quinta-feira, 12 de maio de 2011

ATRAÇÃO MÍSTICA

Regina, 06. 01.2011.
Hoje acordamos com o som de toc, toc toc...Era um sabiá batendo no vidro da porta, atrás de seu reflexo! A gente fica gratificada com  o inusitado dessas pequenas experiências do cotidiano...

Ontem, imaginei que talvez eu tenha sido mesmo uma religiosa em vida anterior, conforme, um dia, me disse uma vidente! Adoro sinos e sorrio a cada vez que me lembro de meu amigo Heleno que simplifica tudo com hipóteses de análise literária! Assim, os sinos são apenas símbolos fálicos! Hehehe... Mas tenho paixão por outros objetos religiosos!

Japamala, rosário tipo indiano.
Gosto muito de turíbulos, incenso de igreja, terços... Aliás, algumas vezes quis até colecioná-los. Minha casa é cheia de imagens de anjos! Comprei alguns, ganhei muitos, cada um tem seu espaço em nosso lar que alguém já me disse parecer um santuário!

É que sou ecumênica e, a par dos terços, gosto também daqueles longos rosários com contas de madeira, japamalas, usados pelos indianos... Adoro novenas, jornadas xamânicas, rituais rosacrucianos, entre outros!

Na década de 90, época de onda mística, era muito pior. As pessoas me ofertavam objetos distintos, símbolos religiosos em sua maioria. Nem sempre tudo combinava e tive que, aos poucos, ir me desfazendo de imagens várias...

Regina, Régis, Marco Vezzani e Ana Paula,
em iniciação de Reiki, março, 2011.
Cheguei a dizer a uma amiga mais próxima que quando alguém lhe perguntasse o que eu gostaria de ganhar, ela sugerisse sabonetes perfumados ou cremes hidratantes de que também gosto bastante! Helen não esqueceu e a cada ano me presenteia assim!

O ambiente das igrejas, dos mosteiros, me atrai! Uma vez estive hospedada em um hotel de Mariana, cujo prédio tinha sido um convento! Gostei muito! Ele ainda conservava aqueles longos corredores misteriosos, a capela era linda! Senti-me em casa em meio ao espaço sagrado! Aquele silêncio místico me acalma, seduz...

Regina na casa de Shakespeare, UK, 2010.
Nunca vou esquecer a música daqueles espaços religiosos! Passei os dias perambulando por igrejas, cemitérios, ateliers de artesãos barrocos! Trouxe telas e esculturas de anjos em madeira! A amiga que me acompanhava sofreu bastante. Eu andava o dia inteiro e me esquecia da alimentação! Depois conto em detalhes a história dessa viagem a Minas!

Todavia, prefiro os templos vazios! Algumas vezes tive crises de tosse ou espirro durante as missas. Imagino que pudesse ser o cheiro de mofo do ambiente! Quando aconteceu, as pessoas ficavam me olhando, eu sentia a condenação em seus olhares, mas não conseguia parar, parece até que tossia ou espirrava mais ainda, de nervosismo...

3 comentários:

  1. Vocês nem imaginam o meu susto! O google esteve em manuntenção ontem, e hoje cedo as minhas duas últimas postagens haviam desaparecido! Uma vez aconteceu algo semelhante e tive que postar novamente!
    Felizmente, as postagens do dia 11 e 12 voltaram! Que alívio! A gente nunca consegue repetir igualzinho!

    ResponderExcluir
  2. FICO FELIZ DE VC TER RECUPERADO AS POSTAGENS.É INCRÍVEL A EXPOSIÇÃO A QUE ESTAMOS TODOS SUBMETIDOS NESSA ERA DA TECNOLOGIA. OS SEUS TEXTOS FORAM PASSEAR MAS RETORNARAM AO LOCAL DE ORIGEM. POR ONDE SERÁ QUE ANDARAM? RSRSRSRS
    BEIJOS!
    CLÉLIA

    ResponderExcluir
  3. Pois, onde será? Hehehe
    O importante é que voltaram... Nunc conseguiria reproduzi-los...

    ResponderExcluir