quarta-feira, 21 de setembro de 2011

FLAMENCO EM SEVILHA

Regina à porta do Hotel  Mairena, em Sevilha.
Descemos pouco depois das 18h e pegamos o ônibus que nos levou até o famoso Pátio Sevilhano para assistirmos à apresentação de Flamenco, dança espanhola.

A casa El Patio Sevilhano está situada junto à praça de touros e frente ao bairro de Triana. Ali é encontro obrigatório com o flamenco. Ela existe há 52 anos e de seus palcos saíram grandes artistas da categoria de El Farruco, Matilde Coral, Cristina Hoyos, entre outros.

O flamenco é a música e a dança espanhola cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com a influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia na Espanha e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola.



Apresentação à que assistimos hoje
Show de Flamenco em Sevilha hoje











Hoje existe o "novo flamenco" que é uma variação recente do flamenco. Esse sofreu influências da música moderna, como a rumba, a Salsa, o pop, o rock e o jazz.

Flamenco no El Patio Sevillano
Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois ele começou a ser acompanhado por guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile).

O "toque" e o "baile" podem também aparecer sem o "cante", embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o "cajón" (ou adufe, em português, uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos.

Gostamos muito do show e levaremos mais esta boa lembrança das terras espanholas!

Um comentário:

  1. Minha querida Regina Lúcia,

    Que bom que sinto alegria nos seus recados. Alegria confessa no garimpar uma diferente cultura. Me sinto perto, dentro, antes e depois de um contexto vivenciado por você com o calor da emoção e a saúde de uma reflexão que convida a continuidade.Sinto muita generosidade em voçê,aquela que vem na extensão de beneficios quando a pessoa não busca estar à frente mas caminha na lateralidade levando consigo os ventos do compartilhar,então ,nestes momentos o o que ela alcança é o que o seu coração deseja.Boa viagem para você e o seu amor.Foi a Toledo?Ventos à estibordo!Maluba.

    ResponderExcluir