quarta-feira, 4 de maio de 2011

VIDA DE MÉDICA


Fábia é estudante de Medicna.
O ato médico constitui todo procedimento da competência e responsabilidade exclusivas do médico no exercício de sua profissão, em benefício do ser humano, individualmente ou da sociedade como um todo, visando à preservação da saúde, a prevenção das doenças, a identificação dos estados mórbidos, o tratamento e a reabilitação do enfermo.

A função principal do médico ao longo dos tempos tem sido a de cuidar e tratar dos enfermos, ou seja, a obrigação médica consiste basicamente na formulação do diagnóstico e na instituição do tratamento mais indicado para o paciente.

Uma médica faz muitas coisas, sem dúvida. Aliás, esta tem sido a característica da mulher moderna: ganha espaço no mercado de trabalho e mantém suas tarefas domésticas, o que se costuma chamar de dupla jornada.
Laila, Regina, filhos do Carlinhos, Fábia e
demais alunos ao final do curso. 
Hoje, acredito que muitos maridos aprenderam a assumir uma parte do trabalho com a casa e com os filhos, diferentemente de minha época. Mesmo porque, no caso das médicas, é necessário compatibilizar plantões noturnos, horários de trabalho imprevisíveis, com o cuidar dos filhos e do casamento. No caso da Fábia, por enquanto, ela também responde pelo diretório acadêmico de sua instituição. Mas tudo é possível!

Fábia nos revelou que teve certeza de sua vocação ao retornar dos EUA, onde viveu algum tempo com seu filho Frederico e o marido Vaíte. Ela não tinha base suficiente, porque havia freqüentado um curso técnico em nível de segundo grau e, depois, ingressado na universidade, onde começou dois cursos - Psicologia e Administração - desistindo de concluí-los antes de viajar para o exterior. Assim, teve de esforçar-se muito! Todavia, hoje, já na reta final, sente-se realizada por ter descoberto em tempo a sua verdadeira profissão.

Alunos do curso junto ao professor Aleixo.
Ontem viemos a Araguari para o segundo módulo do curso de Inglês Instrumental, ministrado aos acadêmicos de Medicina, dos últimos períodos. Tudo correu muito bem e Aleixo se sentiu gratificado com o interesse de alguns alunos que estudaram o material que ele deixou e participam ativamente das atividades da noite de ontem. Podemos citar: Gute, Nériton, Laila, Sara, Daniel, Régis, Thais, Lívia, Carlinhos, entre outros.

Os filhos do Carlos - Carlinhos e Gabi - assistiram ao curso inteiro, sentados tranquilamente nas carteiras, sem reclamarem! Achei incrível, porque relembrei quando levava meus filhos pequenos para o colégio público e eles assistiam às aulas de francês que eu ministrava até o horário de sua aula de musicalização, no conservatório próximo!

Turma de Inglês Instrumental, na
UNIPAC - Araguari, em 3.5.2011.
Ao final do curso ontem, não havia mais do que uns quarenta alunos e, novamente, foi feito um sorteio de livros da área médica que trouxemos da Editora da PUC de Goiás. Possivelmente, voltaremos aqui para um novo módulo, atendendo ao pedido de alunos que não puderam participar desta vez!

Voltaremos por Caldas Novas, pois pretendemos visitar a Bené e o Raimundo que faz aniversário amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário