segunda-feira, 23 de maio de 2011

LAGOA RODRIGO DE FREITAS

Regina, no Rio.
Um passeio imperdível no Rio é uma caminhada próxima à Lagoa Rodrigo de Freitas. Cercada de bairros, montanhas e abraçada pelo Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas impressiona pelo pôr-do-sol e o reflexo da luz do dia em suas águas plácidas e silenciosas.

Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, 2011.
Unida ao mar pelo canal do Jardim de Alah, entre os bairros de Ipanema e Leblon, sua orla abriga parques, quadras de esportes, rinque de patinação, heliporto, pista para caminhadas, ciclovia e um pequeno centro gastronômico distribuído por quiosques que oferecem de comida italiana a japonesa, além de música ao vivo à noite.

Isso sem falar nos passeios de pedalinho, que nos domingos e feriados proporcionam ao turista uma visão única de tudo que emoldura a mais bela lagoa do Rio. A sua localização é Avenida Epitácio Pessoa e Av. Borges de Medeiros, abrangendo os bairros de Ipanema, Lagoa e Humaitá. E o horário de acesso aos parques da Lagoa é livre.

Foto tirada no Municipal, ao final da apresentação da ópera. 
Embora sobreviva às suas margens uma colônia de pescadores, a lagoa é vítima de um problema crônico de mortandade de peixes, causado pela proliferação de algas que consomem o oxigênio nas águas. Recentemente a iniciativa de um biólogo tem tido um efetivo sucesso na reintrodução de espécies nativas de manguezal, vegetação nativa de seu entorno.

Aleixo diz que tem boas lembranças desta Lagoa. Em sua juventude, ele foi remador do Vasco e todo dia, às 6h da manhã, fazia seu treinamento lá, costumando ainda realizar algumas corridas a pé ao seu redor. Hoje a Lagoa também é usada como local para provas e treinamento de remo, sobretudo dos clubes Flamengo e Vasco que tem sua sede às suas margens.
Aleixo e Regina,  em Ipanema.
Regina,  no Largo do Machado.










Desde 1995, na época de Natal, há a tradição de se montar uma gigantesca árvore de Natal iluminada, aproveitando o seu espelho d'água.
Conforme planejado, caminhamos por Ipanema até a Lagoa ao final da tarde onde pudemos apreciar o por do sol! Vimos uma linda garça na lagoa e a fotografamos. Ela era tão perfeita que a princípio pensei que fosse artificial até que ela se mexeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário