sexta-feira, 8 de julho de 2011

MUDRAS: GESTOS SIMBÓLICOS


Regina estudando mudras.
Mudrás são gestos que fazemos com as mãos e possuem a capacidade de alterar nosso estado de consciência, invocando divindades, induzindo-nos a um relaxamento profundo e ancorando energias.

Os Mudrás são muitos e com várias aplicações. Alguns deles são apropriados para a atividade terapêutica, pois auxiliam o trabalho energético. Os mudrás podem também nos conduzir às dimensões que simbolizam.

Mudra Tarjani para eliminar negatividade.
Um mudrá que todos os reikianos conhecem é o Gasshô, as mãos em prece, na altura do coração, com algumas pequenas variações na distância das mãos e na posição dos polegares.

Este mudrá é essencialmente uma saudação, usado durante uma oração ou ao se fazer oferendas, representa também a união do Deus e da Deusa.

Mais especificamente no Reiki é usado nas iniciações, durante a meditação gasshô, no início e no final de uma aplicação, quando pedimos e agradecemos a oportunidade de servir como um canal de Reiki. 

Mudra da Oração usado
nas iniciações de Reiki.
No gasshô devemos juntar as mãos lenta e conscientemente, próximo ao centro cardíaco, em alguns casos próximo ao centro da garganta e também entre as sobrancelhas, no chakra frontal.

O movimento deve ser tranquilo, sereno, sem afetação e natural, nem rápido demais nem lento demais.

Um detalhe muito importante relacionado com o gasshô e não somente com este mudrá é que precisamos estar atentos ao movimento, ou seja, não pode ser algo mecânico. Quanto mais atentos, mais nossa reverência se torna verdadeira. Desta forma conseguiremos sentir o influxo de energia provocado pelo mudrá.

No caso dos reikianos pode-se perceber facilmente a concentração de energia Reiki nas mãos.
Tom Cruise traçando mudras em filme.
Podemos nos referir também a este mudrá como posição de oração, como é mais conhecido no ocidente. Mas isto não modifica o fato de o gesto ser um mudrá e muito menos diminui os resultados da sua execução. Entretanto em nossa cultura este gesto está mais associado com uma reverência a Deus, Jesus, Maria, Anjos e Santos.

O mudrá é um gesto que pode e deve ser tomado no sentido religioso, no sentido mais profundo da palavra, que é o de nos religar com a divindade. Mas deve também ser usado, para reverenciar outro ser, pois todos nós somos divinos, todos somos parte de Deus.

Um comentário:

  1. COMENTÁRIO DA TÃNIA NUNES, NOVA MESTRA CURADORA

    From: Tania Nunes
    To: GiAraujo
    Sent: Sunday, July 10, 2011 8:49 PM
    Subject: saudades

    Oi, Regina,

    Enviei e- mail para o restante do Grupo (Salu, Benedito, Marco, Rosy, Ana Paula e Edson ) relatando a incrível experiencia da Energia Reiki Nivel III.
    Obrigada pelo seu carinho, mais uma vez, e pela intensidade de energia que recebemos.
    Fica combinado para quinta-feira, depois do centro, Vc e o Aleixo virem ver o espaço da nossa Sala-Reiki e fazer um lanchinho conosco.

    Bjos
    --
    Tania


    "Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã."

    Gandhi

    ResponderExcluir