terça-feira, 5 de julho de 2011

RESPOSTA DA NATUREZA

Regina, 2011.
Ontem à noite aqui esteve deveras frio. Sabia que em Goiânia a temperatura era de 13º C e imaginamos que na Shamballa estivesse bem menos, devido à presença do bosque. A sensação térmica era muito abaixo dos 10º, bem me lembro! Assistimos TV no sofá e depois no quarto, em meio a cobertores!

Temos percebido eventos climáticos extremos, a exemplo das enchentes, das secas, dos tornados e das ondas de calor e frio que têm aumentado em freqüência e intensidade no mundo inteiro. Os cientistas sugerem que a tendência pode ser um dos primeiros sintomas do temido aquecimento global e isto é preocupante.

Aleixo, Regina, Fábia e Fred, na chácara, nesta segunda.
Temos que fazer o que ainda for possível para diminuir os estragos já feitos pelo homem. Para amenizar os efeitos do aquecimento global, todos devem fazer a sua parte e dar sua parcela de contribuição. Por isso, temos nos  lembrado de economizar água, não poluir o meio ambiente, reciclar o nosso lixo, preservar a fauna e a flora, entre outras medidas importantíssimas.

Ouvi dizer que só nos EUA, até 12 de junho último, o National Weather Service contabilizou 1238 tornados, sendo que a média anterior era de 688.

Regina, Fábia e Fred no aeroporto, before their trip.
Enquanto isso, nós temos notícias de que a longevidade humana vem aumentando três meses a cada ano. Ontem vi na internet que as pessoas que vão viver 150 anos já nasceram e é possível que, nos próximos trinta anos, nasçam aquelas que viverão séculos!

Soube ainda de outra estatística: no começo do século as famílias gastavam 80% da renda com alimentos. Atualmente, só 30%. Todavia, hoje se gasta mais com saúde. Assim, a tecnologia que trouxe transtornos à natureza, paralelamente resgatou a humanidade de séculos de males físicos de desnutrição.

Imagem do degelo polar que vem ocorrendo.
Aleixo levantou-se antes das oito para fazer um teste de tradução agendado na internet , mas optei por permanecer na cama porque continuava bastante frio e até garoava. Depois, fui até o foco de luz da chácara rezar pela harmoniosa permanência da Fábia e do Frederico que já estão nos EUA.

Ela ligou ontem à noite de Guarulhos, pouco antes de embarcarem e disse ao Aleixo que chegariam ao JFK bem cedinho. Então, pegaria o trem ou um táxi até a casa do Ronaldo, sobrinho de seu marido, que vai hospedá-los nesta temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário