segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Londres, 13 de setembro de 2010.


Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar. William Shakespeare

Momento de agir!

Regina,  room 334, in the YMCA Hostel.
O arcano da Carruagem emerge do Tarot como arcano conselheiro neste momento da sua vida, Regina, sugerindo a importância de um maior controle emocional e do entendimento de que antes de querermos ter poder sobre o que ou quem quer que seja, é fundamental ter domínio sobre nós mesmos. Saia da inércia, passeie, viaje, conheça gente. É chegado o momento de se pôr em ação na direção das coisas e pessoas que você almeja conquistar. O mais importante, neste momento, é se mover. Ao invés de esperar que as coisas aconteçam, faça acontecer! Quanto mais você esperar, hesitando, maior a chance de as oportunidades se esvaírem. Em alguns momentos, precisamos ter o máximo de senso de oportunidade... e alguma velocidade! Considerando o Stellium (conglomerado astral) no signo de Gêmeos em seu mapa astral, Regina, e recomendam-se as atividades que permitam a comunicação escrita ou fala...Este foi o conselho que recebi ao efetuar uma consulta ao tarô, ontem. Pelo jeito, devo continuar viajando e escrevendo, não é? Hehehe

A Tradição do Teatro na Inglaterra


Regina à beira do Thames River com vista do London Eye.
O século XVI na Inglaterra, na época do reinado de Isabel, falecida em 1603, foi o momento de ouro da dramaturgia britânica, inteiramente dominada pela personalidade artística e pelo gênio criativo de Shakespeare, exercido por ele e por seus companheiros da Companhia do Camarlengo, na sua sede à beira do Rio Tâmisa, o Globe Theatre.



Então, era necessária a construção de um teatro. Shakespeare e a Companhia do Camarlengo, mais tarde chamada The King's men, construíram um teatro - o Globe Theatre - na margem esquerda do Rio Tâmisa, no chamado Bankside, logo após a Ponte da Torre de Londres, em 1599. As sessões só ocorriam durante a temporada de verão, pois o local não era coberto. Também as suspendiam quando havia algum surto de peste, o que ocorria freqüentemente. Aliás, há estudos que mostram como as temporadas e por conseqüência as peças que o bardo escrevia eram, por assim dizer, condicionadas pelos surtos pestíferos que assolavam a capital inglesa com impressionante regularidade.



Portanto, para ganhar a vida, a companhia, partindo de Londres, fazia uma turnê pelo interior. Aliás, no Hamlet (ato III, cena II), Shakespeare faz referência a esse tipo de apresentação itinerante, de teatro ambulante mostrando a chegada de um grupo de atores ao Castelo de Elsenor para uma encenação na Corte, fazendo com que a atuação deles, ainda que indiretamente, fosse decisiva na elucidação do crime que vitimou o pai do príncipe.



Encenação teatral à beira do Rio Tâmisa, em Londres.
O Globe, fazendo jus ao nome, tinha a forma de um círculo - "Wooden O" - com um grande pátio interno onde cabiam de 500 a 600 pessoas que assistiam ao espetáculo a preços módicos. As arquibancadas estavam divididas em três andares erguidos ao redor do palco e acolhiam os mais aquinhoados. Calcula-se que comportava mais 1.500 espectadores, perfazendo uns dois mil ao todo nos dias de casa lotada. Sua dimensão alcançava 92 metros e tinha dez de altura. O primeiro Globe não durou muito, pois foi devorado por um incêndio em 1613, três anos antes da morte de Shakespeare, durante a encenação de Henrique VIII, quando uma fagulha do canhão saltou sobre o telhado de palha. Imagina-se que Shakespeare, já retirado para Stratford-on-Avon aposentado, deveria ter voltado para auxiliar na recuperação do prédio. Quando fizemos um passeio de barco pelo Tâmisa, observamos um grupo de teatro encenando à beira do Tâmisa. O roteiro é feito diariamente por turistas e eles fazem questão de manter a tradição teatral inglesa.



Marie Lloyd, no século XIX, ficou tão rica trabalhando com teatro, além da exploração de carruagens (condução da época) e a produção de partituras musicais. Em sua época, nas noites de sexta-feira, apresentavam-se candidatos iniciantes, como hoje acontece na TV, para submeter-se à aprovação de uma platéia. O público não tinha qualquer complacência com o que não lhe agradava e os locais tinham que ser protegidos por uma tela para que candidatos não fossem atingidos por ovos ou tomates! Nesse tempo não havia TV, música gravada e outros tipos de entretenimentos, hoje vigentes.

Amanhã vamos viajar novamente. Visitaremos Leeds, Canterbury Cathedral e The White Cliffs of Dover!








Nenhum comentário:

Postar um comentário