segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SALDO POSITIVO DA VISITA DE BENTO XVI

Aleixo e Regina no Moinho em Amsterdam.
Apesar dos protestos relativos à visita de Bento XVI, o saldo parece ter sido positivo. Na despedida ao Reino Unido,  o Papa Bento XVI disse que mundo sente vergonha e horror do sofrimento causado pelos alemães na Segunda Guerra Mundial.

Ainda, segundo o noticiário televisivo desta manhã, em missa campal em Birmingham, que marcou o último dia de sua visita ao Reino Unido, o Pontífice também lembrou uma importante batalha que impediu a invasão da Inglaterra.


Regina em Amsterdam.

O papa comentou: “para mim, como alguém que viveu e sofreu os dias obscuros do regime nazista na Alemanha, é muito tocante estar aqui com vocês nesta ocasião e relembrar quantos dos nossos conterrâneos sacrificaram suas vidas resistindo corajosamente às forças daquela ideologia do mal. Setenta anos mais tarde, relembramos com vergonha o horroroso custo de mortes e destruição que a guerra traz em seu caminho e renovamos nossa decisão de trabalhar pela paz e a reconciliação onde quer que o conflito espreite”, disse ele.

Vista de um canal em Amsterdam.
Durante o começo da década de 1940, quando o alistamento era obrigatório, o jovem Joseph Ratzinger foi em um breve período membro da Juventude Hitlerista. Ao longo da guerra, ele foi encarregado de uma bateria antiaviões na Bavária e depois foi enviado à Áustria. Após retornar à Bavária, ele desertou. No fim da Segunda Guerra, foi um prisioneiro de guerra dos Estados Unidos. O Papa tem dito que, como católicos devotos, seus pais sempre rejeitaram a ideologia nazista.

Ainda no Moinho.
No domingo de ontem também aconteceu a beatificação do cardeal John Newman, líder religioso que ficou famoso por se converter do anglicismo para o catolicismo no século XIX e lutar contra a intolerância religiosa no Reino Unido. Ao fim dos atos, Bento XVI voltou a Roma a bordo de um avião da companhia italiana Alitalia.

Na véspera, no sábado, o Pontífice fez o mais veemente mea-culpa da Igreja Católica sobre o escândalo dos abusos sexuais cometidos por sacerdotes, durante missa celebrada na Catedral de Westminster, em Londres. Em seu sermão, Bento XVI disse que os episódios de pedofilia trouxeram "vergonha e humilhação" para ele e toda a Igreja Católica. O Papa demonstrou ainda preocupação com as sequelas provocadas nas vítimas. O dia, que além da missa teve um encontro com o premier David Cameron e uma visita a um asilo católico, no sul de Londres, terminou com uma vigília no Hyde Park, da qual participaram cerca de 80 mil pessoas.

Aleixo e Regina em um canal de Amsterdam.
O Papa não mudou a agenda mesmo depois da prisão de seis suspeitos de estarem planejando atentado contra ele na sexta-feira. Segundo informações ainda não confirmadas, todos seriam argelinos. A polícia vasculhou oito residências e dois estabelecimentos comerciais, além de mudar o esquema de segurança da visita. Os suspeitos já foram soltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário