terça-feira, 14 de setembro de 2010

Castelo de Leeds, Canterbury e Dover



Aleixo e Regina no Leeds Castle.
Hoje o dia amanheceu nublado, mas não choveu e a temperatura variou entre 17 e 19º. Para explorar o espaço rural da Inglaterra, resolvemos fazer um passeio até o Castelo de Leeds, a cidade e a Catedral de Canterbury e os penhascos de Dover, tudo isso em Kent. Passamos pelo Observatório Real, a sede do Meridiano de Greenwich, onde o oriente e o ocidente se encontram e o tempo é definido.
Regina junto do quadro de Lady Baillie e sua filhas.
Atravessamos a região de Kent - Jardim da Inglaterra - e continuamos o passeio pela sua pitoresca paisagem, cheia de prédios incomuns e aldeias aconchegantes em direção a Dover, onde se podem ver as famosas falésias de 400 pés de altura acima do nível do mar. Acima das falésias fica o Castelo de Dover, destacando-se na cidade de 800 anos. Este espaço foi o local básico do filme: The Other Boleyn Girl, que mostrou o castelo transformado na torre de Londres, na qual Anne Boleyn foi presa. Não existe areia na praia, mas pedrinhas, seixos.


Aleixo e Regina, in Leeds Castle.
O Castelo de Leeds é fechado em três lados por antigas muralhas medievais. Este imponente edifício sofreu, no passar dos séculos, numerosas obras de embelezamento e expansão por ordem dos vários arcebispos. O último dono privado do castelo foi a Honorável Olive, Lady Baillie, uma filha de Almeric Paget, 1º Barão Queenborough e da sua primeira esposa, Pauline Payne Whitney, uma herdeira americana.

Lady Baillie adquiriu o castelo em 1926, tendo redecorado o interior, inicialmente com a colaboração do arquiteto e designer francês Armand-Albert Rateau, o qual também supervisionou alterações exteriores, do mesmo modo que adicionou elementos interiores, tais como a escadaria ao estilo quinhentista em carvalho entalhado.

Aleixo e Regina na praia de Dover.
Mais tarde com o decorador Stéphane Boudin, da Casa Jansen (Maison Jansen), uma firma de design de interiores de Paris que viria a ser responsável pelos chamados restauros Kennedy da Casa Branca. Baillie estabeleceu a Fundação do Leeds Castle, tendo o castelo sido aberto ao público em 1976. Ela faleceu antes, em 1974, e doou o castelo à nação.


Aleixo e Regina em Canterbury.

No dia 17 de julho de 1978, o local serviu de cenário ao encontro entre o Presidente Egípcio Anwar Sadat e o Ministro Israelita dos Negócios Estrangeiros - Moshe Dayan, como preparação para os Acordos de Camp David. Em setembro de 1999, Elton John atuou em dois concertos a solo, com bilhetes esgotados, nos campos do Leeds Castle.


Regina no interior do castelo de Leeds.
Nunca esquecerei a visita ao castelo de Leeds. Gansos no lago, pavões nos jardins, gaivotas, muito verde, carneiros pastando, flores diversas, como os brincos de princesa enfeitando as paredes dos pátios. O Castelo de Leeds é famoso pelo lago cintilante que o rodeia e um dos mais belos do mundo! Chegamos cedo e nos foi permitido entrar e visitar todas as suas dependências.



Regina alimentando o pavão em Leeds.
Este castelo tem inspirado inúmeros artistas com a sua imagem perfeita de castelo medieval com 500 hectares de parques e jardins. Entramos para desvendar a soberba coleção de mobiliário medieval, a tapeçaria e a arte impressionista, o viveiro de aves raras, a vinha e, claro, os intrigantes labirintos. Sua história remonta mais de 800 anos, foi morada de rainhas medievais, dos Tudor e por último de Lady Baillie.




Regina no jardim de Leeds Castle.
Viajando através do condado de Kent, chegamos a Canterbury, o berço do cristianismo Inglês. A cidade é muito agradável e aconchegante, bem inglesa. Trata-se de um dos roteiros mais visitadas da Europa setentrional, como já documentado por Chaucer na sua obra "Os contos de Canterbury".




Visão do Castelo de Leeds.
A visita nos dá a oportunidade de mergulhar no passado e seguir as pegadas dos milhões de peregrinos que, antigamente, visitaram o santuário de Thomas Becket, o mártir mais famoso da Inglaterra, pois, em 1170, foi vítima da sanguinária luta entre estado e igreja. Henrique VIII não tolerava que o povo homenageasse Becket e, em 1538, ordenou que a sepultura do mártir fosse demolida. Mas os fiéis continuaram a se dirigir numerosos a Canterbury e a visitar a Catedral, na qual Becket foi assassinado.



Regina em Canterbury.
A catedral foi construída no século XI, está ligada a muitas grandes figuras da igreja, sendo a mais famosa a de São Thomas Becket, que foi cruelmente assassinado lá, em 1170. O estilo gótico da arquitetura da Catedral de Canterbury é um testemunho duradouro da sua sede como berço do cristianismo Inglês e um monumento ao poder continuado de seus primeiros missionários cristãos.

Pudemos, ainda, provocar o nosso paladar nas proximidades da catedral, onde almoçamos. Depois de explorar a cidade de Cantebury por algum tempo, pegamos o ônibus que nos deixou na estação Vitória, onde tomamos o metrô e retornamos para casa sob chuvinha fina. Nosso dia foi memorável!




3 comentários:

  1. Oi Professora Regina que inveja boa, que lugares lindos, aqui esta um calor de mais de 30º.Não chove, tudo parece sem vida, pedindo socorro. Você merece esta vivendo esse momento mágico, imagino quantas lembranças maravilhosas você terá. Tudo de bom.
    Saudades!
    Marilene

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marilene! Sim, a nossa viagem está realmente maravilhosa e agradeço ao cósmico mais esta bênção! Saudades de todos vocês da nossa PUC! Abreijos com a boa energia londrina!
    Regina

    ResponderExcluir
  3. Visitei o blog e senti muita saudade de nossa viagem ao Reino Unido! Mas agora curtimos a praia de Copacabana!

    ResponderExcluir