quarta-feira, 11 de maio de 2011

MINHA VIDA É UM BLOG ABERTO

Blogueira Regina, em 09.05.2011.
"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho." Clarice Lispector

E a minha vida é um blog aberto... Minha vida não é um livro! Muitos livros ficam nas estantes e, às vezes, nem são abertos! O blog é virtual e muita gente o visita!

Imaginem que publiquei meia dúzia de livros e estou certa de que não tive muitos leitores, mas posso contabilizar cerca de quinze mil visitas ao blog em menos de um ano!

Antigamente, era muito comum ouvirmos este clichê: minha vida é um livro aberto, quando alguém queria demonstrar ser uma pessoa franca , ou, ainda, quando essa pessoa desejava dar uma prova de que sua vida era transparente e que não havia nada que a pudesse constranger, vindo a público.

Regina fotografada por seu sobrinho,
Leandro Moura, em 1993.
A palavra blog é uma contração de duas outras, do inglês: web e log. Web é um dos principais ambientes da internet, um enorme repositório de informações, formado por “zilhões” de páginas com recursos multimídia e agrupadas nos chamados web sites ou, simplesmente, sites.

Enquanto, log é um termo técnico, que designa o registro de todas as operações feitas em um determinado sistema de informações, de modo que possamos rastrear tudo o que foi feito, identificando, inclusive, quem fez o que e quando o fez. Enfim, a palavra log é quase um sinônimo de sistema de relatório.

Como vimos, web log é uma expressão que designa um site na web, cuja principal característica seria armazenar, em forma de relatório, quaisquer informações, inseridas sequencialmente.

Aleixo e Regina, no Rio, jan. 2011.
O termo foi simplificado e a expressão web log foi contraída, fazendo surgir o termo blog, que é usado para identificar aquilo que hoje é a versão moderna e digital dos velhos diários que algumas pessoas costumavam escrever.

Todavia, os diários eram escondidos de todo mundo, pois continham informações íntimas, da vida privada do autor!

Hoje, pelo menos em suas versões digitais, os blogs são abertos a todos os internautas. Na verdade, quem hoje publica um blog está se expondo bastante, uma vez que o seu diário vira um site público, que pode ser lido por quem quer que tenha acesso à internet.

Aleixo e Regina, perto da Harrods,em Londres. 
Sabe-se que os blogs estão se proliferando rapidamente e que é cada vez maior a quantidade de pessoas que deseja ter seus diários publicados na internet. 
E o que todo blogueiro mais deseja é ser lido!
Por isso, eu lhes agradeço por acessar e divulgar o meu blog: http://www.blogdareginalucia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário