domingo, 11 de setembro de 2011

BRAGA, GUIMARÃES E LAMEGO

Regina, em Portugal, 09.09.2011.
Pela manhã fomos a Braga, capital religiosa, situada no norte de Portugal. Logo deixamos a região do Douro e penetramos a região do Minho, perto da Galícia, na Espanha. Aqui tudo é verdinho, região onde se produz o vinho verde de Portugal. Este país está dividido em onze regiões. Braga é a cidade mais religiosa de Portugal, tem mais igrejas e abriga a catedral mais antiga de Portugal, além de ser um cetro gastronômico importante. Experimentamos pastéis daqueles de se comer rezando, deliciosos!
Em Braga visitamos o Santuário de Bom Jesus. Subimos de bondinho, descemos nos lindos jardins floridos em vários níveis observando as fontes que representam as virtudes – fé, caridade e esperança e também os cinco sentidos, a água saindo de cada um dos pontos específicos. A água não pode ser consumida e vimos muitas castanheiras e azevinheiras com bolotas já maduras. Colhemos algumas para tentar plantar na Shamballa.
Guimarães foi a primeira sede do governo português. Paramos para o almoço e conhecemos um castelo. Por ser um  domingo, as lojas estavam fechadas. Havia o movimento das missas e os sinos tocavam de meia em meia hora. Tivemos uma visita panorâmica da cidade onde almoçamos.
Lamego é uma cidade antiqüíssima, datando do tempo dos romanos, foi reconquistada definitivamente em 1057 por Fernando Magno de Leão aos mouros; quando os distritos foram instituídos, em 1835, por uma reforma de Mouzinho da Silveira, Lamego foi inicialmente prevista como sede de distrito; mas nesse mesmo ano a sede do mesmo foi deslocada para Viseu, devido à sua posição mais central.
Foi em Lamego que teriam decorrido as lendárias Cortes de Lamego, onde teria sido feita a aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal e se estabeleceram as Regras de Sucessão ao Trono.
É sede da diocese de Lamego (a única diocese portuguesa que não corresponde a uma capital de distrito), e no concelho são numerosos os monumentos religiosos, dos quais se destacam a Sé (Catedral), a Igreja de São Pedro de Balsemão e o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, que dá também o nome à Romaria anual, cujo dia principal é o oito de Setembro, que é também o feriado municipal. A festa terminou este ano no dia 9, mas os enfeites ainda podem ser vistos na cidade.
Conhecida também pela sua gastronomia, nas qual se destacam os seus presuntos, o cabrito assado com arroz de forno e pela produção de vinhos, nomeadamente vinho do Porto, de cuja Região Demarcada faz parte, além dos vinhos espumantes bastante famosos.
Chegamos a Lamego no início da noite depois de fazermos um pequeno trajeto de trem viajando de Pinhão a Régua.
........................................................................................................................................................
Descreverei amanhã tudo que observei durante o dia de viagem... Ontem escrevi também os detalhes sobre o Porto, mas ao postar a internet caiu e terei que digitar novamente... Prometo selecionar também as fotos que são tantas! Lindíssimas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário