sábado, 2 de julho de 2011

CASA ENTRE BANANEIRAS

Regina sob uma das bananeiras na Shamballa.
Sempre gostei de frutas e a banana esteve presente em minha alimentação desde a infância. Lá em casa era comum comermos banana maçã todos os dias. Meu pai comia bananas assadas quase diariamente. Mamãe fazia uma sobremesa com bananas nanicas, creme de maisena com leite e suspiro por cima que ela chamava de Manezinho Araújo.
Minha irmã Clélia já fez um depoimento sobre isso no Blog da Dona Didi. Eu, particularmente, gosto muito de fazer e preparar torta de bananas, um bolo assado coberto com bananas, açúcar e canela. Uma delícia!

Cacho de banana roxa produzida neste espaço.
E a banana que faz parte da dieta brasileira possui excelentes qualidades nutricionais. Dizem que a banana d’água ou nanica resolve a constipação intestinal, principalmente se ingerida pela manhã. Para uma rápida solução para baixos níveis de energia, não há melhor lanche que a banana, pois ela contém três açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose combinadas com fibra, a banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia. Não é a toa que a banana é a fruta favorita dos maiores atletas do mundo.

Cachos de banana nanica e maçã  na Shamballa.
Mas energia não é a única forma de nos ajudar a ficar em forma. A banana também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças e condições físicas, que a tornam obrigatória na sua dieta diária. Posso citar: anemia, pressão arterial, capacidade mental, constipação intestinal, depressão, ressaca, azia, enjôos, nervos, TPM, úlcera, enfarto, verrugas, entre outros problemas.


Sabe-se, ainda, que, no caso de picada de mosquito, antes de usar remédios, devemos  esfregar a parte interna na casca da banana na região afetada. Muitas pessoas confirmaram resultados excelentes ao reduzir o inchaço e a irritação.

Para evitar a ansiedade por comida é preciso controlar os níveis de açúcar no sangue. E, comendo alimentos ricos em carboidratos, como bananas, a cada duas horas, mantém-se estável o nível de açúcar.  

Outro pé de banana nanica da chácara.
No controle de temperatura, muitas culturas veem a banana como fruta refrescante, que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem em temperatura baixa.

Nos casos de estresse, sabemos que o potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no nosso corpo. Quando estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio, que pode ser reequilibrado com a ajuda da banana.

Como veem, a banana é um remédio natural contra muitos problemas. Comparada à maçã, tem quatro vezes mais proteína, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e duas vezes outras vitaminas e minerais. Também é rica em potássio e, como um todo, é um dos alimentos mais valiosos.

Casa entre as bananeiras de Shamballa, 2.7.2011.
Logo que adquirimos a Shamballa plantamos alguns tipos de bananeiras aqui. Depois, nosso amigo, o professor Gil, vendeu sua casa e nos avisou que fôssemos buscar mudas de bananeira em seu antigo endereço, porque o novo proprietário detestava plantas e pretendia cimentar todo o espaço.

Todas que plantamos estão produzindo para a nossa saúde e deleite! Todos os habitantes de Shamballa consomem banana todos os dias! Meu papagaio Apolo  costuma me "pedir", se esqueço de oferecer-lhe  banana bem cedo! Mas ele gosta de maçãs também! Hehehe

Um comentário:

  1. COMENTÁRIO DA MANA CLÉLIA
    ----- Original Message -----
    From: Clelia Araujo
    To: regina araujo
    Sent: Wednesday, July 06, 2011 12:39 AM
    Subject: RE: [Blog da ReginaLúcia] 7/02/2011 07:51:00 AM

    Regi, quando a produção estiver abundante, guarda algumas pra sua irmã macaquinha...
    Beijo!
    Clélia

    ResponderExcluir