domingo, 12 de setembro de 2010

Londres, 12 de setembro de 2010.

Lixo de garrafas do happy hour dos londrinos no fim de semana.
O domingo amanheceu iluminado! Após o café da manhã, saímos. Fomos explorar o Hyde Park. Esse é um parque no centro de Londres, na Inglaterra. Fica próximo de Kensington Gardens e forma uma das maiores áreas verdes da cidade, com 2,5 km² de extensão. Ele é atravessado pelo lago Serpentine.

Regina e Aleixo at the Marble Arch, in Hyde Park.
O Hyde Park é oficialmente reconhecido como um dos Parques Reais de Londres. Originalmente, a área onde hoje se encontra o parque era propriedade dos monges da Abadia de Westminster. Foi adquirida em 1536, por Henrique VIII, que, acompanhado de membros da corte, tinha como hábito caçar na região. O uso do Hyde Park (nome que vem de hide, uma unidade de medida que compreende em torno de 0,24 a 0,49 km², sendo este o tamanho original do parque) era restrito à caça até o reinado de Jaime I, quando o parque passou a ter acesso limitado. Somente em 1637, sob o reinado de Carlos I, o público em geral teve sua entrada permitida.


Aleixo junto a enorme árvore no Hyde Park.
Em 1665, na época em que a peste negra dizimava a população londrina, muitos decidiram acampar no parque, na esperança de serem poupados da doença.

No fim do século XVII, o rei Guilherme III transferiu a corte para o Palácio de Kensington. Considerando que o caminho até o Palácio de St. James era demasiado perigoso, em 1690 ele decidiu instalar 300 lâmpadas a óleo numa estrada que atravessava o Hyde Park (esta acabou sendo a primeira estrada artificialmente iluminada do país). Essa nova via ficou (e ainda é) conhecida como Rotten Row, que é uma versão inglesa do francês Route de Roi, que significa "Caminho do Rei".


História do Hyde Park


Aleixo pretending to lift a large rock from Norway.
Na década de 1730, Carolina de Ansbach, esposa de Jorge II, realizou várias mudanças no parque, incluindo a criação do lago Serpentine.
Com o passar dos anos, o Hyde Park se tornou um lugar para celebrações nacionais. Em 1814, o Príncipe Regente (que mais tarde seria coroado Jorge IV) organizou um lançamento de fogos de artifício, comemorando o fim das Guerras Napoleônicas. Mais tarde foi construído no parque o Palácio de Cristal, palco da Grande Exibição de 1851.




Regina no Hyde Park, 12.09.2010.
Em 1855, um grupo reformista usou o parque para fazer protestos, o que ocasionou um grande embate com a polícia. Isso durou até 1872, quando o Primeiro-Ministro passou uma lei permitindo atos públicos numa parte específica do parque, que ficou conhecida como Speaker's Corner. Até hoje essa é uma área onde qualquer pessoa pode protestar sobre qualquer tópico. Uma das maiores manifestações aconteceu em 2003, quando mais de 1 milhão de pessoas protestaram contra a guerra no Iraque. Hoje, pela manhã, vimos vários grupos com este tipo de manifestação, dois religiosos e outro político. Em 20 de julho de 1982 sete cavalos e oito membros da Guarda Real que estavam no Hyde Park foram mortos num atentado terrorista do grupo IRA.

O parque na atualidade


Aves do Hyde Park.
Hoje em dia o parque possui uma infra-estrutura considerável, com restaurantes, cafés, banheiros públicos, um centro de aprendizado sobre a natureza e a vida selvagem, além de outras amenidades como passeios em carruagens e pedalinhos para o uso no Lago Serpentine e o aluguel de cadeiras reclináveis. Há também um clube de tênis e um boliche, sem contar com os cavalos disponíveis para o hipismo. A prática de esportes é muito diversificada, indo de jogos de rugby até o lançamento de frisbees.

O parque também é muito visado para shows de rock. Bandas como Rolling Stones, Bon Jovi, Red Hot Chili Peppers, Queen e Foo Fighters entre várias outras, já se apresentaram no parque. Mais recentemente, em 2005, houve o Live 8, com apresentações de Mariah Carey, Madonna, Robbie Williams, The Killers, Paul McCartney e U2, entre outras.

Marreco nadando no Lago Serpentine.
Em 2004, foi inaugurado no parque um memorial em homenagem à falecida Princesa Diana, que consiste numa fonte de granito num formato oval, denominada Fonte Memorial de Diana, Princesa de Gales).



As estações do metrô mais próximas são Hyde Park Corner (ao sudoeste do parque), Marble Arch (noroeste) e Lancaster Gate (norte). Ontem e hoje havia programações no parque. Aleixo fez questão de fotografar árvores de enorme circunferência, uma grande pedra, monumento rústico, trazida da Noruega e o lago com patos e cisnes.



Então, voltamos para casa, almoçamos e descansamos um pouco antes da segunda etapa deste domingo de sol!

..........................






Nenhum comentário:

Postar um comentário