domingo, 12 de setembro de 2010

SOBRE LONDRES


Regina em Londres, 22.09.2010.
Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Por dois milênios, foi um grande povoado e sua história remonta à sua fundação pelos Romanos, quando foi nomeada Londinium. O centro de Londres, a antiga City of London, também conhecida como The Square Mile (a milha quadrada) ou The City, mantém suas fronteiras medievais. Pelo menos desde o século XIX, o nome Londres se refere à metrópole desenvolvida em torno desse núcleo. Hoje, a maior parte dessa urbanidade constitui a região da Grande Londres, cuja área administrativa tem seu próprio prefeito eleito e assembléia.

Londres é uma cidade global e tem um dos maiores centros financeiros do mundo. O centro de Londres abriga a sede de mais da metade das 100 melhores companhias do Reino Unido e mais de 100 das 500 maiores da Europa. Londres possui forte influência na política, nas finanças, educação, no entretenimento, na mídia, moda, artes e cultura em geral, o que contribui para a sua posição global. É um importante destino turístico para visitantes nacionais e estrangeiros. Londres sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1908 e 1948 e será a sede dos Jogos Olímpicos de Verão, em 2012.

Regina observando londrinos em piqueniques, na Soho Square.
Londres possui quatro Patrimônios Mundiais: a Torre de Londres, o local do acordo histórico de Greenwich, o Royal Botanic Gardens, Kew e o espaço que compreende o Palácio de Westminster, a Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarida. Londres tem uma gama diversa de povos, culturas e religiões e mais de 300 idiomas são falados em seu território. Em julho de 2007, a população oficial era de 7.556.900 habitantes dentro dos limites de Londres, tornando-se o município mais populoso da União Européia. Sua área urbana (a segunda maior da UE) tem uma população de 8.278.251 habitantes, enquanto a região metropolitana (a maior da UE) tem uma população total (rural e urbana) estimada entre 12 milhões e 14 milhões de habitantes.

O Metrô de Londres, administrado pela Transport for London, é a mais extensa rede ferroviária subterrânea do mundo, o Aeroporto de Londres Heathrow é o aeroporto mais movimentado do mundo em número de passageiros internacionais e o espaço aéreo da cidade é o mais movimentado do qualquer outro centro urbano do mundo.


Regina, na Soho Square.
Há 70 anos, no auge da Segunda Guerra Mundial, aviões da Alemanha nazista iniciavam uma operação de bombardeios a Londres que duraria oito meses e ficaria conhecida como a "Blitz de Londres". Segundo o jornal britânico The Guardian, no fim da tarde do dia 7 de setembro, aeronaves alemãs voaram baixo, sobre o rio Tâmisa, e iniciaram o ataque despejando bombas no porto da cidade. Ela foi ordenada por Hitler no dia 5, em retaliação ao bombardeio da força aérea britânica a Berlim, realizado dias antes. A primeira noite da chamada "Blitz de Londres" provocou a morte de 430 pessoas, incluindo sete bombeiros, afundou 60 barcos e destruiu o porto da cidade. No dia seguinte, novos bombardeiros mataram mais 400 pessoas. No dia 9, 200 aviões bombardearam a cidade durante o dia e outros 170 durante a noite, provocando a morte de 370 londrinos. Os ataques aéreos foram realizados durante 57 noites consecutivas, entre o meio de setembro e meio de novembro. Depois, bombardeiros continuaram atingindo a cidade regularmente por mais seis meses, até maio de 1941, quando cessou a chamada "Blitz de Londres".
Ontem, houve algumas comemorações próximas a monumentos erigidos às vítimas da segunda guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário