Regina à porta do Hotel Mairena, em Sevilha. |
Descemos pouco depois das 18h e pegamos o ônibus que nos levou até o famoso Pátio Sevilhano para assistirmos à apresentação de Flamenco, dança espanhola.
A casa El Patio Sevilhano está situada junto à praça de touros e frente ao bairro de Triana. Ali é encontro obrigatório com o flamenco. Ela existe há 52 anos e de seus palcos saíram grandes artistas da categoria de El Farruco, Matilde Coral, Cristina Hoyos, entre outros.
O flamenco é a música e a dança espanhola cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com a influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia na Espanha e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola.
Apresentação à que assistimos hoje |
Show de Flamenco em Sevilha hoje |
Hoje existe o "novo flamenco" que é uma variação recente do flamenco. Esse sofreu influências da música moderna, como a rumba, a Salsa, o pop, o rock e o jazz.
Flamenco no El Patio Sevillano |
O "toque" e o "baile" podem também aparecer sem o "cante", embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o "cajón" (ou adufe, em português, uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos.
Gostamos muito do show e levaremos mais esta boa lembrança das terras espanholas!
Minha querida Regina Lúcia,
ResponderExcluirQue bom que sinto alegria nos seus recados. Alegria confessa no garimpar uma diferente cultura. Me sinto perto, dentro, antes e depois de um contexto vivenciado por você com o calor da emoção e a saúde de uma reflexão que convida a continuidade.Sinto muita generosidade em voçê,aquela que vem na extensão de beneficios quando a pessoa não busca estar à frente mas caminha na lateralidade levando consigo os ventos do compartilhar,então ,nestes momentos o o que ela alcança é o que o seu coração deseja.Boa viagem para você e o seu amor.Foi a Toledo?Ventos à estibordo!Maluba.