terça-feira, 13 de setembro de 2011

SAÍDA DE PORTUGAL


Regina com alma lusitana
Dormimos muito bem, no décimo andar em um hotel à beira-mar, região de águas termais, em vilarejo próximo a Lisboa. O jantar, ontem à noite, foi um dos melhores que desfrutamos neste período. Foi oferecido pelo pacote em razão de terem mudado nosso hotel. Ao término, despedimos de colegas de viagem, porque, agora, uns voltam ao Brasil outros vão a destinos diferentes na Europa.

Desta vez não iremos à França que já visitei três vezes. Ontem conversávamos com amigos durante o jantar e se falava da falta de educação dos franceses. Eu os defendi. Estive lá e nunca tive problemas. Basta respeitar as diferenças culturais. Aliás, minha querida amiga Nilza Barros, que me fez companhia durante um estágio que fiz em Bezançon, em 1983, disse uma vez que a cultura teria nascido na Grécia, florescido na Itália, mas está presente na França. Lembro-me de que concordei com ela!

Durante este passeio  - chamado Todo Portugal - que fizemos pela Europa Mundo, muitas vezes a gente se impacienta questionando os horários rígidos, algumas paradas.
Mas a excursão foi muito bem organizada e nunca conseguiríamos fazer todo este programa se estivéssemos sozinhos.

Claro, que tivemos apenas uma pincelada da cultura nas diferentes regiões portuguesas e, quem se interessar, poderá voltar e, então, selecionar os locais preferidos.

De qualquer forma, adorei o tour. Aqui redescobri a minha alma lusitana que estava adormecida em razão de experiências pessoais! Meu filho Otávio que também é lusitano sempre sonhou vir morar em Portugal e só ainda não o fez ainda devido às dificuldades atuais em termos de mercado de trabalho. E a minha filha Fábia é mais portuguesa do que pensa! Não negam as raízes, portanto.

Daqui a pouco desceremos para o pequeno almoço. As malas já estão prontas, assim teremos tempo para algumas fotografias antes de embarcarmos para Roma. Todavia, esta nossa saída de Portugal é provisória. Ao final da viagem voltaremos ao Porto, antes de retornamos ao Brasil! E se voltar a Portugal, com certeza, revisitarei o norte do pais que tanto me encantou!

Aqui não tivemos internet sem fio no apartamento. O acesso é gratuito embaixo, mas são apenas duas cabines para todos e em pé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário