segunda-feira, 19 de setembro de 2011

GRANADA E ALHAMBRA

Foto da Universidade de Granada que é
muito importante na região.
Foi realmente maravilhosa  a visita ao Castelo de Alhambra esta tarde. Ficamos extasiados ante tanta beleza. Soubemos que o ex presidente Clinton e a primeira dama Michele Obama estiveram aqui e também expressaram opinião similar sobre o monumento. No verão costumam acontecer espetáculos em um dos recintos que tem acústica privilegiada.
Tudo tem um significado, a história está gravada nas paredes e aqui a arte, a história, o mistério e o esotérico convivem harmoniosamente e nos encantam. São símbolos como o quadrado conotando os quatro elementos, o circulo representando a abóboda celeste o número sete ou seus múltiplos trazendo significados vários ligados à história daqueles que aqui viveram.
Imagem da cidade de Granada à noite, set. 2011.
Indo para a Andaluzia, lembramos que muitas heranças do domínio árabe sobreviveram à Reconquista e marcam o cenário espanhol, principalmente na Andaluzia, no sudoeste do país, onde se pode sentir a magia de um conto das Mil e Uma Noites ao entrar nas fortalezas (alcazabas), residências reais (alcázares), mesquitas e jardins.

Granada, um dos mais importantes destinos turísticos da Andaluzia, foi a capital do reino muçulmano, antes de ser também conquistada, 250 anos depois, pelos reis católicos (Fernando de Aragão e Isabel de Castela).
Regina, no Castelo de Alhambra, em Granada.
A principal atração de Granada, uma das mais agradáveis da Espanha, é o famosíssimo Alhambra, uma espetacular fortaleza sobre uma colina e que engloba vários palácios torres e a jardins simplesmente espetaculares.

O Alhambra pode ser considerado a mais espetacular herança arquitetônica árabe em território europeu e talvez a mais importante atração turística de toda a Espanha. Alhambra quer dizer castelo vermelho!

Separando Granada do mar está a Sierra Nevada, concorrida estação de esportes de inverno, visíveal da cidade.
Detalhes no interior de Alhambra.
Málaga, já na costa, é uma cidade muito antiga, fundada pelos fenícios. Na época do domínio islâmico fez parte do reino de Granada e possui também uma alcazaba. Do alto das muralhas dessa fortaleza do século 11, erguida sobre uma colina, tem-se uma vista magnífica do mar.
O interessante é que essas construções mouriscas e as medinas (bairros típicos árabes) na Andaluzia estão ao lado de igrejas católicas e sinagogas; isso porque, quando os Reis Católicos reconquistaram esse território, expulsaram os árabes e judeus que ali conviviam e deram início às suntuosas construções que caracterizam esse período da história espanhola. O resultado foi uma grande mistura, não só arquitetônica, como cultural, pois as influências árabe e hebraica persistiram.

Após a visita voltamos ao Hotel para descanso antes de sairmos para uma última volta em Granada. Amanhã vamos a Sevilha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário