sexta-feira, 6 de maio de 2011

DAMA-DA-NOITE E SHAMBALLA

"O êxito consiste em alcançar o que se deseja; a felicidade, em desejar o que se alcança."
Aleixo e Regina,  na Igreja
do Senhor do Bonfim, em Salvador.
Temos tido uma semana movimentada. Fomos a Araguari e voltamos, cumpri o meu compromisso semanal no CEIC, hoje à noite Aleixo e eu seremos padrinhos de um casamento, amanhã continuaremos o treinamento semanal para voluntário que fazemos a cada sábado...

Hoje cedo o trânsito estava terrível e o atribuímos ao dia de sexta-feira e à proximidade do dia das mães, neste próximo domingo!

Isso tudo entre tantas coisas rotineiras do dia-a-dia! Mas estamos bem e planejando duas viagens. A primeira será ainda este mês e para o nosso lar carioca... A outra, para o exterior, no segundo semestre.

Dama da Noite em botão.
Arthur, filho do Aleixo, e as suas Aninhas planejam nos visitar em julho / agosto e só viajaremos depois. Antes disso, receberemos a visita de nosso querido Ricardo Abrahão que não encontramos fisicamente há quase dez anos!

Ontem à noite nossa casa estava deveras perfumada. Temos dois pés de damas da noite aqui e elas costumam florir nesta época. Existem muitas plantas com este nome. A nossa dama da noite é uma planta arbustiva de ciclo de vida perene. Ela possui flores de aroma inebriante que só se abrem e exalam este perfume durante a noite. Seu perfume é um dos mais fortes entre as plantas.

Pena que não podemos exibir o  seu perfume!
As flores são pequenas em forma de cálice, com uma terminação que lhe dá o aspecto de uma estrela. São em grande número, de dimensões pequenas e de cor branca, mas dizem que há uma variedade de flores amarelas.

Enquanto suas flores ainda estão fechadas, elas apresentam uma coloração esverdeada. Quando estão abertas, são brancas em sua parte interna. A polinização fica a cargo de abelhas, beija-flores e borboletas, sempre presentes aqui na Shamballa.
Dizem que se a gente quiser atrair borboletas para o jardim, a dama-da-noite é um bom chamariz. Os frutos são bagas de cor branca, translúcidos em sua parte interna.

As orquìdeas fotografadas pelo Aleixo na
casa do Abadio.
Soube, ainda, que toda a planta é tóxica. As formigas vivem comendo meus jasmins e roseiras, mas nunca atacaram as damas-da-noite!

A Dama-da-Noite é utilizada tanto no paisagismo como na perfumaria. Nós as plantamos junto a duas cercas. Se ela pegar sombra, produzirá menos flores e seu odor será menos forte. Como ela é uma planta rústica, exige poucos cuidados, adaptando-se melhor em locais de clima quente e úmido. É uma planta invasiva sendo que, a qualquer descuido pode espalhar-se facilmente. Sua reprodução pode ser feita através de estaquias dos ramo

Nenhum comentário:

Postar um comentário