segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

COTIDIANO

Regina, em sua chácara Shamballa, 2011.
Mais um janeiro chegando ao fim. Como o tempo passa célere! Logo, acontecerá a entrada definitiva de Netuno em Peixes, em 03 de fevereiro de 2012. Em sincronia aos ciclos planetários que estamos vivendo, estão acontecendo momentos especiais de ciclos galácticos, do sol, da própria terra, que envolvem milhares de anos! Todos associados a impactos diferenciados no planeta, na natureza e no ser humano.

Maluba com grupo da transpessoal, em GYN. 
Choveu muito à noite e o verde amanheceu molhado brilhante. A gente tem dificuldade em saber se ainda está chovendo pela manhã, porque, mesmo após a tempestade, as árvores continuam pingando e temos a sensação de que a chuva permanece.

Depois de alimentar a criação, checar as possíveis goteiras, limparmos a cobertura da piscina, tomar o nosso desjejum, fazer a ronda cotidiana pela área externa, abrir o correio eletrônico, nós resolvemos sair para algumas compras, aproveitando para almoçar na cidade. Sempre que vou ao centro, visito o mercado, adquirindo produtos caipiras. E nunca deixo de degustar as empadas do Senhor Alberto!
Ricardo, Vaíte, Fábia, Fred, Regina e Lei.
Percebemos que o galo branco, ainda inominado continua apanhado do galo rei Alfeu! Um dia ele reage e ganha a supremacia do terreiro! Já assistimos a esse filme... Ele apanha também do casal de perus. Coitado! Tão bonito, mas ainda inexperiente!

Ah, cedo, a gente precisa ter cuidado ao calçar sapatos. Ontem Aleixo encontrou um sapo em cada pé de suas botas! Às vezes aparecem também aranhas ou lagartixas nas roupas dependuradas no banheiro! E já encontramos até cobras na cozinha Mas  somos  os intrusos que invadiram o habitat dos bichos!
Colegas da Fábia, na UNIPAC, Araguari.
Fábia e Vaíte devem vir nos visitar esta semana! E tenho três amigos aquarianos que vão comemorar natalício em breve, além de meus dois netos brasilienses! Carmem, Maluba, Ricardo Abrahão, Juliana e Matheus! Felicidades para todos eles!
Aleixo tem necessidade de estar sempre fazendo alguma coisa e brigo com ele muitas vezes, repetindo que estamos aposentados. Mas ele não desiste, está sempre trabalhando!Diz, ainda, que eu brigaria muito mais se ele fosse ocioso!  Deixa pra lá!

domingo, 29 de janeiro de 2012

FAMÍLIA NA VISÃO ESPÍRITA

Aconteça o que acontecer, a lei cósmica estará sempre se cumprindo de maneira correta e justa em nossa vida, em consonância com a verdade.

Aleixo e Regina, em Copacabana, 29.11.11.
O espiritismo tem uma visão própria da família.  Mesmo ocupando a função de pais, filhos, netos, cônjuges, os espíritos que compõem o núcleo familiar são essencialmente irmãos em trajetórias evolutivas individuais, cada qual com sua bagagem específica, oriunda do passado, mas com missões a serem desempenhadas no presente, apesar de visar ao futuro.


Os membros estão reunidos neste pequeno grupo social consanguíneo com muitos objetivos em comum, unidos por laços de simpatia ou não. Mesmo sob esta ótica, os pais ou os que desempenhem esse papel jamais perdem a responsabilidade e a função de educar, orientar, conduzir os espíritos que vieram como filhos para o caminho do bem, procurando dirimir as tendências negativas, reforçando seus aspectos positivos.

Reunião de família em Natal, 21.01.2012.
Com a compreensão da reencarnação, somos conduzidos a vivenciar um relacionamento de entendimento. Como é provável que adversários do passado reencarnem sob o mesmo teto familiar, essa convivência se torna uma oportunidade valiosa de reajustes. Isso explica, muitas vezes, as diferenças que podem surgir entre pais e filhos ou entre irmãos e deve servir como um estímulo a mais para que, com dedicação e renúncia, possam promover a reconciliação pelo amor e pelo perdão.

Sabe-se que, algumas vezes, o espírito que reencarna como filho é mais evoluído do que os pais, mas, mesmo assim, as funções não se invertem: ainda que não exista a hierarquia tradicional, o processo pedagógico-educacional é sempre tarefa dos pais.

Aleixo, Regina e suas irmãs, dez. 2011.
A família, na visão espírita, se torna muito maior, mais importante, mais democrática e fundamental para a evolução do espírito imortal.  Mesmo que alguns julguem que a instituição da família humana esteja ameaçada, devemos lembrar que o lar é conquista sublime que os homens vão realizando gradativamente.

A família é uma conquista da evolução humana e o verdadeiro agente transformador para uma sociedade mais fraterna e justa.  Numa pesquisa relacionada com a reintegração social de crianças de rua, constatou-se que os menores que contam com uma base familiar, mesmo que precária, apresentam melhores condições de serem recuperados.

Aleixo, Regina, Fábia e Frederico, julho/11.
Atualmente os tipos de família variam muito, conforme os costumes, condições sócio-econômicas e tradições dos povos. Todavia, na visão espírita, a família é constituída por espíritos em processo de evolução.  A família deixa de ser uma organização simplesmente humana, social, para ser algo acima da linhagem ou do sangue, para mostrar o seu lado espiritual. Ninguém conseguirá avançar deixando para trás os problemas que não resolveu.

Cada membro da família é um espírito que viveu muitas experiências, já teve muitas vidas e tem um patrimônio moral de coisas boas e ruins. É responsabilidade familiar procurar eliminar ou mesmo atenuar os defeitos trazidos de outras encarnações.

Minha mãe - Dona Didi - e filhas.
A aprendizagem social tem inicio na família, primeiro grupo de que se faz parte.  É um grupo organizado com hierarquia, deveres e direitos que precisam ser respeitados.  Neste o individuo começa a assimilar padrões de comportamento que lhe serão úteis por toda a vida.

 Todos nós nascemos com recursos próprios, programados na espiritualidade, a fim de utilizá-los nos momentos difíceis, principalmente diante de convivências conflituosas.  Mas nem sempre sabemos extraí-los do fundo da alma, combinando sentimento e raciocínio, a fim de obtermos sucesso em situações adversas.

O materialismo tem levado as criaturas a uma atitude egoística de deserção de suas obrigações, instalando em seus corações a planta nociva do imediatismo, do comodismo, da vaidade, do orgulho e do prazer qualquer preço.

O espiritismo não condena a separação pelo divórcio, mas demonstra claramente que nenhuma família terá êxito, nem atingirá seus objetivos, sem o amor a uni-la. 

NOTÍCIAS DA SHAMBALLA


Regina, 29.01.2012.
Bem, já voltamos à rotina da chácara. Quando a gente retorna, levam-se alguns dias para colocar tudo em ordem novamente. As chuvas diminuíram, os mosquitos também. Mas é interessante perceber a vida que nos cerca.
Relatei que uma de nossas galinhas chocou quatro perusinhos. Ela cuidou deles com atenção, mas depois de certo tempo, a galinha deve ter achado que eles já podiam caminhar sozinhos ou, então, ela os percebeu diferentes de si e os abandonou. 
A mamãe perua estava chocando outros ovos... E os filhotinhos abandonados passaram a acompanhar o papai peru. Quando voltamos, os ovos da perua haviam sumido e Aleixo a enxotou do ninho. Agora, a gente vê a família de perus completa, feliz, ciscando junto, o dia todo. Dormem juntos também!
Aleixo, Regina e Lane, em casa desta.
Resolvemos permanecer na chácara neste domingo. Hoje pudemos usar a piscina. Nos últimos dois dias tem feito sol durante o dia e a água estava morna, como aprecio. Muito bom estar lá por algumas horas, observando tudo ao redor.
As lagartas comeram as folhas do pé de maracujá cor de rosa... Árvores centenárias à vista, os pássaros, o verde da trepadeira - sapatinho de judia -, mussaendas, hibiscos, tubérgias, papirus, borboletinhas voando junto às flores diversas. Mas nossa piscina cheira a hortelã, devido ao enorme canteiro que a cerca.
Meu papagaio Apolo, na Shamballa.
Meu papagaio quis ficar próximo e esteve no pé de carambola emitindo sons para mim!  Disse a Aleixo que precisava ligar para a Lane quando saíssemos. Nem foi preciso, logo ela ligou quando eu saía do banho... Transmissão de pensamento entre afins!

sábado, 28 de janeiro de 2012

POR QUE TENHO UM BLOG?

Regina, blogueira.
Os blogs se tornaram um dos principais canais de comunicação da internet e vêm sendo popularizados  tanto pelos profissionais  de comunicação como por pessoas que querem compartilhar ideias.
Basicamente, um blog é um conjunto de mensagens curtas ou longas que são conhecidas como posts. Estas mensagens são ordenadas em ordem decrescente de data da postagem.
Imagem ilustrativa retirada da internet
O blog tem um tom mais informal, por isso  alguns criticam sua possível baixa qualidade editorial, mas o fato é que os blogs popularizaram a publicação de conteúdo na internet e vieram para ficar.

Quando fiz meu doutorado em Literatura Brasileira estudei bastante sobre imprensa e ficção. Percebi que a crônica se diferencia no jornal por não buscar exatidão da informação. Diferente da notícia, que procura relatar os fatos que acontecem, a crônica os analisa, dá-lhes um colorido emocional, mostrando aos olhos do leitor uma situação comum, vista por outro ângulo diferente. O leitor pressuposto da crônica é urbano. Assim, a preocupação com esse leitor é que faz com que, dentre os assuntos tratados, o cronista dê maior atenção aos problemas do modo de vida urbano, do mundo contemporâneo, dos pequenos acontecimentos do dia a dia, comuns nas grandes cidades. 
Regina, Gilberto M. Teles, José A. Ribeiro
e Aleixo, no Rio, 27.08.2011.
Aprendi que impressa e ficção estão imbricadas e pode-se dizer que a crônica é uma mistura de jornalismo e literatura. De um recebe a observação atenta da realidade cotidiana e do outro, a construção da linguagem, o jogo verbal. Algumas crônicas são editadas em livro, para garantir sua durabilidade no tempo.

Meu marido diz que eu me tornei blogueira porque me aposentei... Talvez, ele tenha razão. Tinha uma vida acadêmica corrida e nem percebi que já se passaram dois anos desde a minha aposentadoria! Gosto muito de ler e escrever! E  esta expressão frequente, por meio dos posts, me faz bem!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CULTO AOS ANTEPASSADOS


Ana Amélia, Regina e Aleixo em enlace
Seicho- No - Ie.
Tenho duas amigas - Nair e Ana Amélia -  que frequentam um culto de influência budista e, com elas, aprendi a agradecer tudo e também a prática do culto aos antepassados. Antepassado, em genealogia, é o nome que normalmente se atribui a um ascendente já morto ou que se localiza a várias gerações anteriores, na representação gráfica da árvore genealógica.

Em biologia, em especial no estudo da evolução das espécies, costuma-se usar a expressão ancestral comum para o antepassado de diferentes espécies ou qualquer nível de classificação dos seres vivos.


Professor Gil, Helen Amorim e Nair na
bênção de Kuthumi, na Shamballa. 
Pela teoria da evolução, todos os seres vivos até hoje encontrados são descendentes de um mesmo ancestral comum universal, o que se chama também de origem comum.


As religiões orientais pregam o culto aos antepassados como forma de nos liberar das prisões de nossos antepassados, algumas aprendidas e perpetuadas. 
Na psicologia transpessoal, costumamos utilizar a técnica  da constelação familiar que também surte efeito. Já o fiz mais de uma vez. 

A gente representa cada membro por meio de bonecos ou de pessoas, trazendo determinada situação à tona. É incrível como funciona! Quando agradecemos aos antepassados, acabamos por nos harmonizar, deixando de cobrar-lhes equívocos infindos.


Sonia, Clélia, Didi, Júnior e Regina, 1998.
Este culto pode ser ainda agregador das riquezas, porque aceitamos tanto as dádivas, quanto a escassez de bens, não apenas materiais,  fato advindo de nossa família. Essa aceitação nos liberta para recebermos o que há de melhor no universo.

Este culto pode ser oferecido, também, aos filhos ou netos que morreram precocemente, a fim de estarmos próximos deles de uma maneira sadia, emanando nossos melhores votos, nosso amor e agradecimento.


Otávio, Frederico e Luciana, na Shamballa.
Não importa a maneira como é feita essa oração. O importante é a gratidão, a reverência, o amor nesse ato. E a gente se sente muito bem ao realizar esta ação de graças. É como se nossos antepassados manifestassem alegria por nossa lembrança e as coisas costumam se harmonizar rapidamente, na família habituada a essa prática.

Sabemos que as famílias não se formam ao acaso e esse culto de agradecimento pode ajudar um membro necessitado que, na medida do possível, irá interferir por sua descendência beneficamente.


Matheus, Lu, Juju e Otávio, 22.01.2012.
É muito comum ter, como guias e mentores, entes queridos, pois, de reencarnação em reencarnação, muitas vezes são eles que renascem ao nosso lado e ao lado dos que amamos.

E se não conseguimos agradecer e demonstrar nosso amor a estas pessoas que sempre são tão próximas e importantes para nós, como conseguiremos amar os nossos inimigos de maneira cristã?

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MADONA DA MALUBA


Regina segurando a Madona da Maluba.
Hoje ganhei mais um presente de minha querida amiga, a escritora e artista plástica – Professora Maluba. É uma madona com uma criança.  Maluba pinta vários temas, mas as figuras femininas constituem tema recorrente em seu acervo e que ela trabalha com maestria.
Eu ainda não possuía nenhuma obra sua, exceto pequenos trabalhos decorativos. E me senti deveras agraciada com seu carinho. Ela esteve em Goiânia enquanto eu viajava e me deixou o quadro como lembrança de aniversário.
Madona Benois, de Da Vinci.

A Madona ou a Virgem com o Menino Jesus é um tema tradicional na arte sacra cristã. As obras representam quase sempre Maria com seu filho Jesus nos braços, frequentemente cercados por outros personagens, como São José. Neste caso, fala-se da Sagrada Família.  Ou São João Batista que é retratado também como criança, uma vez que tem quase a mesma idade de Jesus; outros parentes de Maria, como Santa Isabel ou Santa Ana, ou determinados santos escolhidos por motivos variados.
Há quadros de madonas célebres. Cito a Virgem Benois ou Madona Benois  que é uma pintura de Leonardo da Vinci. A obra retrata Maria e a criança em um jogo de olhares que fazem parecer muitíssimo natural e que não pode ser achado em nenhuma pintura italiana contemporânea da Madona.
Leonardo da Vinci alcançou esta qualidade por meio de estudos da natureza e produziu várias pinturas, esboços e um número muito grande de desenhos sobre esse tema.
Madona de Felipo Lippi
A obra foi chamada de Madonna Benois por causa da família que possuía a obra, a família Benois. Essa tela demonstra o método recentemente desenvolvido na época que foi chamado de chiaroscuro - uma técnica de iluminação que obscurece as figuras e que a fazem parecer em três dimensões.
Este trabalho demonstra uma mãe com seu filho em momentos privados enfocando uma emoção preciosa entre eles. Esta era a intenção de Leonardo, que parecessem naturais.
A complexidade e detalhe destas pinturas fixaram padrões novos, contudo eles são menos conhecidos que seus outros trabalhos. A imagem de Maria, sem dentes, pode ser explicada pelo estado inacabado do trabalho.

Minha Madona é azul. Linda e misteriosa. Esotérica.  As Virgens Maria Negras, também chamadas de Virgens Negras ou Madonas Negras, são conhecidas pelo seu grande poder de realizar milagres e de escolherem os seus lugares de culto, geralmente lugares de peregrinação e grande poder.
Madona de Ambrogio Lorenzetti.
Madona Negra, Áustria.
As Virgens Negras são imagens de Maria com a pele escura, negra ou canela, espalhadas por todo o mundo, não se podendo precisar com exatidão a origem do seu culto, embora nem sempre esteja somente relacionada com a Virgem Maria, mas também com a que é chamada de a 'outra' Maria: Maria Madalena, como é o caso da Virgem Kali Sara, Sara Negra, como foi denominada pelos ciganos na França. Na Europa existem cerca de quatrocentas destas imagens, na sua maioria, veneradas em igrejas. Alguns arqueólogos e historiadores defendem que a cor negra se deve à ligação aos cultos muito antigos, talvez até mesmo pré-históricos, relacionados com a terra, o útero, a Mãe Terra, a Deusa Mãe, que também era conhecida no paganismo como a Deusa de fertilidade, fecundidade, tal como nos cultos célticos e mesmo nos cultos anteriores, como os cultos de Cibele, de Deméter e da Deusa egípcia Ísis. Esta última é muitas vezes, representada com um bebê, nos braços ou no colo, Hórus, tendo-se o seu culto difundido por todo o território do Império Romano, definindo um protótipo das posteriores imagens marianas do cristianismo, tendo até acontecido, no século quinto, a rededicação de um templo de Isis à Virgem Maria, em Soissons, França.
Madona da Maluba,
meu presente, 25.01.2012..
A Professora Maluba é nome de credibilidade nacional e internacional por sua capacidade de transcomunicar em estados extraordinários de consciência. Presta consultoria empresarial e familiar, utilizando-se de competências específicas na abordagem da Terapia Quântica Transdisciplinar. Atualmente, Maria da Purificação Freitas – Maluba - mora em BH, mas é goiana de Morrinhos e integra a Academia de Letras daquela cidade.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

REFLEXÕES DA BLOGUEIRA VIAJANTE

Regina em Rio do Fogo.

Quando eu era criança  ou adolescente, costumava viajar por meio dos livros e isso substituía a necessidade que tenho de experimentar outras paisagens, perceber novos costumes.

Eu lia tudo sobre a Grécia, o Egito, o Japão, a China, a Europa, os EUA. Conhecia cada história, os mitos, monumentos e até sabia como me orientar em determinados locais. Quando fui à França em 83, ajudei algumas colegas a tomar o metrô que eu via pela primeira vez.


Na juventude eu viajava por meio da mente e admirava pensadores como Sócrates, Platão, Aristóteles,  geniais,  sem jamais ter pisado fora de suas cidades-natais. Mas eu já sonhava com a visita a outras culturas.

Aleixo e Regina, no fundo da Igreja, em
Rio do Fogo, 19.01.2012.
Ler é incrível, mas nada substitui a experiência de viajar. Nem livros, nem internet, nem os relatos de amigos. Não dá para dizer que tudo será diferente uma vez que você pisar  outra cidade, porque não é. No entanto, existem vivências que só são possíveis quando se está lá, diante daquilo que antes se via em fotos ou na imaginação.

Alguém disse que, antigamente, as pessoas viajavam para conhecer o mundo;  hoje, elas viajam para reconhecê-lo. Eu concordo, plenamente.

Fico imaginando quão incrível deveria ser o mundo para Marco Polo, desbravando a Índia e a China, quando ninguém mais as conhecia ou para os navegadores espanhóis e portugueses, chegando à América, ao sul da África e ao Japão, pela primeira vez;  ou para Hiram Bingham, vendo Machu Picchu, pela primeira vez, depois de séculos escondida nas montanhas e na mata. Essas pessoas, sim,  descobriram o mundo.


Regina esteve em Machu Picchu. em 97.
Nossa tarefa  de viajantes é redescobri-lo. Mesmo que não existam mais territórios desconhecidos em nosso planeta, as cidades e os países se transformam: nascem, crescem, envelhecem e, às vezes, até morrem. Basta visitar alguma cidade grande e retornar lá 10 anos depois. Encontraremos uma nova cidade.

Isto é o magnífico de se viajar. Sentir a transformação e a renovação do mundo. A viagem pela literatura nunca poderá ser igual, apesar de também maravilhosa dependendo do receptor.


Regina adorou viajar com os netos.

Às vezes viajar  é desconfortável, se precisamos estar longas horas em aeroportos, dentro de um ônibus ou de um trem, mas chegar ao destino e andar pelas ruas de uma cidade na qual você nunca esteve antes, perder-se nela, ver seus habitantes e sentir o cheiro de suas comidas, isto é fascinante e supera toda a exaustão do deslocamento.

“Viajar é preciso/ Viver não é preciso", diz o célebre poema de Fernando Pessoa, repetindo o lema dos grandes navegadores. Mesmo porque,  viajar é aprender a tornar-se mais humano, é ver-se refletido no espelho do mundo.

Mércia, Lu, Regina e netos cantando
parabéns!
A vida de cada um de nós é uma jornada rumo ao desconhecido. Nenhum de nós sabe o dia de amanhã, as alegrias ou dores que o futuro nos reserva...

A partir do momento de nosso nascimento, todos empreendemos essa louca viagem em busca da felicidade, do amor, da realização e, talvez, o maior aprendizado que venha obtendo com as viagens frequentes seja a constatação que, em qualquer lugar do mundo, apesar das pequenas ou grandes diferenças, todas as pessoas são iguais. Anseiam pelas mesmas coisas que a gente! 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ANO NOVO DE NOVO


Aleixo e Regina na praia.
Retornamos a Goiânia hoje pela manhã. Aqui deve ter chovido bastante, porque a casa cheira a mofo! Pegamos o carro na casa da Nair e viemos despertar das férias na praia, voltando à normalidade de nosso retiro ecológico... Nossos animais, o verde exuberante e a energia mágica da Shamballa nos aguardavam!

Durante o período letivo, o mundo da criança gira, sobretudo, em torno da escola e dos coleguinhas. A família ganha mais espaço nos fins de semana, mas pode não ser o suficiente para uma convivência proveitosa. Mesmo porque, às vezes, alguns parentes residem noutra cidade. No meu caso específico, meus netos moram em Brasília e Minas. Por isso, as férias são uma grande oportunidade para eles interagirem com pais, irmãos, avós e outros parentes. 

Casa do Arthur e Mércia, com família reunida
nas férias na praia. 
Boa parte dos membros das famílias atuais nem se conhecem, são estranhos uns aos outros. As psicopedagogas acreditam que os meses de recesso escolar podem se tornar uma fase de reconhecimento entre familiares. Enquanto isso, os adultos podem aprender a brincar com as crianças.  Há diversas formas divertidas de brincar em família e, consequentemente, aproveitar ao máximo as férias. Essa troca é um grande aprendizado!


Sempre gostei de crianças e para mim é gratificante a convivência com elas. Este ano pude conviver bastante com meus netos menores que vieram para Goiânia na véspera do natal. Foram muitas descobertas. Eu aprendo muito com eles. Eles são inteligentes, saudáveis e viajo junto ao imaginário deles, principalmente da pequena Juju, que quer sempre saber o porquê de tudo, mas mistura encantadoramente sua realidade infantil ao mundo mágico das princesas, bruxas, dos bichos, entre outros.

Juju e Luciana no Condomínio Green Park,
em Natal.
Ontem Juliana me disse que é amiga da Cinderela, mas que ia permitir que eu também o fosse! Daí a pouco, perguntava sobre a possível existência de um temido lobo na floresta, próxima à praia. Mas ao perceber a unha defeituosa do artelho do Aleixo, ela questionou o motivo. Quando ele respondeu que sua unha foi pisada por um cavalo, logo ela também imaginou que outro bicho também teria pisado a sua...

E hoje é o ano novo chinês, comemorado como um novo ciclo em grande parte do mundo oriental!

VÉSPERA DO RETORNO


Aleixo e Regina, junto a monumento em praia
de Rio do Fogo, RN.
Preferimos ficar na praia próxima, evitando o trânsito congestionado de turistas em um domingo ainda de férias  escolares, além do alvo de turistas estrangeiros. Além disso, teremos que proceder a limpeza do apartamento. Mesmo porque costumo cuidar dos objetos alheios com o rigor capricorniano.
Fiquei chateada de não ter sido possível abrir o programa Livezilla que usamos no voluntariado. Alguma coisa no meu PC devia ser incompatível com o sistema da Mércia e simplesmente não consegui acesso. Engraçado é que o skype e o facebook abriram, talvez eu não devesse mesmo fazer o plantão hoje. Enfim, depois providenciarei a reposição.

Arthur, Aleixo, Juju e Matheus no
Cond.Green Park, em Natal. 
Mas quero curtir o sol, a praia e o mar de Ponta Negra, pedindo ao cósmico a proteção para 2012 e recarregando as nossas energias junto à água grande, como uma entidade querida de nossas lembranças infantis usava para aludir ao mar...
Estivemos na  praia de Ponta Negra, em espaço bem natural, depois do Morro do Careca. Há sombra no canto da praia devido à vegetação do morro. E, na praia, se formam piscininhas entre pequenos montes de pedras em forma de cavernas, em que percebemos inúmeros caranguejinhos. As crianças adoram estas coisas! Arthur, Mércia e Leninha vieram nos visitar na hora do almoço.  Ele prometeu nos encontrar no aeroporto para pegar seu carro de volta. 

As algarobas na Pousada do Farol, onde
fomos tão bem recebidos pelos amigos -
Brasigóis e Elcir.
Todavia, mudou de ideia e resolveu contratar um taxista de sua confiança para fazê-lo, vindo pegar o carro antes! Nosso voo sai às três da madrugada, com conexão em Brasília. Não é um horário ideal para conseguir carona, mesmo de um filho!
Ficamos terminando a arrumação do apartamento,  revezando-nos entre um filme na TV e os cochilos, enquanto aguardávamos o horário da partida.


Regina oferecendo a torta Papo de Anjo
ao marido que exibe dente quebrado!
Nossa viagem tem sido excelente, mas já sinto falta de nossa Shamballa! Esqueci de relatar que Aleixo resolveu experimentar o fruto da algaroba, uma espécie de vagem dura e doce! Ele me disse que é muito bom o gosto, mas custou-lhe um dente quebrado que ele terá que consertar ao retornar a Goiânia ...Hehehe

sábado, 21 de janeiro de 2012

PAPO DE ANJO



Arhur Mércia, Regina, Aleixo e Leninha,
junho de 2011.
Ontem fomos à Praia dos Artistas e aproveitamos para visitar a grande feira de artesanato ali defronte. A polícia militar está atuante neste verão, protegendo os turistas e tem abordado os motoristas, solicitando documentação ou fazendo o bafômetro, se necessário. Aleixo já foi parado algumas vezes, aqui e na estrada.

Mais tarde, recebemos a visita da netinha Ana Helena e sua mãe Ana Mércia. Imaginem que continuo comemorando o meu aniversário quatro dias após. Mércia chegou com um lindo bouquet e rosas, salgadinhos e uma torta de chocolate chamada Papo de Anjo. Ela é feita para provocar a gula de qualquer vidente, porque é uma amálgama e chantilly e brigadeiro! Perigosamente atraente e forte prova para a quebra de qualquer dieta!

Ela nos pediu que buscássemos o Arthur no aeroporto. Não tinha quem ficasse com a Leninha e seu voo estava programado para o horário da Cinderela! Nós o fizemos e voltamos para casa depois da uma da matina! Assim, precisei tirar uma soneca após o almoço...

Hoje cedo Aleixo e eu fomos caminhar pela Praia, ao pé do Morro do Careca! A gente também por ver os pescadores trazendo o produto bem cedo. O mar estava convidativo, com sua água rasa e morna. Buscamos novo caminho e percebemos que este local devia ser uma região de pescadores que aos poucos está sendo povoada por arranha-céus. Nosso condomínio tem três prédios com vinte andares cada. Todavia, as ruas nos arredores são tortas, estreitas, esburacas, com casinhas populares, típicas de assentamento natural, diferente das cidades planejadas, como Goiânia. Falta sinalização de trânsito, ainda não há placas de identificação nas ruas, entre outros probleminhas. A cidade cresceu muito depressa e ainda não conseguiram acompanhar o seu desenvolvimento.

É muito interessante conversar com os ambulantes da praia. Relatam histórias diversas, mas todas parecidas com o sonho americano que conhecemos em relação ao Tio Sam. Agora acontecem fatos semelhantes só que, na atualidade, esses imigrantes procuram o Brasil. Alguns dizem que vieram aqui a passeio e resolveram ficar... Para eles nosso país é o paraíso, mesmo estando enfrentando os desafios da luta pela sobrevivência!

Ao final da tarde iremos encontrar Arthur, Mércia e Leninha no Condomínio fechado em que residem. Estou sem internet hoje e não consegui fazer meu plantão semanal como voluntária.

..........................

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SÃO SEBASTIÃO EM NATAL

Ai, que saudade do tempero da Elcir
 e da Rosélia na Pousada do Farol.
Como relatei, ontem retornamos a Natal. Ela é muito propriamente chamada de a cidade do sol! Sua imensidão de azuis, do céu e do mar, banha e ilumina as praias desta região potiguar. Estamos em Ponta Negra, pertinho do Morro do Careca, mas já passeamos por praias do norte e do sul, como venho registrando no blog. Hoje à tarde iremos à praia dos artistas.

Arthur, filho do Aleixo, que está trabalhando em Macaé, deve chegar esta noite e neste fim de semana acontecerão novos passeios, certamente.

Lembrei-me de que hoje é dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro. Geralmente, estou viajando nesta época e nos últimos anos tenho estado principalmente na cidade maravilhosa.

Mas, quando meus filhos eram pequenos, costumávamos alugar casa em Alagoas ou na Bahia, juntamente com familiares ou amigos, durante todo o mês de janeiro. Como morei no sul do Maranhão, ali passei certos janeiros de minha vida.

Algumas vezes, eu estava nos EUA nesta época, porque minha filha Fábia e meu neto Frederico moraram lá durante oito anos e era quando eu podia visitá-los por causa das férias acadêmicas brasileiras.

Há muito anos atrás, fiz um curso em Besançon, na França, também estando na cidade da relojoaria nesta mesma época. Lembro-me de que naquele ano de 83, passei o réveillon nos Champs Elisées, com minhas amigas Nilza Viera Barros e Hilda de Melo!

Quando eu era pequena, não gostava de ter nascido em janeiro. Nós dificilmente viajávamos. Meus pais nos levavam a passeios nos arredores da cidade ou no campo. Todavia, muitos viajavam e meu aniversário não era muito concorrido, devido, sobretudo, às férias escolares.

Mas este ano meu aniversário foi especial! Nunca esquecerei o carinho amigo do Brasigóis e da Elcir, além da atenção amorosa do Aleixo, no espaço paradisíaco da Pousada do Farol, em São Bento do Norte!

.............................................................................................................

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BOI NO QUINTAL


Regina e Aleixo, em Rio do Fogo, 19.01.12.
Deixamos São Miguel do Gostoso cerca de meio dia, depois de curtimos a praia e a cidade mais um pouco. Então, tomamos a rodovia costeira antes de pegarmos a 101, excelente por sinal. Na vinda viemos pelo sertão, com a paisagem do semi-árido; agora, voltamos pela estrada via orla  marítima.
A paisagem  é bem diferente e o verde está mais perceptível. Coqueiros e cajueiros se revezam ao longo do caminho.  Passamos por Touros, praticamente ligada a São Miguel, pela praia de São José e a Lagoa do Sal.

Regina em Rio do Fogo, litoral de RN.
Pudemos observar que, nas cidadezinhas por que passamos, os moradores costumam criar gado nos quintais, em espaço bem reduzido, às vezes.
Passamos por inúmeras praias, entramos em algumas cidadezinhas, todas muito parecidas. O sol esteve sempre bem quente, não conseguimos ficar muito tempo devido ao calor, dificilmente inferior a 35 graus centígrados.
Paramos um pouco em Rio do Fogo, cuja passagem nós registramos. Depois, dirigimos de volta a Natal, passando por Maxaranguape, entre outros lugares. Foi uma viagem deveras agradável, sem compromissos, parando e observando tudo que nos interessava.
Ao entardecer, retornamos ao condomínio Corais da Enseada de Ponta Negra, onde estaremos nos próximos dias. Pedimos uma pizza e fomos assistir a um pouco de TV antes de adormecer. Amanhã, mais praia, sol, passeios de verão!

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Aleixo e Regina junto ao farol da Pousada do Brasigóis.
Ontem, depois do almoço com o Brasigóis, deixamos a Pousada do Farol e viemos para São Miguel do Gostoso, passando por estrada de terra, mas em boas condições. Lamentamos nos despedir dos amigos, mas nos prometemos reencontrar breve, aqui, na Shamballa, no Rio, na Auatrália ou algures!  E adorei o trajeto inusitado da região.
Estamos na Pousada Arte do Velejo a poucos metros da praia e já fizemos o reconhecimento do local. Logo descobrimos que as dunas petrificadas são a principal atração da praia de Tourinhos, aqui em São Miguel do Gostoso. 
Eu nunca havia ouvido falar em São Miguel do Gostoso, mas percebi que, atualmente, este espaço é um dos points turísticos do litoral nordestino. A cidade de São Miguel está localizada na esquina do continente sul-americano, ou seja, onde o vento faz a curva!

 São Miguel do Gostoso onde estamos agora.
São Miguel do Gostoso fica no Rio Grande do Norte, a 100 km da capital do estado, Natal. Além das praias urbanas de São Miguel do Gostoso - Ponta do Santo Cristo, Xepa, Cardeiro e Maceió -, há inúmeras outras praias belíssimas, com águas limpas e mornas, nas proximidades.

Uma delas é a Praia do Tourinho, formada por dunas fossilizadas que têm mais de 2000 anos. No município de São Miguel do Gostoso também fica a Praia do Marco. Ela tem este nome porque foi ali que, um ano após o descobrimento do Brasil, os portugueses colocaram o primeiro marco colonizador nas terras brasileiras - expedição de Gaspar de Lemos, em 1501.

Formada por dunas enormes, a praia do Marco é conhecida como Dunas do Vespúcio - uma homenagem a Américo Vespúcio- que integrava a expedição de Lemos. Apesar da importância histórica desse marco colonial, o fato é conhecido, sobretudo, por estudiosos e historiadores.

Cantinho artístico na Pousada do Farol,
em S. Bento do Norte..
Galinhos é outra praia da região. É um pouco mais distante de São Miguel do Gostoso, mas vale a pena ser conhecida. A praia fica na ponta de uma península bastante acidentada e apenas carros tracionados podem chegar lá. A região tem dunas e enormes salinas.

Outras praias próximas a São Miguel do Gostoso são Perobas e Maracajaú, ao sul, e são famosas pelas formações de corais, conhecidas por parrachos.  As praias são ideais para mergulhos.

Já as praias urbanas de São Miguel do Gostoso são consideradas ótimas para a prática de esportes náuticos à vela, especialmente o windsurfe e o kitesurfe. O local é apontado como uma das melhores áreas para esse tipo de esporte - tão especial quanto Jericoacoara, no Ceará.

Este caranguejo amarelo foi meu convidado
 de aniversário dia 17.
São Miguel do Gostoso é uma cidade pequena, com cerca de cinco mil pessoas, mas com boa infraestrutura turística. O litoral tem muitas dunas e coqueiros que acompanham toda a extensa enseada que forma as praias.

Regina e Aleixo, na Pousada Arte do Velejo.
em São Miguel do Gostoso, 19.01.2012.
A 15 km de São Miguel do Gostoso fica o Farol do Calcanhar. Com quase 100m de altura, é o maior farol da América Latina. Na região, há praias, como Perobas e Maracajaú, ideais para mergulhos por conta dos grandes bancos de corais. Próximo a São Miguel também está o marco zero da BR-101, a maior rodovia do Brasil.
A região tem atraído muitos empreendimentos imobiliários, principalmente condomínios de grupos espanhóis e portugueses. E há inúmeros outros projetos de grande porte sendo implantados em toda a região.

Regina na praia de S. Miguel de Gostoso,
catando conchinhas para o neto Matheus.
Esqueci de relatar que durante a comemoração de meu aniversário na Pousada do Farol apareceu um lindo caranguejo amarelo desfilando pelo chão do restaurante. Assim que o identifiquei, quis fotografá-lo. Brasigóis e Elcir dizem que eles costumam aparecer por lá à noite. A funcionária me disse que ele  se chama Crossá... Mas não achei qualquer referência deste nome na internet. Aleixo acha que ela pode ter ouvido mal e estar repetindo uma variação linguística de crustáceo. 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

BOLO DA MEIGA DO ABRAÇO QUÂNTICO

Elcir, Brasigóis, Regina e Aleixo junto ao
bolo com prosa e carinho!

Comprei um chip local para poder receber os cumprimentos pelo meu natalício, mas ele não tem sinal na região em que me encontro. Tampouco os outros provedores de que disponho!
Brasigóis providenciou acesso sem fio na pousada desde ontem e fomos os primeiros internautas a fazer uso deste útil meio de comunicação! Mais um presente de aniversário!
Ele me deu também seu livro sobre aforismos bardos – Brasigois´ Tweet Book que vou ler com prazer.

O dia do natalício de uma pessoa é um marco astrológico de muita importância, pois é aproximadamente nessa data que o Sol passa pelo mesmo grau do Zodíaco  em que se encontrava no momento em que ela veio ao mundo.
Foto da paisagem nos arredores da
Pousada do Farol, 18.01.2012.
Símbolo do ciclo que a consciência atravessa durante o ano, o percurso do Sol renova-se no aniversário, indicando uma nova etapa de compreensão que o intelecto terá que absorver nos próximos doze meses.
Nesse dia, no momento em que o Sol passa por este ponto exato, a Astrologia calcula um novo mapa astrológico, que vai indicar as tendências, trunfos e desafios do novo ciclo que está iniciando. Esta técnica tem o nome de revolução solar. Assim que retornar  ao lar, calcularei meu mapa usando altitude e longitude deste espaço paradisíaco em que me encontro.

Entrada da Pousada do Farol em
São Bento do Norte.
Aliás, escolhi passar meu aniversário  aqui em São Bento do Norte, intuitivamente. É um local maravilhoso e fomos muito bem acolhidos pelos proprietários da Pousada do Farol – Brasigóis Felício e sua esposa Elcir!
Imaginem que, à noite, meu marido e eles me surpreenderam com o tradicional bolo  de aniversário, desta feita recheado também com muito carinho e prosa amiga!
Tenho certeza de que começo um novo ciclo com muitas bênçãos  e agradeço ao cósmico não apenas as dádivas do dia de ontem, mas tudo que superei na última etapa vivenciada!