quinta-feira, 23 de setembro de 2010



Finishing packing up!

Regina se energizando em Stonehenge.
Hoje é nosso penúltimo dia em Londres, até uma próxima visita. Resolvemos revisitar o Regent´s Park agora pela manhã! A gente esteve aqui um mês e nos parece tão pouco! Depois vamos caminhar por aí, já nos despedindo devagarinho!

O clima amanheceu bom, um pouco abaixo da temperatura dos três últimos dias e meio nublado. Ontem sentimos muito calor, imagino como deve estar no Brasil que dizem estar muito acima dos 30º C. Aqui ficou no máximo 26º C e mesmo assim estranhamos um pouco!

Depois voltaremos ao hotel e arrumaremos a terceira mala, deixando para amanhã apenas o indispensável. Nosso horário de saída do hotel é às 10 AM, mas tentaremos conseguir mais umas horas, porque nosso voo é noturno. Do contrário, ficaremos quase dez horas no aeroporto.

Regina, em Londres.
O aeroporto Heathrow é um dos maiores do mundo! Está localizado a oeste da cidade de Londres, no Reino Unido. Este aeroporto é o terceiro mais movimentado do mundo a seguir ao Aeroporto Internacional de Atlanta e ao Aeroporto Internacional O'Hare, de Chicago que é o maior aeroporto do mundo em termos de tráfego de passageiros internacionais.

Localizado 24 km a oeste de Londres, Heathrow possui duas pistas paralelas principais, no sentido leste-oeste e cinco terminais, cobrindo uma área de 12,14 quilômetros quadrados. Seu Terminal 5 foi oficialmente inaugurado pela Rainha Elizabeth II, em 14 de março de 2008 e aberto aos passageiros no dia 27 do mesmo mês.

O Aeroporto de Heathrow começou a sua vida nos anos 30 com o nome de Grande Aérodromo do Oeste, pertencendo a uma empresa privada com o nome de Fairey Aviation. Era principalmente usado para concentrações e testes de aviões. Foi então que o nome mudou para Heath Row, que foi depois demolido para fazer um novo aeroporto, onde está hoje localizado o Terminal 3. Naquela época ele ainda não tinha tráfego comercial e o principal aeroporto de Londres era o Croydon Airport.

Aleixo e Regina na esquina da Haymarket.
Em 1944, o aeroporto passou a ser controlado pelo Ministério da Aviação. Harold Balfour que era o vice-secretário do Departamento de Aviação (1938-1944), escreveu sua autobiografia em 1973, Wings over Westminster (Asas sobre Westminster), na qual ele fala da necessidade de o governo adquirir o aeroporto para ser usado em voos de longo-percurso. Harold Balfour expressou sempre a sua intenção de ver o aeroporto ser utilizado para fins civis. A Força Aérea Inglesa (The Royal Air Force) nunca usou o aeroporto.

Em Janeiro de 1946 fez-se o primeiro voo comercial entre Londres e Buenos Aires, fazendo escala em Lisboa, para reabastecer o avião. O Aeroporto de Heathrow abriu parcialmente para uso civil a 31 de Maio de 1946. Tinha, então, 3 pistas e mais 3 em construção.

Em 1955, a Rainha Elizabeth II inaugurou o primeiro terminal do aeroporto, o Edifício Europa que mais tarde mudou o nome para Terminal 2. Logo depois, entrou em funcionamento o Terminal Oceânico, hoje Terminal 3; a partir daí, o aeroporto possuía um ligação direta com a cidade de Londres por helicóptero. O Terminal 1 foi inaugurado em 1968. Os três primeiros terminais ficam juntos. Os outros dois estão em locais distintos.

Aleixo e Regina em Amsterdam, Holanda.
A localização do aeroporto a oeste de Londres foi uma má escolha, pois ventos fortes fazem com que os aviões voem por cima da cidade durante mais da metade do ano. Outros grandes aeroportos europeus como os de Amsterdã, Paris e Frankfurt estavam situados a norte ou a sul das cidades para evitar que os aviões sobrevoem por cima das cidades. Outro problema é que durante todo o ano há grandes nevoeiros que dificultam a visão.

No ano de 1977, o Metrô de Londres expandiu-se até ao Aeroporto ligando este ao centro da cidade, pela Linha Piccadilly. O terminal 4 foi construído um pouco afastado dos restantes terminais a sudeste das pistas, sendo inaugurado em 1986. Atualmente está em reforma.

O terminal 5, exclusivo da British Airways, foi inaugurado em 27 de março de 2008. Quando fomos à Holanda, saímos desse terminal.

Amanhã voaremos pela TAM que utiliza o terminal 1.

............



Nenhum comentário:

Postar um comentário