Regina Lúcia, 2010. |
"A felicidade é difícil de se atingir, pois só a atingimos tornando felizes os outros." Stuart Clock
Sabemos que há muitos tipos de mãe! Mães de ventre, mães de coração, mães-avós, mães-pais, mães-árvores... Todas essenciais, especialíssimas. Mas, há aquelas que nasceram com o dom da maternidade tão desenvolvido que nem podem se limitar a ter apenas seus próprios filhos! Sua copa maternal pode abrigar a muitos! É a mãe árvore!
Sabemos que há muitos tipos de mãe! Mães de ventre, mães de coração, mães-avós, mães-pais, mães-árvores... Todas essenciais, especialíssimas. Mas, há aquelas que nasceram com o dom da maternidade tão desenvolvido que nem podem se limitar a ter apenas seus próprios filhos! Sua copa maternal pode abrigar a muitos! É a mãe árvore!
Se as outras geram ou adotam frutos enxertados, ela lhes dá sombra!
Tia Maria Hermínia Araújo, exemplo de mãe-árvore! |
Minha tia paterna e madrinha Maria Hermínia foi uma dessas mulheres! Laboriosa, responsável, atenta, incansável, expressão do amor universal! Teve inúmeros sobrinhos, incontáveis afilhados...
Cuidou dos irmãos e de seus pais até à morte, sempre com um sorriso nos lábios e a atenção amorosa de uma grande mãe!
Foi alguém que se permitiu elevar o sentimento de justiça acima dos seus próprios interesses.
Conservou o amor pela família, mesmo quando ela lhe exigiu imensos esforços e árduas renúncias em prol da sua harmonia. Conseguiu perceber sempre o lado bom e belo das coisas, apesar das lágrimas que muitas vezes brotaram amargas do fundo de sua alma.
Nunca a ouvi falar mal de quem quer que fosse! Uma vez eu assisti a uma cena: alguém que a agredia verbalmente, talvez até de maneira injusta, mas em altos brados... E ela se retirou mansamente, evitando maior desarmonia familiar! Eu era pequena, porém, naquele momento, pressenti que minha madrinha era grande!
Mãe Didi e seu neto Gustavo, em 1979. |
Hoje, neste dia das mães, quero homenagear Tia Hermínia junto com todas as mães do universo, agradecendo também à minha mãe Didi!
Onde quer que elas se encontrem, que o cósmico as ilumine e as proteja sempre! Certamente, tanto a minha mãe biológica como essa mãe árvore estarão velando por sua descendência!
COMENTÁRIO DA BENÉ
ResponderExcluirFrom: benecjd@uol.com.br
To: reginaja@terra.com.br
Sent: Sunday, May 08, 2011 8:18 PM
Subject: mãe
RÉ, a mensagem do Aurélio compensou-me de todas as canseiras e correrias de anos e anos. Não é a primeira vez que ele faz isso, todas me comovem profundamente. Você sabe que lutamos tanto por isso e nada mais. Assim, sabemos que cumprimos nossa missão com eles. Sou realizada em relaçaõ aos filhos, à profissão e à família. No resto poderia ter feito mais, mas não consegui e pt sds. Um dia feliz pra voce que merece muito e sei que fez tb todos os sacrifícios para jogá-los o mais longe que o arco e a flecha poderia levá-los. Beijos / Bené
oi Regi,
ResponderExcluirVc foi muito feliz na sua homenagem e no texto sobre a nossa querida tia Hermínia. Concordo com tudo o que vc escreveu. Como sinto saudade daquela alma desprendida, exemplo de coragem, força, determinação e integridade. Sei que ela deve estar em um lugar maravilhoso, fazendo o que sempre fez: distribuindo amor e carinho e se desdobrando para ser útil. Que seu espírito possa estar recebendo sempre nossas vibrações positivas de gratidão e afeto.
Beijo!
clélia