quarta-feira, 25 de maio de 2011

SOLAR MENINOS DE LUZ


Voluntários no Solar.
Hoje, resolvemos subir até a comunidade do Pavãozinho e visitar o Solar, conforme programado. É fácil o acesso. Na ida, simplesmente subimos uma escadaria, talvez uns 150 degraus, próxima ao metrô da Sá Ferreira, e, ao término, nos deparamos com o muro verde das casas ocupadas pelo solar. Na volta, resolvemos descer a rampa da rua da instituição – a Saint Roman – e logo estávamos também na Sá Ferreira. E ainda existe uma terceira possibilidade, a outra ponta da Rua Saint Roman.

Imagem do Solar Meninos de Luz
O Solar Meninos de Luz é uma organização civil, filantrópica, em funcionamento desde agosto de 1991. Promove educação formal e complementar em regime integral, cultura, esportes e cuidados básicos de saúde nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Foi fundado e é mantido pelo Lar Paulo de Tarso – Instituição Espírita de Estudos e Assistência Social, com sede na Rua Sousa Lima, na divisa de Copa com Ipanema, aqui no Rio. A instituição realiza, desde dezembro de 1983, extensa obra social no local, junto às famílias daquelas comunidades.

Igreja Candelária no Rio de Janeiro.
A sustentabilidade é formada por doações de pessoas físicas, apoio e parcerias com empresas públicas e privadas, organizações sociais, campanhas pontuais, e pela comercialização de produtos doados em bazares beneficentes.

Aleixo e Regina, no Museu da República,
Catete, em 24.05.2011.
Os trabalhadores para as atividades fins são contratados (CLT). Há um grande número de voluntários, em todos os setores. Sua missão é transformar vidas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social das comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho através de ações preventivas proporcionando-lhes educação universalista e valores humanitários em horário integral, promotoras do homem de bem. Envolver nesse movimento suas famílias e, por extensão, a comunidade, em busca do viver em harmonia e paz.

Aleixo e Regina, na Lagoa Rodrigo de Freitas,
2m 23.05.2011.
O Solar defende a contribuição efetiva na conquista da paz e do bem-estar social na comunidade do Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, através da elevação da auto-estima e da satisfação pessoal de seus moradores, por conquistas observáveis nos campos intelectual, ético-moral e econômico, de alunos e ex-alunos do Solar Meninos de Luz, que se tornam agentes de mudanças positivas.

As ações sociais do Solar Meninos de Luz integram-se num todo harmônico que tem como foco a criança e o adolescente com suas necessidades físicas e espirituais. A partir desse núcleo liga-se às suas famílias atraindo-as à participação escola/família. Seus benefícios se irradiam por toda a comunidade, atraindo seus moradores à convivência fraterna pela oferta de seus espaços educacionais, esportivos e culturais. Dessas ações emergem trocas sociais entre moradores da comunidade e da cidade do Rio de Janeiro. 
Regina,  em frente ao Teatro Municipal do Rio,
em 22.05.2011.

No dia 22 de maio de 2011, o Teatro Meninos de Luz recebeu a harpista Claire Jonas, que tocou no casamento do Príncipe Willian e Kate, na Inglaterra.
Pena que havíamos comprado ingressos para um espetáculo no Municipal antes e o horario dos dois eventos coincidiu.


Há algum tempo, sou uma madrinha da instituição, contribuindo com pequenas cotas para o sustento do trabalho. Mas me inscrevi também como voluntária duas vezes por semana, preferindo atuar junto ao berçário que visitamos hoje. Levei, ainda, alguns livros para a biblioteca que tem o nome do escritor Paulo Coelho. Hoje, acontece no Solar a inauguração da Ciranda Literária Afro Brasileira, a partir das 16h.

Um comentário:

  1. From: Luis Vasconcellos
    Subject: pontos de vista? foco? perspectiva?

    A "Gestalt" é tudo e se mudamos o foco ou se vemos o mundo através do hemisfério cerebral alternativo, o mundo muda. Ou será que nós é que mudamos?
    Nunca vamos deixar de nos projetar na realidade percebida e saber deste fato nos torna mais atentos à subjetividade de nossa percepção.
    Somos construtores do mundo que percebemos...

    --
    Luis Vasconcellos
    Psicólogo

    ResponderExcluir