terça-feira, 26 de julho de 2011

VIAGEM A PORTUGAL

Aleixo e Regina curtindo a natureza em Shamballa.
Estamos pensando em voltar à Europa este ano e queremos visitar Portugal, uma vez que recentemente fomos ao UK. Estive na terra do fado há muito tempo, por alguns dias apenas. Aleixo morou em Lisboa, cerca de um ano, por motivos profissionais.

Alguém nos sugeriu um cruzeiro no Douro, com escalas em quintas centenárias para degustar soberbos vinhos do Porto e a idéia nos pareceu atraente... Também nos falaram de um passeio de barco por entre os belos canais da ria de Aveiro ou até uma viagem aos Açores para observar as baleias no Atlântico.

Mas andei pesquisando e percebi que Portugal pode ser dividido em sete principais regiões turísticas.

Alfama é um antigo bairro boêmio de Lisboa.
A primeira é o norte de Portugal que nos possibilita viajar no tempo, transportando-nos aos primórdios da nação. Esta região com antigas ruínas de cidadezinhas celtas, castelos medievais e imponentes monumentos preserva um rico manancial de histórias e lendas.

Nessas verdejantes encostas da região produzem-se alguns dos mais famosos vinhos do país e não há vila que não possua a sua especialidade gastronômica. Na cidade do Porto, esta combinação de encanto histórico aliada às novas tendências cosmopolitas é descrita como deslumbrante.

Imagem do Algarve famosa região turística.
A segunda região é o centro do país. Ali há grandes contrastes. O interior é dominado pela Serra da Estrela, com os picos mais elevados do país, enquanto o litoral está repleto de bonitas cidades e vilas costeiras.

Coimbra é uma das mais antigas cidades universitárias da Europa e Fátima um dos maiores centros mundiais de peregrinação cristã. Os passeios por esta região nos permitem descobrir desde ancestrais vales glaciários a esplêndidas rotas vinícolas, verdejantes florestas e pinhais, soberbas praias ou até provar o mais genuíno queijo da serra – um dos mais famosos de Portugal.

Outra vista da cidade de Lisboa, capital do país.
A terceira região é a capital – Lisboa -, celebrada por pintores e poetas. Sua luminosidade ímpar realça a beleza do estuário do Tejo e a imponência das suas praças e monumentos, mas também o caráter castiço dos seus antigos bairros e vielas. O passado e o presente coexistem de forma harmoniosa nesta cidade que tem um ritmo muito próprio e cujo encanto deve ser apreciado com pormenor.

A poucos quilômetros dali está Cascais que exibe o requinte de uma sofisticada estância costeira, e, um pouco para o interior, Sintra, com a sua lendária serra podem encantar os apreciadores de cenários românticos. Minha amiga Mirtes mora nesta região e pretendemos encontrá-la lá, juntamente com seu marido português.

Imagem de uma cidade do Alentejo.
Outra região é a do Alentejo, com as intermináveis planícies revestidas de campos de girassóis, sobreirais e olivais, o litoral repleto de praias imaculadas e as pequenas vilas adormecidas no tempo conferem ao Alentejo um fascínio muito especial.

As suas cidades encerram velhas memórias romanas e mouriscas e as aldeias alcandoradas, nas encostas junto ao mar, oferecem soberbas panorâmicas sobre a foz de pequenos rios. A deliciosa gastronomia alentejana atesta a inventividade do seu povo e os inebriantes vinhos representam o caráter caloroso da região.

Foto da Universidade de Coimbra, no centro.
Depois vem o Algarve, onde o clima soberbo, as inúmeras praias, as animadas estâncias balneárias, os antigos monumentos e os campos de golfe uniram-se para fazer deste lugar a mais famosa região turística de Portugal.

Terra de extraordinária beleza natural, preservando zonas úmidas que servem de escala a milhares de aves migratórias, e, no interior montanhoso, entre as pitorescas cidades históricas e tranqüilas explorações agrícolas, a floração das amendoeiras oferece um momento de especial magia.


Imagem da Ilha da Madeira.
A seguir temos a Ilha da Madeira, a pérola do Atlântico, que deve grande parte da sua fama às esplêndidas paisagens revestidas de vegetação subtropical, ao maravilhoso clima e às águas tépidas e convidativas. O encantamento do mar preenche o coração dos madeirenses e contagia os visitantes, que se deixam tomar pelas oportunidades de requintado prazer que oferecem as costas da ilha. A hospitalidade é característica dessa região.

Por último, os Açores que constituem uma região de paisagens selvagens e intocadas, em que tranqüilidade caracteriza um modo de vida dedicado à terra e ao mar. Uma viagem aos Açores é sempre uma aventura de descoberta. Nestas ilhas espera por si uma terra de misteriosas crateras vulcânicas, lagos encantadores e fascinantes paisagens, e as suas águas límpidas atraem baleias, golfinhos e marinheiros de todos os cantos do mundo.

Foto de Viana do Castelo.
Minha amiga carioca – Eunice – diz que viajar é sempre dividido em três momentos: antes, durante e depois. O antes nos faz sonhar; o durante nos permite concretizá-lo e o depois nos leva a ter saudade daqueles momentos históricos que serão lembrados e compartilhados com familiares e amigos que nos são caros.
Ela e seu marido - Lívio - viajam muito. Nós nos conhecemos em um cruzeiro no final de ano e creio que depois disso eles já fizeram duas ou três viagens semelhantes. Eles são cultos e simpáticos. É muito bom quando temos a oportunidade de privar de sua convivência! Eunice também é escritora, vem publicando alguns livros e tem  dupla nacionalidade, brasileira e portuguesa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário