segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CASTILHO DE LA MANCHA

Regina na Venta Dom Quijote, em
Castilho de La Mancha, 19.09.11
"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Fernando Pessoa
Regina na Venta Dom Quijote.
Saimos de Madrid depois de excelente desjejum no hotel Praga, do grupo Santos. Como sempre, dormi muito bem. Nosso guia agora é o Pedro e seu espanhol é bem compreensível para mim. A maioria das pessoas é de hispanos, mas há outros brasileiros no grupo.
Regina em Castillo de la Mancha, 19.09.2011
Madri está no centro do país e vamos na  direção sul, uma terra meio árida, mas com grande desenvolvimento industrial. A Espanha é o quinto produtor de automóveis no mundo e aqui há fábricas diversas como Peugeot, Citroen, Ford, Audi, entre outros.
Telefone antigo registrado pelo Aleixo
Mas apesar de a terra estar pouco verde, soube que produzem bastante trigo na região que atravessaremos.  Passamos também pelo Rio Tajo, o Tejo português, que nasce na Espanha.
Hoje podemos considerar um grande dia porque teremos o privilegio de visitar o Alambra que quer dizer castelo vermelho, maior monumento espanhol, tombado pela UNESCO como patrimônio da humanidade. As visitas são limitadas, não é fácil conseguir permissão, mas já foi confimada há pouco.
Aleixo e Regina na região de La Mancha.
Ao sair de Madri passamos por conjuntos residenciais construídos na década de sessenta e setenta. Hoje não se pode mais contruir aqui. A população de Madri não passa de três milhões de habitantes, mas há muitas cidadezinahs periféricas que formam a grande Madri e ao todo atingem 5.000.0000. O transporte em madri é bastante desenvolvido, o trânsito organizado e a cidade parece oferecer boas condiçoes de vida.
Rumamos para a provícia de Castilho de La Mancha descrita por Cervantes, com seu Dom Quixote e suas andanças junto ao Sancho Pança. A zona é famosa por seus queijos manchegos e fiquei tentada a levar um para o Brasil, mas Aleixo que carrega as malas me convenceu do contrário quando paramos em Puerto Lapice, na região de La Mancha para um café.  Então, me conformei com uma camiseta que vestirei amanhã!
Alhambra quer dizer castelo vermelho em árabe. 
Aqui os produtos derivados do azeite são abundantes, tanto alimentícios, quanto dermatológicos. Claro que há muitos vinhedos, num espaço misto de planícies e montanhas. Há cerca de 20% de energia eólica nesta região. Depois que atraversarmos a Serra Morena, chegaremos a Andaluzia.
Tiramos fotos na Venta, mistura de pousada com venda de artigos turísticos, e me senti transportada ao mundo dos sonhos quixotescos. As lembrancinhas são lindas e dá vontade de comprar tudo, mas a maioria é em louça e pesa bastante. A lenda diz que Dom Quixote enfrentou os moinhos aqui perto em Don Juan!

Nenhum comentário:

Postar um comentário