segunda-feira, 12 de setembro de 2011

COIMBRA, BATALHA, NAZARÉ, ÓBIDOS

Aleixo e Regina, em Braga, dia 11.09.2011.
Amanheceu ensolarado com o céu completamente azul. Aliás, temos sido privilegiados em relação ao clima. Pegamos uma chuvinha fina apenas no início da manhã quando estivemos no Porto. Mas logo o tempo abriu!

A vegetação aqui é rica em verde, a terra é toda aproveitada. Há muitos eucaliptos, fruteiras e a poluição do ar é praticamente nula. A interação do homem com a terra em Portugal é enorme. Soube que, no inverno, neva nesta região.

Agora estou na Universidade de Coimbra. Passamos pela Rua Sofia ainda há pouco. Perguntei quem teria sido a personagem, mas a guia informou que Sofia neste caso significa apenas sabedoria. Dantes havia nesta rua muitas escolas. Vemos estudantes por todo lado. O ano letivo começou hoje e os acadêmicos de Coimbra desfilam com suas capas pretas lembrando-me os filmes do Harry Poter.

Nossa rotina, salvo exceções, implica movimento diário em torno de 10 a 12 horas. Somos despertados às 6h30 da manhã e colocamos as nossas malas, à porta do apartamento, meia hora depois. Descemos para o pequeno almoço e saímos, geralmente, às 8h30, chegando aos locais de destino no início da noite. Desde que chegamos, a companhia turística Europa Mundo tem sido a responsável por nossos passeios. Em Roma será outra.

Cedo, saímos rumo ao sul de Portugal. Passeamos por Lamego e nos dirigimos para Coimbra que é considerada a terceira cidade do país com esta famosa universidade e as encantadoras ruas.

Depois, pararamos no Mosteiro da Batalha, impressionante edifício medieval, onde estão enterrados alguns reis do país. Tivemos tempo para almoçar em Nazaré que é uma cidade pesqueira e balneária. Linda!

Mais tarde, fomos em direção a Lisboa, parando em Óbidos um dos mais bonitos povoados de Portugal com suas casas brancas repletas de flores. É uma cidadezinha tipo medieval e lá provamos licor de Ginjinha com chocolate. A cidade de Óbidos é um local que deve sempre ser visitado.

A guia foi relatando a história de Pedro e Inês de Castro. Pedro era filho do rei Afonso IV e destinado a casar-se com uma espanhola. Esta trouxe uma dama de companhia da Espanha, Inês de Castro que se tornou amante de seu marido. Apesar de todos os empecilhos, eles mantiveram o romance. Sua esposa Constança morreu depois do nascimento do terceiro.

Então, ele foi morar com Inês em Coimbra com quem também teve filhos. Mas seu pai o rei Afonso IV acabou mandando matar a sua amada Inês, sem que ele pudesse fazer nada. Quando ele sucedeu o pai no trono, ele foi até a tumba da amante e a vestiu de rainha e obrigou o povo beijar as suas mãos. Mandou matar os assassinos de sua Inês e construiu dois túmulos lindíssimos para que ficassem juntos após a morte.

Visitaremos, ainda, o Convento de Santa Clara, perto de Coimbra, onde inventaram os pastéis com o mesmo nome. O monumento Portugal dos Pequenitos onde estão representadas todas as regiões do país e também as antigas colônias, inclusive o Brasil. Coimbra é a capital dos estudantes.

Vimos a Torre da Universidade. Aqui está o Rio Mondego que é todo português, nasce na Serra da Estrela e vai até Figueira da Foz.

Nesta região eles costumam organizar as festas das frutas, promovendo festa da maçã, da uva, da pêra e assim por adiante.

A cidade de Coimbra está entre as duas maiores cidades portuguesas: Lisboa e Porto. Esta posição sempre beneficiou o desenvolvimento da cidade universitária.

O Mosteiro de Batalha faz parte do patrimônio história de cultural da humanidade. Passamos por lá e comemos um hambúrguer enquanto esperávamos para prosseguir a viagem até Nazaré onde almoçamos à beira-mar.

Nazaré é uma cidadezinha linda, aconchegante. O mar é bravo e a cidade está dividida entre a parte alta e a baixa, servida por elevadores. As lojinhas são encantadoras.

Mais tarde, fomos em direção a Lisboa, parando em Óbidos um dos mais bonitos povoados de Portugal com suas casas brancas repletas de flores. É uma cidadezinha tipo medieval e lá provamos licor de Ginjinha com chocolate. A cidade de Óbidos é um local que deve sempre ser visitado.

Em Lisboa está acontecendo um grande congresso na área médica e trocaram o nosso hotel por um localizado próximo da cidade, num lugarejo de águas térmicas chamado Vimeiro. O hotel é o Golf Mar e estaremos aqui até amanhã às 11h quando virão nos buscar para o aeroporto onde embarcaremos para Roma.                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário