidade cotidiana e do outro, a construção da linguagem, o jogo verbal. Algumas crônicas são editadas em livro, para garantir sua durabilidade no tempo.

Meu marido diz que eu me tornei blogueira porque me aposentei... Talvez, ele tenha razão. Tinha uma vida acadêmica corrida e nem percebi que já se passaram dois anos desde a minha aposentadoria! Gosto muito de ler e escrever! E  esta expressão frequente, por meio dos posts, me faz bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário