quinta-feira, 26 de maio de 2011

BARRA DA TIJUCA


Regina no Barra Shopping,  em 26.05.2011.
Após o desjejum, pegamos o ônibus na Avenida Atlântica para a Barra. É um lugar muito bonito, mas às vezes lembra as cidades norte-americanas, devido ao modelo arquitetônico e aos nomes dos bairros e conjuntos em que prevalece o idioma inglês.

Barra da Tijuca é uma região localizada entre o oceano Atlântico, os maciços da Pedra Branca e da Tijuca, e Jacarepaguá, na zona oeste do município do Rio de Janeiro. É formada por oito distritos - oficialmente bairros: Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Pequena, Vargem Grande, Camorim, Grumari, Joá e Itanhangá, abrangendo uma população de aproximadamente 300 mil pessoas. O gentílico para os nascidos ou os que lá vivem é barristas.

Vista da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, 2011.
Possui ao todo 27,3 km de praias oceânicas, sendo a maior a Praia da Barra, que vai do píer da Barra até a Praia da Reserva totalizando aproximadamente 16 quilômetros, mas somando-se à praia do Pontal no Recreio dos Bandeirantes chega a 18 quilômetros de extensão, uma das maiores do estado, e três grandes lagoas, além de lagoas menores e canais.

A região é cortada por três vias principais: a Avenida das Américas (principal via da região, que segue por Guaratiba e possui cerca de 40 quilômetros), a Avenida Ayrton Senna (que liga a Barra ao bairro de Jacarepaguá e à Linha Amarela), e a Avenida Lúcio Costa, antiga Avenida Sernambetiba (ao longo do litoral).


Aleixo e  Regina no Barra Shopping, Rio.
 A região da Barra era originalmente um imenso areal, com vegetação rasteira típica de restinga. A área, alagadiça e imprópria para o plantio, permaneceu desocupada até meados do século XX, sendo freqüentada apenas por pescadores. No ano de 1667, a região foi doada a religiosos beneditinos, que implantaram engenhos apenas nos bairros de Camorim, Vargem Pequena e Vargem Grande.

O grande marco do início do desenvolvimento da Barra, no entanto, se deu na administração do governador do estado da Guanabara Negrão de Lima, que encomendou ao urbanista Lúcio Costa um projeto para a região. O Plano Piloto da Barra da Tijuca de 1969, similar ao Plano de Brasília, de inspiração no urbanismo dos Estados Unidos, com longas avenidas e grandes espaços abertos, marcou definitivamente o início do estilo de vida peculiar da Barra.

Aleixo e Regina em restaurante na Barra.
Na década de 1970, foi construída a Auto-Estrada Lagoa-Barra, que possibilitou o maior desenvolvimento, diminuindo o tempo de transporte para a zona sul da cidade do Rio. Por essa mesma época consolidaram-se grandes condomínios e bairros planejados, inspirados em novo modelo de vida, com destaque para o Nova Ipanema e o Novo Leblon.

A Barra é um bairro suntuoso, mas devido à sua estrutura,  depende de carro. Seu acesso será melhor quando a linha de metrô chegar aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário