quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 DE SETEMBRO EM PORTUGAL

Aleixo e Regina em Lagos, no Algarve,
neste 07.09.2011.
No ano passado estávamos em Londres no dia da independência brasileira. Após o café da manhã deixamos o hotel e iniciamos a excursão rumo ao sul de Portugal, conforme fui relatando durante o trajeto. Por fim, chegamos a Albufeira, charmosa cidade costeira, onde pudemos aproveitar a praia, curtir o centro histórico local e o magnífico hotel em que nos hospedamos.

No Algarve encontramos praias magníficas, boa gastronomia, belíssimas zonas costeiras, bom clima. Ao longo da costa do Algarve e, principalmente, nos anos 80 muitas pequenas localidades transformaram-se em modernas estâncias balneárias que proporcionam aos visitantes todas as facilidades que procuram.

Aleixo e Regina em restaurante algaravio.
É o caso do complexo esportivo chamado Vilamoura por que passamos hoje à tarde. Ali a população não é grande, mas é visitada por turistas ricos de todo o mundo e podemos ver além da bela paisagem verde muito bem cuidada, a marina, campos de golfe, de tênis e outros esportes.

O Algarve engloba toda a região sul de Portugal e o seu nome vem do árabe El-Gharb que significa o Oeste. O seu clima é bastante agradável durante todo o ano devido à influência do Norte de África e a sua vegetação denuncia também a proximidade do Mediterrâneo.

Aleixo e Regina no sul de Portugal.
A capital do Algarve é a cidade de Faro na qual encontramos um aeroporto internacional que serve o Sul do país. Vamos lá amanhã ou depois.

Há 100 praias de areias finas no Algarve, banhadas pelo Oceano Atlântico e onde a água é surpreendentemente morna mesmo no inverno. Um ponto de visita obrigatória é esta cidade de Albufeira, antiga vila de pescadores que é hoje uma das mais famosas estâncias balneárias do Algarve.

Hoje estamos aqui, muito bem instalados em um hotel cinco estrelas chamado Gran Real Santa Eulália e nossa suíte é maior que nosso apartamento carioca, além de toda a infraestrutura deste hotel.

Barcos na Marina do Algarve, 07.09.11
Dizem que os meses de maio e junho são ideais para ver a vegetação no seu melhor, pois ostenta uma variada paleta de cores. Julho é o mês dos frutos de verão. Agosto e setembro das uvas, figos e amêndoas. Novembro é a altura das castanhas e das festas de S. Martinho. Em dezembro já há laranjas no Algarve que duram até março.

Os climas temperados, continentais e oceânicos, dominam a maior parte do continente, com florestas de pinheiros e carvalhos. As regiões mais quentes estão no mediterrâneo, com suas oliveiras, azevinheiras e sobreiros, do qual se tira a cortiça já pronta, dependendo apenas do corte, conforme a necessidade.

Albufeira, cidade onde pernoitamos hoje.
Soube que a árvore precisa ter 23 anos para tirar sua casca pela primeira vez e depois a cada nove anos, por isso todas as árvores são numeradas. Estas duas últimas árvores também produzem um fruto chamado bolota que é usado para alimentar porcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário