domingo, 19 de setembro de 2010

AMSTERDAM

Aleixo e Regina no museu em Amsterdam.
Hoje tivemos um dia maravilhoso. Levantamos cedo e logo a Shirley e o Bart vieram nos visitar na casa da Luiza e fizemos o brunch todos juntos. Depois saímos de carro com a Renata e passamos todo o dia visitando lugares especiais em Amsterdam.

Primeiro estivemos no moinho próximo que oferece um programa mostrando como funcionam os diversos tipos de moinhos holandeses e depois exibem um filme sobre a história de Rembrandt. Foi uma experiência ótima conhecer um pouco da vida daquele artista excepcional.
Rembrandt Harmenszoon Van Rijn foi um importante pintor e gravador holandês. É considerado um dos mais importantes pintores do barroco europeu. Nasceu em 15 de julho de 1606 na cidade de Leiden e faleceu em Amsterdam em 4 de outubro de 1669. Filho de uma família simples e com muitos irmãos Rembrandt estudou latim quando era criança. Nesta época, já demonstrava grande interesse pela pintura. Jovem, foi matriculado na Universidade de sua cidade natal -Leiden. Foi aprendiz do pintor holandês Jacob van Swanenburgh e, pouco depois, abriu seu próprio estúdio de arte em sua cidade.
Regina e Aleixo junto ao canal em Amsterdam.
Em 1629, seu talento foi descoberto e conseguiu várias encomendas de pinturas para a corte de Hague. Nas décadas de 1630 e 1640 seu nome ficou muito conhecido no cenário artístico holandês e europeu. Grande parte de suas obras famosas foi realizada neste período. 
 
Seu estilo artístico variou conforme as diferentes fases. Na primeira fase de sua vida artística (1625 – 1630), Rembrandt abordou temas religiosos e alegóricos. Nesta fase, o detalhismo se fez muito presente em suas pinturas. Na primeira metade da década de 1630, Rembrandt abordou temas mitológicos, cenas da Bíblia e paisagens naturais. Suas obras neste período são arcadas pelo formato ampliado e contrate alto. Na década de 1640, o pintor passou a dar um tom mais sombrio às suas pinturas. O formato reduziu de tamanho. Na década de 1650, Rembrandt foi para um estilho mais detalhado e fino. Com cores fortes, retratou personagens bíblicos de forma individual. Nos últimos anos de sua vida, Rembrandt pintou autorretratos.
Algumas das principais obras de Rembrandt:
- Jeremias prevê a destruição de Jerusalém - 1630
- A Lição de Anatomia do Dr. Tulp - 1632
- A descida da cruz - 1633
- Ronda Noturna - 1642
- Aristóteles com o busto de Homero - 1650
- As Três Cruzes -1653
- O banho de Betsabé - 1654
- Autorretrato com pintura e pincéis – 1660.

Aleixo, Regina e Rafael, no moinho em Amsterdam.
Tentamos visitar dois grandes museus, mas ambos estão em obras de reforma há bastante tempo, informação repassada pela Renata com pesar. Então, passeamos pelo centro de Amsterdam, assessorados pela Renata que conhece quase tudo e está fazendo curso de Turismo para trabalhar na área. Experimentamos as famosas batatas fritas belgas com maionese, um pecado de gula!
Por último fizemos o passeio de barco. Dura hora e meia e corta Amsterdam por meio de seus principais canais. O guia vai falando detalhes sobre a cidade que repassarei posteriormente com as fotos específicas. O passeio é inesquecível e voltamos com vontade de alugar uma casinha/ barco na beira do canal e ficar aqui por mais tempo numa próxima oportunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário