terça-feira, 10 de maio de 2011

CONVIVER COM AS DIFERENÇAS

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento". Clarice Lispector

Regina Lúcia, 2011.
Conviver com as diferenças é um desafio inerente a todo ser humano. Não existe uma pessoa igual à outra, cada indivíduo é único no universo e a convivência com outros seres humanos é necessária para o nosso crescimento, surgindo, daí, o desafio de se conviver com as diferenças.

Esse conviver com as diferenças é uma tarefa difícil, mas precisa ser vista como uma necessidade humana, pois ao respeitar o próximo, certamente abriremos espaços para que as nossas diferenças também sejam respeitadas, porque ao entender e compreender o outro, abrimos uma porta para que a outra pessoa também tente nos compreender.

Aleixo e Regina, em 11.09.2010.
É preciso que entendamos que cada pessoa tem o seu jeito, as suas particularidades o que a torna diferente das demais pessoas, portanto essa pessoa não é obrigada a ver a vida da mesma maneira que nós. O outro tem o direito de ver vida e perceber as situações de uma maneira diferente da nossa!

Quando aprendermos a enxergar o outro como um ser diferente, mas especial, teremos, então, um mundo mais justo, igualitário, com menos violência e, conseqüentemente, com pessoas mais felizes.

Regina ao lado do Drummond,
se inspirando em Copacabana, 2011.
Fui professora por várias décadas e sempre senti prazer em minha profissão. Aprendi muito lecionando, afinal, acredito no dizer de Paulo Freire em que os seres se educam entre si... 
 
E, com o tempo, fui burilando um pouco a minha ansiedade, o alto grau de exigência, antigos preconceitos cristalizados, percebendo melhor a necessidade do caminhar juntos em qualquer processo de troca.
E, segundo Cora Coralina, feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina! Aconteceu comigo! Ainda está acontecendo, uma vez que a vida não pára!

Um comentário:

  1. Comentário da mana Clélia

    From: Clelia Araujo
    To: regina araujo
    Sent: Tuesday, May 10, 2011 7:02 PM
    Subject: blogs

    oi, regi,
    como admiro sua disposição para escrever...
    acabei de me atualizar novamente, lendo suas últimas postagens no blog.
    ainda faço barbeiragens...fiz um comentário bem grande no texto sobre a tia Hermínia, mas na hora de postar, ele sumiu, não entendi como... resultado, escrevi um mais enxuto, totalmente diferente do anterior e postei...fazer o que...isso me aconteceu no passado, várias vezes, na época da redação das petições. Escrevia na empolgação, esquecia de salvar e, com algum movimento equivocado, terminava perdendo tudo...coisas de quem se iniciou na era tecnológica já na maturidade e nunca teve muita paciência, nem vontade de ficar curtindo essas maravilhas da modernidade.
    mas, como talvez a gente ainda tenha alguns bons anos pela frente, ando pensando em capitular e tentar vencer a birra contra a tecnologia para conseguir aprender o suficiente pra não ficar apanhando do computador.
    Fui procurar algumas fotos antigas para a Pri, que estava organizando o chá bar de uma amiga da infância e encontrei algumas fotos que talvez lhe interesse. Pode ser que vc já as tenha, mas se quiser passar aqui para vê-las...amanhã só vou sair ao meio dia pra levar a Pri pra fazer endoscopia...fora issso, estarei em casa todo o período.
    beijo!
    clélia

    ResponderExcluir