quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A VERY ENGLISH DAY!




"As lembranças têm mais poesia que as esperanças, assim como as ruínas são muito mais poéticas que as etapas de construção de um edifício." Jacinto Benaventetindo

Oxford, 9.9.2010.


Aleixo e Regina, em Oxford.
Acordamos muito cedo, preocupados com o horário do passeio. Tomamos chá com sanduíches preparados no quarto e ficamos assistindo ao jornal televisivo na cama, enquanto esperávamos pelo ônibus que viria nos buscar no hotel. É a segunda excursão que fazemos pela Anderson Tour, agência turística aqui próxima, na Charlotte Street. Às sete horas e vinte descemos! Em cinco minutos já estávamos a caminho de nossa aventura. Era um mini ônibus, com um jovem casal de neozelandeses, outro casal italiano, duas mocinhas americanas de Ohio, o motorista, o guia inglês e nós, brasileiros! O passeio desta quinta-feira nos levou a três locais: Oxford, Cotswolds e Stratford upon Avon, a terra natal de Shakespeare.

Stratford upon Avon
Oxford é famosa e impressiona cada visitante com algo novo, diferente. É chamada a cidade das torres dos sonhos, devido à sua arquitetura pontiaguda e a excelência do conhecimento que oferece, muito conhecida como cidade universitária e histórica. Tem sido por mais de 800 anos o lar da realeza e dos acadêmicos. Desde o nono século, Oxford existe oficialmente como cidade, mas as pessoas já habitavam essa área há milhares de anos. A primeira faculdade foi fundada devido à expulsão de alunos ingleses da Universidade de Paris, em 1167. Atualmente, esta cidade é também cosmopolita e a alta tecnologia se desenvolve paralelamente à tradicional universidade, excelente museus e jardins belíssimos.

At Shakespeare´s house
Não existe uma universidade, mas 39 faculdades em Oxford, com vários cursos, cada uma mais especializada em determinada área. Estudar ali é muito bom para qualquer currículo e muitos ex-alunos, muito bem sucedidos profissionalmente, tornam-se beneméritos da instituição, fazendo doações por gratidão. Oxford ficou mais conhecida nos últimos oito anos, depois que foi usada como cenário para os filmes de Harry Potter. Adoramos a cidade, a energia do local, a presença do verdadeiro espírito inglês!

Aleixo in Washbourne ( Cotswolds town).
Stratford Upon Avon é a terra natal de William Shakespeare. É uma cidade idílica, vibrante e histórica. Tudo ali é tipicamente Inglês e vale à pena uma visita. Este é um dos principais destinos turísticos do Reino Unido. Shakespeare é considerado o maior poeta e dramaturgo de todos os tempos. É o autor de grandes clássicos como Romeu e Julieta e Hamlet, entre muitas outras obras. A sua lenda se estende por mais de 400 anos. Visitamos a sua casa e também a casa de sua primeira mulher e passamos pela casa de sua filha. A cidade, passo a passo, tem muitos pontos de luz em parques, ruas e jardins. Alguns dos melhores locais para visitar em Stratford upon Avon incluem: Shakespeare Real Theater, a Main Street, onde Shakespeare viveu, o Jardim Bancroft, em frente ao Teatro Real, Rother Street, Church Street, que abriga o Colégio King Edward VI, que o gênio freqüentou.

Regina sob pereira carregada de frutos.
Casa da primeira esposa de Shakespeare.
A velha casa na qual o poeta nasceu funciona uma espécie de museu, com salas de projeção sobre a vida e obra do poeta, os jardins muito bem cuidados, onde podemos assistir a pequenas representações de sua obra. Vimos, hoje, Shakespeare´s Women, ao vivo. Quando o grande poeta se aposentou em 1611, ele voltou para sua cidade e foi morar em uma casa que ele havia reformado para a sua família. Seus dois filhos gêmeos - Hamnet e Judith – morreram prematuramente, na infância, mas sua terceira filha Susanna casou-se com um médico de Stratford e a casa deles, chamada Hall’s Croft, foi preservada como uma das propriedades de Shakespeare e administrada pela fundação que tem seu nome. Sua neta Elisabeth não teve filhos, assim ele não teve mais descendentes diretos.


Cotswolds gardens
A região de Cotswolds é conhecida por suas colinas, suas vilas bucólicas e tipicamente inglesas. Os muros de pedra empilhada, sem o uso de cimento, típico da região, assim como a riqueza da vegetação que enfeita muros, paredes e até telhados. Bath, Cheltenham, Castle Comb, Burford, Stow, Washbourne Court e muitas outras integram essa área. Algo que caracteriza a região é a criação de carneiros com produção muito grande de lã.

São locais que parecem saídos dos livros de literatura, de uma beleza natural incrível. Tomamos chá verde com pão doce recheado de passas de uva, servido com geléia da região e um creme de leite delicioso. Já havíamos visitado Bath quando fomos a Stonehenge. Desta vez conhecemos Stow, Burford e Washbourne Court! As macieiras, as pereiras, os marmeleiros, os pés de figos, todos carregados e com seu colorido próprio e perfume, mexem com os nossos sentidos. A estrada é ótima, muito bem sinalizada, mas entre as cidades é estreita. Foram doze horas de extrema beleza, voltamos cansados, mas como valeu à pena!



Aleixo e Regina no Saint Christopher´s Place.
Tivemos a visão de um dia verdadeiramente inglês!
Gostei tanto do passeio que em alguns momentos me sentia transportar pelo tempo/espaço e incorporava personagens mentalmente, não sei se saídos de minha lembrança literária ou de possíveis vidas passadas! Mas estou realizando um sonho de muitos anos e Aleixo, talvez, esteja se curando de uma opção do passado - the road not taken!

Abreijos quânticos de cumplicidade amorosa!
Regina & Aleixo



Um comentário:

  1. Comentário da Professora Maluba

    Quinta -feira, 09 de setembro, 2010
    Minha querida amiga,que sensação esplendorosa - acompanhar sua jornada devocional da alegria e do encantamento de poder reviver, reconfigurar antigas e novas sensações consagradas pela deusa celta , SULIS e pelas memórias dos campos mórficos de cujo poder intemporal se desprende e assovia musicalidades ritualísticas nas pedras de STONEHENGE; solfejando histórias revividas que só a via do coração pode perceber e resguardar na internidade de um relicário único e especial, a subjetividade.
    Estou vivendo e compartilhando sua jornada,feliz e alegre a cada foto que recebo sua, como se aí estivesse.
    Você está com o homem que você ama,seu companheiro, sabedor da arte do compartilhar cumplicidades, que enriquecem uma relação de compromisso.Conviver com diferentes culturas,atitudes,comportamentos sociais, hábitos e rotinas diferenciadas nos ensina a copiar com nossos trejeitos próprios o que de melhor esses povos tem a nos ensinar e também nos ensina sobre o que temos que excluir em nós mesmos. BOA VIAGEM!Abraço luz / Maluba.

    ResponderExcluir