quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Placa elucidativa no monumento da garrafa com navio de Nelson.
Trafalgar Square in London
Regina na Trafalgar Square in London.

Hoje, após o café da manhã e a nossa habitual ida à pracinha, tomamos nosso banho e saímos em direção à Rua Haymarket e à Praça Trafalgar, que é bem próxima dali. Ontem, as fotos do teatro não ficaram boas e resolvemos tirar outras hoje, pelo menos do local do Her Majesty Theatre. Depois, compramos algumas lembrancinhas para presentear familiares e amigos e fomos até a Trafalgar Square.

O clima está ótimo, até quente demais para quem vive aqui. Os parques estão lotados e a quantidade de garrafas nas portas dos bares e pubs comprova o happy hour do dia anterior. São pessoas de múltiplas nacionalidades que falam cerca de trezentas línguas pelas ruas da cidade. No caminho viemos observando como o pessoal de Londres fuma. Por ser proibido o cigarro nos interiores, todos saem e fumam nas portas dos diversos estabelecimentos. Os passeios são estreitos e a gente que passa por ali aspira toda aquela fumaça.

Aleixo junto às estátuas dos leões.

Trafalgar Square é a maior praça da cidade e tem sido um local famoso em Londres desde a Idade Média. Ali está o monumento chamado de Nelson's Column (Coluna de Nelson). A grande coluna foi construída para comemorar a vitória do almirante Horatio Nelson sobre a frota francesa, na Batalha de Trafalgar, a 21 de outubro de 1805. Nelson foi mortalmente ferido durante a batalha. Seu corpo foi levado de volta para Londres e sepultado na Catedral de St. Paul's.

Anteriormente, o local era chamado de Charing. Mais tarde, tornou-se conhecido como Charing Cross, após um cruzamento de ruas na praça. A estação de metrô nas proximidades - tubo aka - ainda é chamada de Charing Cross. O nome original da praça, na verdade, era para ser "King William the Fourth's Square", em homenagem ao rei Guilherme IV, porém George Ledwell Taylor sugeriu o nome Trafalgar Square.

Nelson´s ship in a bottle.

A National Gallery fica na praça e há outros monumentos e estátuas lá, além do chafariz. Hoje havia uma pequena mostra tecnológica e fotografamos os robôs, enquanto Aleixo subiu nos leões para eu registrar sua aventura.
Na parte da tarde saímos novamente, desta vez com a intenção de realizar pequenas compras que deixamos para o final da viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário