terça-feira, 19 de julho de 2011

DIÁRIO DE JULHO


Regina redigindo seu diário.
Pagu foi doada mais uma vez. Ela tem estado separada, porque ficou no cio e o novo dono quer dar um tempo antes de se preocupar com filhotes. O mundo é mesmo muito pequeno. Imaginem que Aleixo a ofereceu para a sua dentista – Dra. Jeanne! Ela indicou seu primo e, ao tratarmos dos detalhes por telefone, ele identificou a minha voz e nos reconhecemos como servidores da PUC. Amanhã ele virá buscá-la e parece que desta vez ela estará bem!

Pela manhã Aleixo me chamou para ver os sinais da visita de um ouriço cacheiro. Parece que à noite ele sobe numa das árvores do pátio que seguram o poleiro do papagaio Apolo. É uma ingazeira e tanto no caule como no chão ao redor havia espinhos do bicho. Ele come insetos e sementes de frutas.

Foto de um ouriço-cacheiro, nosso visitante noturno.
Soube que o ouriço cacheiro mantém atividade noturna ou crepuscular, podendo ser observado nas últimas horas do dia e ao amanhecer. É solitário e territorial, sendo que os territórios do macho são superiores ao da fêmea. Durante a noite, ele pode percorrer distâncias entre um e três quilômetros.

Quando se sente ameaçado, o ouriço enrola-se sobre si próprio, parecendo uma bola de espinhos, de modo a esconder as suas pequenas patas e as áreas mais desprotegidas.

Este mamífero hiberna quando os recursos alimentares diminuem e a descida da temperatura se torna nociva à manutenção da temperatura do seu corpo.

Avó Sonia e sua netinha Aurora, agora com 2 meses.
Daqui a pouco vamos ao CEIC onde vou proferir mais uma palestra. Não tive muito tempo para seu preparo, mas confio de que serei inspirada de maneira a cumprir bem este pequeno ato de caridade, principalmente, em meu próprio benefício.

Estão quase terminando a limpeza e o conserto no telhado da casa. Aleixo aproveitou e passou as placas do aquecimento solar para o outro lado e nossa piscina já está sendo aquecida novamente.

Em breve voltaremos aos nossos exercícios diários! Tenho horror à água fria!

Um comentário: