quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SUL DE PORTUGAL

Regina, ontem...
Ontem à noite fomos a Bairro Alto conhecer um pouco da vida noturna lisboeta. Estivemos no mirante, depois visitamos uma cervejaria famosa porque já existia à época de Fernando Pessoa.Neste local estão as Casas de Fado, mas deixamos para visitar uma delas na volta a Lisboa.Também  o bondinho funicular, bem moderno, diferente do nosso de Santa Teresa, no Rio.

Então, fomos até a Praça de Camões, fizemos um lanche e estivemos numa Lan House para eu postar o que havia escrito antes. Aqui é diferente de Londres, onde havia acesso à internet em qualquer lugar, inclusive nos ônibus de excursões.

Às 21h regressamos com o ônibus e depois saímos a pé para um chá na Adega Laranjeiras, próxima do hotel.

Hoje fomos despertados às 6h30. Tomamos banho, aprontamos e descemos com as malas antes do café. Às 8h saímos com o grupo rumo ao sul de Portugal.

Nosso guia é o Rui que nos acompanhará nos próximos dias, junto com o motorista Alfredo.

Nosso passeio chama-se Todo Portugal. Hoje passamos por Lagos, onde vamos almoçar. Depois, pararemos em Vilamoura e dormiremos em Albufeira. Avistamos a Praia da Rocha, em Porto Timão, lindíssima pouco antes de chegarmos a Lagos.

À saída de Lisboa, passamos pelos arcos do aqueduco, semelhante aos da Lapa no Rio, mas mais bonitos. Em compensação, a estátua do Cristo Redentor daqui é bem inferior ao nosso do Rio. Disse o guia que ele foi construído depois que o cardeal Cerejeira esteve no Brasil e quis fazer uma réplica, em Portugal , com a desculpa de agradecer a Deus pela neutralidade portuguesa na segunda guerra.

A vista da ponte sobre o Tejo é maravilhosa e logo ele emenda ao Atlântico estando Portugal na mesma posição de Nova Iorque.

O guia relatou que durante o terremoto de 1755 cerca de 15 mil corpos foram atirados no Tejo com pedras, porque não havia condições de enterrar todo mundo e o Marques de Pombal disse que tinham que enterrar os mortos e cuidar dos vivos! Outros cinco mil corpos foram queimados, então.

Observamos os pedágios sem operador, o motorista tem que deixar moedas para passar.

Interessante é a paisagem: vinhas, oliveiras azinheiras (bolotas) e sombreiros (cortiça), pinheiros e eucaliptos, sobretudo. Achei linda a abundância de ninhos de cegonhas no topo das torres da rede elétrica.

Casinhas brancas com chaminés influência da cultura árabe ao se aproximar de Lagos (30 mil habitantes).
Almoçamos em Lagos. Posteriormente, consertarei o texto e postarei as fotos...
A viagem está maravilhosa. Agora estamos em Vilamoura que descreverei mais tarde...
Vamos dormir em Albufeiras!