quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ABOUT LONDON




Regina in Covent Garden.
Claro que um mês é pouco tempo para conhecer qualquer lugar. Imagine, Londres, com todo o seu tamanho, sua história e a atual globalidade! Assim, quando a gente vem a Londres precisa estar preparada para a diversidade. Pessoas do mundo todo se amontoam nos pontos turísticos. A maioria das pessoas que a gente encontra trabalhando em lojas, restaurantes e no hotel, provavelmente, imigrou para a Inglaterra de outro país. Não se pode reclamar, pois os nativos estão aqui também. Você vai encontrá-los na hora do rush, no almoço, enquanto comem em bares ou bancos de praça ou após o trabalho, nos pubs e, ainda, jantando.



Regina in Bath.
O londrino tem uma natureza reservada, mas não chega a nos intimidar. Como os habitantes de qualquer outra cidade grande, eles têm vidas apressadas e estão bem concentrados no que estão fazendo e para onde eles estão se dirigindo. Como eles são bem reservados, você pode deixar um londrino incomodado se lhe oferecer muita informação pessoal no primeiro encontro. Para alguém de fora, pode ser difícil ler a linguagem corporal deles. Eles podem ser bem atenciosos, porém não espere que comecem um papo no metrô com um estranho. Tenha paciência e não se aprofunde na sua história pessoal e nos seus problemas nos primeiros minutos de conversa. Depois de estabelecer um bom nível de familiaridade, os ingleses se tornam mais relaxados e expansivos.
Regina in Stonehenge.
Se possível, faça contatos antes de chegar à cidade, a internet é ótima para isto e nos ajudou bastante. Assim, você vai ter algum local de chegada após a cansativa viagem de avião. Claro que é muito melhor se já tiver amigos aqui!



Aprenda a entender o senso de humor londrino. É um tipo de arte. Por exemplo, se a gente estiver molhada e encharcada até a alma, eles podem dizer: - "Você está meio úmido, não?" Diferenças culturais apenas. É melhor se preparar para longas caminhadas com sapatos baixos, bolsas espaçosas e um guarda-chuva compacto, além de uma jaqueta. O tempo vira de repente!



Regina e Aleixo in Stratford upon Avon.
É preciso aprender o básico da linguagem. Se tiver cruzado o atlântico para a Inglaterra e aprendido inglês dos EUA, existem diversas palavras que têm um significado diferente. Você não fala elevator, diz lift. É um mobile e não cell phone. Você pergunta: where are the toilets e não where are the restrooms… Dê o benefício da dúvida a frases desconhecidas. Leve em consideração o sotaque e a gíria local. Peça explicação e leve na esportiva quando explicarem.



Regina na Harrods.
Prepare-se para uma diversidade de sotaques. Com o advento da União Européia, Londres agora é o lar de pessoas da Europa inteira, não somente do Reino Unido. A variedade de sotaques deixa a gente doida! Se estiver com problemas para entender alguém, você pode só sorrir, mas não é a melhor saída. Peça a pessoa que repita o que disse. E isto é feito perguntando Pardon me? E não, What? Este pode soar mal educado para eles.



Londres é dividida em dúzias de bairros, chamados boroughs por eles. Chelsea, Kensington e Knightsbridge oferecem lojas e cafés adoráveis, vinícolas e pubs. Soho, Shoreditch, Camden e Clerkenwell têm uma maravilhosa vida noturna. St. John's Wood, Maida Vale e Primrose Hill são quietas áreas residenciais. Covent Garden, South Bank e West End oferecem artistas de rua, teatros, bares e restaurantes.



Regina na Fitzroy Square.
Londres tem um dos mais eficientes sistemas de transporte público do mundo. O tubo ou metrô de Londres (chamado pelos locais de Tube) é fácil de entender. Compre um cartão oyster em qualquer estação. Ele dá sete dias de viagens ilimitadas no metrô e em ônibus nas zonas 1 e 2, com um valor fixo razoável. Se quiser descobrir mais, visite o website do metrô de Londres para informações atualizadas.



Existem dois tipos de táxis: Táxis pretos e mini táxis. Táxis pretos são os táxis tradicionais de Londres, apesar de que nem todos são pretos hoje em dia. Eles são uma opção mais cara, e é porque as tarifas são reguladas. Os mini táxis são basicamente algum maluco com um carro e possivelmente sem seguro ou licença operando fora da lei. Se escolher um desses, negocie a tarifa antes de entrar. Antes de entrar em um táxi, diga pela janelinha o local onde deseja ir. Após chegar, saia e pague pela mesma janela. Gorjetas são apreciadas e sempre que a gente dá esclarece que é pelos excelentes serviços!



Regina e Aleixo in Canterbury.
Alguns restaurantes em Londres rivalizam com os grandes de outras cidades. A comida tem um toque britânico, e você vai encontrar carnes como cordeiro e coelho na maioria dos menus. Este tipo de restaurantes são um fenômeno novo e ainda não chegaram a contaminar todo o cenário local. São caros! E não é incomum esperar vários minutos para que alguém do restaurante perceba que você está ali. Só os melhores restaurantes vão lhe perguntar se precisa de algo. Você vai ter que fazer seu pedido, pegar sua comida e depois pedir a alguém que traga a conta ou qualquer outra coisa que precise. Se pedir água com a comida, lembre-se que eles provavelmente vão cobrar pela garrafa de água.



Aleixo e Regina no barco sobre o Rio Tâmisa.
Os garçons na maioria dos restaurantes são imigrantes que não falam inglês com facilidade e provavelmente vão ter problema lhe entendendo e vice versa. Uma gorjeta de 10% por um bom serviço é a regra. Veja na conta se a gorjeta já está incluída. Se estiver comendo no mesmo lugar por vários dias, seja generoso. Você será lembrado e tratado de acordo. É uma boa regra verificar sua conta, pois cobranças duplicadas aparecem de vez em quando.



A London Eye tem a melhor vista da cidade. É adorável ao pôr-do-sol. Londres foi construída ao redor do Rio Tâmisa. Em ambos os lados existem atrações culturais, históricas, artísticas e políticas - Big Ben, o parlamento, London Eye, Tate Modern, Tower Bridge, Shakespeare Globe Theatre, por exemplo.



Aleixo e Regina in London.
Os museus em Londres estão entre os melhores do mundo e, com a exceção de mostras especiais, são de entrada gratuita. O museu de Victoria and Albert em Knightsbridge está cheio de itens usados no dia-a-dia britânico, séculos atrás. Ver um show em Londres é obrigatório! A maioria dos shows atrai uma grande quantidade de turistas, mas os locais sabem procurar produções de companhias tradicionais, como "The Old Vic". Aproveite o cenário musical em Londres. É uma ótima oportunidade de conhecer bandas britânicas antes de elas estourarem no mundo.



Se quiser fazer exercício, os parques de Londres são ótimos. Junte-se aos londrinos para uma tarde no Regent´s Park,Green Park, Primrose Hill, Kensington Park ou Hyde Park. Cada um desses parques têm trilhas e cenários deslumbrantes. Londres é tudo de bom! Eu sou apaixonada por cada pedacinho da cidade. E existe muita coisa para fazer aqui!



Regina no YMCA Hostel.
Ninguém pode vir a Londres e deixar de visitar Knightsbridge, onde está a loja Harrods. Deve-se também visitar os lugares de parada obrigatória para viajantes, como o Big Ben, A London Bridge, o Palácio de Buckinghan, Saint Paul's Cathedral, London Eye, Picadilly Circus, o museu de historia natural, A National Gallery, o teatro Globe de Shakespeare, entre outros.



Existem muitas lojinhas que vendem as mesmas coisas pela metade do preço de outras localizadas em locais nobres. É bom dar um pulo na Leicester Square e parar no "Moon under Water", um pub de esquina que fica na frente da calçada da fama. Como todo pub eles servem as deliciosas pints (medida de cerveja) e o famoso Fish and Chips. Mas a costela de porco deles é ótima! Fica na frente da calçada da fama de Londres, onde se podem tirar aquelas famosas fotos com a sua mão na mão de astros ingleses como Hugh Grant e Pierce Brosnan. E não deixe de fazer um pic-nic no Hyde Park! No verão é quase que obrigatório!
............................................................



Hoje recebi este texto que compartilho...



SÓ DE PASSAGEM...



Regina na praia de Dover.
Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio.
O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros.
As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
- Onde estão seus móveis? Perguntou o turista.
E o sábio, bem depressa, olhou ao seu redor e perguntou também:
- E onde estão os seus...?
- Os meus?! Surpreendeu-se o turista.
- Mas estou aqui só de passagem!
- Eu também... - concluiu o sábio.

"A vida na Terra é somente uma passagem... No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente, e se esquecem de ser felizes."









Um comentário:

  1. Como foi bom registrar a nossa última viagem! Agora, quando estou com saudade, visito o blog e revivo cada experiência...

    ResponderExcluir