sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RAVENA, ASSIS, ROMA

Aleixo e Regina no barco para Veneza.
Nosso hotel desta vez ficava na direção do aeroporto de Veneza, meio fora da cidade. Talvez tenha a ver com a programação seguinte, porque o grupo foi dividido em três diferentes hotéis. Jantamos ali mesmo. Chama-se Move hotel e cheira a novíssimo. Tudo ultramoderno. Após o banho, resolvemos ver TV até o sono chegar. A gente fica cansada, porque roda o dia inteiro.

Dormimos muito bem e levantamos bastante cedo, pois o ônibus saiu às 7h30. Temos um novo guia até Roma. Creio que seguimos a lagoa de Veneza e chegaremos a Ravena onde conhecemos o mausoléu de Gala Placídia e a Basílica de São Vital.

Aleixo e Regina na Basílica de São Francisco
Pelo caminho avistamos o mesmo tipo de vegetação. Oliveiras, eucaliptos, pinheiros, mas observamos vários canais ao longo do Rio do Pó. Vimos também imensas plantações de batata, frutas regionais e fumo.

Em Ravena, ficamos pouco mais de uma hora. Visitamos a tumba e Dante Alighieri, passeamos pelos arredores da Praça Baracca, passamos por lindas lojas, provamos um café.

Com o Frei Franciscano no exterior da
basílica
Aqui se encontram os melhores mosaicos da Itália, segundo o guia Ricardo. O estilo italiano é uma mistura de romano, bizantino, gótico; agora, tudo convivendo com a modernidade. Nunca tinha estado em Ravena, mas soube que ela foi muito importante na antiguidade e capital do império romano. É uma cidade bem grande com muitos ciclistas.

Deixando Ravena, que também está na região de Emiliana Romana, voltaremos à região da Toscana e, a seguir, à Úmbria, cuja capital é Perúgia e onde se encontra a cidade de São Francisco.

Barco em Veneza sobre o  mar Adriático
Em seguida, passamos pela cordilheira dos Apeninos, atingindo a cidade de Assis. Visitamos a Basílica de São Francisco com o apoio de um guia local. Já estive em Assis, em 83. Na época, fui à estação comprei a passagem de trem, visitamos a cidade e retornamos a Roma. Estava com uma colega do curso de francês que fizemos em Bezançon.

Em Assis, fotografamos junto com um Frei Franciscano que me deu um santinho depois de receber pequeno donativo. Almoçamos em um restaurante self service, perto da Basílica de São Francisco. Depois, estivemos comprando lembrancinhas nas lojinhas próximas.

Soube que esta construção toda pertence ao Vaticano e, portanto, aqui não estamos na Itália, mas neste outro estado centro do catolicismo apostólico romano. A Úmbria tem pouquíssima indústria, apenas fábrica de chocolate e bastante produção de fumo.

Então, continuamos até Roma onde estaremos por duas noites. Cruzamos o Rio Tevere várias vezes. Chegaremos a Roma em torno de 20h. São pouco mais de 200 km de Assis. E Roma está na região do Lácio que logo atingimos.

Nosso hotel agora é o Holiday INN. Amanhã passearemos por nossa conta e será mais tranqüilo, porque não teremos compromisso com um grupo. No dia 18 voaremos para a Espanha.

1. ----- Original Message -----
    From: Telma Morais
    To: GiAraujo
    Sent: Friday, September 16, 2011 9:42 PM
    Subject: viajando na viagem...rsrs

Oi, Regina!
    Estou viajando em sua viagem.
    Está ótimo. O roteiro perfeito, os restaurantes, as fotos, tudo, tudo. rsrsrs..
    VIVA A VIDA..... VIVA..............................................